Proposta pedagógica e prática docente na educação infantil /

Resumo:O objetivo que norteou este estudo foi investigar as relações entre a proposta pedagógica de uma instituição de educação infantil e a prática docente. Para o alcance deste objetivo assumimos a abordagem qualitativa de pesquisa e optamos pela metodologia de estudo de caso, sendo nosso campo em...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Cirino, Maria Reilta Dantas., Lopes, Denise Maria de Carvalho., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
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Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/14234/1/MariaRDC.pdf
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Dissertação.
Infância -
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Proposta Pedagógica -
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Prática docente -
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Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Proposta pedagógica e prática docente na educação infantil /
description Resumo:O objetivo que norteou este estudo foi investigar as relações entre a proposta pedagógica de uma instituição de educação infantil e a prática docente. Para o alcance deste objetivo assumimos a abordagem qualitativa de pesquisa e optamos pela metodologia de estudo de caso, sendo nosso campo empírico uma escola pública municipal da cidade de Caicó. Adotamos como procedimentos de construção de dados a análise documental, a entrevista semi-estruturada e a observação não-participante. Os fundamentos teóricos que serviram de marco às nossas interpretações encontram-se nas concepções contemporâneas acerca de criança, infância e sua educação, bem como sobre os processos de aprendizagem, desenvolvimento e currículo para educação infantil, como também a legislação em vigor, os documentos oficiais e propostas curriculares de referência na atualidade. A partir desse marco, a criança é concebida como sujeito concreto, marcado por contingências biológicas próprias da espécie humana e, ao mesmo tempo, contingências histórico-socioculturais. É capaz de aprender e se desenvolver em condições de interação e mediação através da apropriação e produção de cultura. A infância é compreendida como tempo e condição de ser criança, marcada por especificidades frente a outras fases evolutivas. Essas concepções históricas impõem uma educação infantil com função de educar-cuidar, mediadora da cultura para as crianças, implicando intencionalidade e sistematicidade das intervenções institucionais. Assim emerge a necessidade como princípio científico e exigência legal da elaboração e implementação de propostas pedagógicas/curriculares, compreendidas como construções coletivas que envolvem tanto os princípios como proposições didáticas que instrumentalizam as práticas dos educadores de crianças, com vistas à garantir a qualidade do atendimento.#$&Desses fundamentos e com base nos princípios da análise de conteúdo, procedemos à interpretação dos dados construídos a partir da análise do documento-proposta, das falas dos sujeitos e dos registros de observações realizadas em duas salas de aula. A recomposição da história da proposta da instituição revelou, de início, que sua elaboração fez-se sem uma participação efetiva e equânime de todos os profissionais. Quanto às relações entre o contido no documento e a prática dos professores, essa nos conduziu à definição de Categorias frente ao que se revelou mais significativo no conjunto de dados: 1)Concepções que fundamentam a proposta pedagógica e a prática docente e 2) Elementos da organização didática; e Sub-categorias: 1.1) Criança; 1.2) Função da Educação Infantil; 1.3) Aprendizagem e desenvolvimento; 2.1) Conteúdos e atividades; 2.2) Relação Escola-família. Do entrecruzamento dos dados em torno dessa categorização, emergiram relações de encontros e, de modo mais significativo, de desencontros. Essas constatações remetem às condições de formação e atuação dos educadores de crianças e apontam para a necessidade de que sejam viabilizadas, nos contextos das instituições, formas de participação efetiva dos profissionais responsáveis, sobretudo os professores, na elaboração e implementação de propostas pedagógicas para instituições de educação infantil. Práticas que podem converter-se, tanto em modos de atualização permanente e efetivação das propostas, como de formação continuada dos professores. Por conseqüência, de possibilidades de melhoria da qualidade da educação das crianças.#$&Resumen:El objetivo que nortea este estudio fue el de pesquisar las relaciones entre la propuesta pedagógica de una institución pública de educación infantil y las practicas docentes. Para el alcance de este objetivo asumimos el abordaje cualitativo de investigación y optamos por la metodología de estudio de caso, siendo empírico una escuela pública de la municipalidad de Caicó. Fueron adoptados como procedimientos, la análisis documental, la entrevista semi-estructurada y la observación no-participante. Los fundamentos teóricos que sirvieron de marco a nuestras interpretaciones se encuentran en las concepciones contemporáneas acerca del niño, de la niñez y de su educación, como sobre los procesos de aprendizaje, desarrollo y currículo para educación infantil, como también la legislatura en vigor, los documentos oficiales y propuestas curriculares de referencia en la actualidad. A partir de ese marco, el niño está concebido como sujeto concreto, marcado por contingencias biológicas propias de la especie humana y, al mismo tiempo, contingencias histórico-culturales. Capaz de aprender y desarrollarse en condiciones de interacción y mediación por medio de la apropiación y producción de cultura. La niñez está comprometida como tiempo y condición de ser niño, marcada por especificidades frente a otras fases evolutivas. Esas concepciones históricas imponen una educación infantil con función de educar-cuidar, mediadora de cultura para los niños, implicando intencionalidad y sistematicidad de las intervenciones institucionales. De este modo emerge la necesidad como principio científico y exigencia legal de la elaboración y implementación de propuestas pedagógicas/curriculares, comprendidas como construcciones colectivas que involucran tanto los principios como proposiciones didácticas que instrumentalizan las prácticas de los educadores de niños, con el objetivo de garantizar la calidad del atendimiento.#$&De esos fundamentos y basado en los principios de análisis de contenido, procedemos a la interpretación de datos construidos a partir de la análisis del documento-propuesta, del habla de los sujetos y de los registros de observaciones realizadas en dos salas de clase. La recomposición de la historia de la propuesta de la institución reveló, en principio, que su elaboración se hace sin una participación efectiva y equitativa de todos los profesionales. Sobre las relaciones entre el contenido en el documento y la práctica de los profesores, esa nos llevó a la definición de Categorías frente a lo que se reveló más significativo en el conjunto de datos: 1) Concepciones que fundamentan la propuesta pedagógica y la práctica docente y 2) Elementos de organización didáctica; y subcategorías: 1.1) Niño; 1.2) Función de la Educación Infantil; 1.3) Aprendizaje y desarrollo; 2.1) Contenidos y actividades; 2.2) Relación Escuela-familia. Del entrecruzamiento de los datos alrededor de esa categorización, emergieron relaciones de encuentros y, de manera más significativa, de desencuentros. Esas constataciones nos llevan a las condiciones de formación y actuación de los educadores infantiles e indican la necesidad que esas sean viabilizadas, en los contextos de las instituciones formas de participación efectiva de los profesionales responsables, sobretodo los profesores, en la elaboración e implementación de propuestas pedagógicas para instituciones de educación infantil. Prácticas que pueden convertirse en modos de actualización permanente y de efectivación de las propuestas, como también de formación continuada de los profesores. Por consecuencia, de posibilidades de mejoría de la calidad de la educación de los niños.
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Os fundamentos teóricos que serviram de marco às nossas interpretações encontram-se nas concepções contemporâneas acerca de criança, infância e sua educação, bem como sobre os processos de aprendizagem, desenvolvimento e currículo para educação infantil, como também a legislação em vigor, os documentos oficiais e propostas curriculares de referência na atualidade. A partir desse marco, a criança é concebida como sujeito concreto, marcado por contingências biológicas próprias da espécie humana e, ao mesmo tempo, contingências histórico-socioculturais. É capaz de aprender e se desenvolver em condições de interação e mediação através da apropriação e produção de cultura. A infância é compreendida como tempo e condição de ser criança, marcada por especificidades frente a outras fases evolutivas. Essas concepções históricas impõem uma educação infantil com função de educar-cuidar, mediadora da cultura para as crianças, implicando intencionalidade e sistematicidade das intervenções institucionais. Assim emerge a necessidade como princípio científico e exigência legal da elaboração e implementação de propostas pedagógicas/curriculares, compreendidas como construções coletivas que envolvem tanto os princípios como proposições didáticas que instrumentalizam as práticas dos educadores de crianças, com vistas à garantir a qualidade do atendimento.#$&Desses fundamentos e com base nos princípios da análise de conteúdo, procedemos à interpretação dos dados construídos a partir da análise do documento-proposta, das falas dos sujeitos e dos registros de observações realizadas em duas salas de aula. A recomposição da história da proposta da instituição revelou, de início, que sua elaboração fez-se sem uma participação efetiva e equânime de todos os profissionais. Quanto às relações entre o contido no documento e a prática dos professores, essa nos conduziu à definição de Categorias frente ao que se revelou mais significativo no conjunto de dados: 1)Concepções que fundamentam a proposta pedagógica e a prática docente e 2) Elementos da organização didática; e Sub-categorias: 1.1) Criança; 1.2) Função da Educação Infantil; 1.3) Aprendizagem e desenvolvimento; 2.1) Conteúdos e atividades; 2.2) Relação Escola-família. Do entrecruzamento dos dados em torno dessa categorização, emergiram relações de encontros e, de modo mais significativo, de desencontros. Essas constatações remetem às condições de formação e atuação dos educadores de crianças e apontam para a necessidade de que sejam viabilizadas, nos contextos das instituições, formas de participação efetiva dos profissionais responsáveis, sobretudo os professores, na elaboração e implementação de propostas pedagógicas para instituições de educação infantil. Práticas que podem converter-se, tanto em modos de atualização permanente e efetivação das propostas, como de formação continuada dos professores. Por conseqüência, de possibilidades de melhoria da qualidade da educação das crianças.#$&Resumen:El objetivo que nortea este estudio fue el de pesquisar las relaciones entre la propuesta pedagógica de una institución pública de educación infantil y las practicas docentes. Para el alcance de este objetivo asumimos el abordaje cualitativo de investigación y optamos por la metodología de estudio de caso, siendo empírico una escuela pública de la municipalidad de Caicó. Fueron adoptados como procedimientos, la análisis documental, la entrevista semi-estructurada y la observación no-participante. Los fundamentos teóricos que sirvieron de marco a nuestras interpretaciones se encuentran en las concepciones contemporáneas acerca del niño, de la niñez y de su educación, como sobre los procesos de aprendizaje, desarrollo y currículo para educación infantil, como también la legislatura en vigor, los documentos oficiales y propuestas curriculares de referencia en la actualidad. A partir de ese marco, el niño está concebido como sujeto concreto, marcado por contingencias biológicas propias de la especie humana y, al mismo tiempo, contingencias histórico-culturales. Capaz de aprender y desarrollarse en condiciones de interacción y mediación por medio de la apropiación y producción de cultura. La niñez está comprometida como tiempo y condición de ser niño, marcada por especificidades frente a otras fases evolutivas. Esas concepciones históricas imponen una educación infantil con función de educar-cuidar, mediadora de cultura para los niños, implicando intencionalidad y sistematicidad de las intervenciones institucionales. De este modo emerge la necesidad como principio científico y exigencia legal de la elaboración y implementación de propuestas pedagógicas/curriculares, comprendidas como construcciones colectivas que involucran tanto los principios como proposiciones didácticas que instrumentalizan las prácticas de los educadores de niños, con el objetivo de garantizar la calidad del atendimiento.#$&De esos fundamentos y basado en los principios de análisis de contenido, procedemos a la interpretación de datos construidos a partir de la análisis del documento-propuesta, del habla de los sujetos y de los registros de observaciones realizadas en dos salas de clase. La recomposición de la historia de la propuesta de la institución reveló, en principio, que su elaboración se hace sin una participación efectiva y equitativa de todos los profesionales. Sobre las relaciones entre el contenido en el documento y la práctica de los profesores, esa nos llevó a la definición de Categorías frente a lo que se reveló más significativo en el conjunto de datos: 1) Concepciones que fundamentan la propuesta pedagógica y la práctica docente y 2) Elementos de organización didáctica; y subcategorías: 1.1) Niño; 1.2) Función de la Educación Infantil; 1.3) Aprendizaje y desarrollo; 2.1) Contenidos y actividades; 2.2) Relación Escuela-familia. Del entrecruzamiento de los datos alrededor de esa categorización, emergieron relaciones de encuentros y, de manera más significativa, de desencuentros. Esas constataciones nos llevan a las condiciones de formación y actuación de los educadores infantiles e indican la necesidad que esas sean viabilizadas, en los contextos de las instituciones formas de participación efectiva de los profesionales responsables, sobretodo los profesores, en la elaboración e implementación de propuestas pedagógicas para instituciones de educación infantil. Prácticas que pueden convertirse en modos de actualización permanente y de efectivación de las propuestas, como también de formación continuada de los profesores. Por consecuencia, de posibilidades de mejoría de la calidad de la educación de los niños. 1 2022-10-05T17:45:22Z 2022-10-05T17:45:22Z 2008. Dissertação 372 C578p DISSERT 103224 https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/14234/1/MariaRDC.pdf https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/14234/1/MariaRDC.pdf