A paisagem em foco : leituras fotográficas de Jardim do Seridó-RN /

Paisagem - um conceito chave para a geografia - pode ser entendida tanto como prática social quanto como uma forma de representação espacial. Sob qualquer aspecto, faz-se necessário entendê-la e tratá-la não apenas como um achado visual, apesar de evidente a importância assumida por sua visualidade...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Melo, Evaneide Maria de., Costa, Maria Helena Braga e Vaz da., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
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Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/18849/1/EvaneideMM.pdf
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Jardim do Seridó (RN) -
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A paisagem em foco : leituras fotográficas de Jardim do Seridó-RN /
description Paisagem - um conceito chave para a geografia - pode ser entendida tanto como prática social quanto como uma forma de representação espacial. Sob qualquer aspecto, faz-se necessário entendê-la e tratá-la não apenas como um achado visual, apesar de evidente a importância assumida por sua visualidade no contexto da sua própria identidade, mas também, e primordialmente, como estrutura de significado que se produz em si mesma e através das mais diversas formas de representação. Nesse contexto, a imagem fotográfica se instala como campo alternativo para a construção, eleboração, re-elaboração e percepção da paisagem. Nesse contexto, objetivou-se aqui promover a compreensão da paisagem citadina de Jardim do Seridó/RN por meio da "leitura" do texto simbólico construído a partir da sua representação fotográfica composta no período entre 1950-1980 por José Modesto de Azevedo, fotógrafo jardinense, conhecido mais comumente pelo codinome de "Zé Boinho". O arcabouço teórico que compõe as discussões a respeito da paisagem da cidade e sua representação fotográfica emergiu de uma profunda pesquisa bibliográfica a partir da qual as idéias e concepções de autores como Aumont (1993), Dondis (1997), Cosgrove (1998), Duncan (2004) e Shama (1996), Castoriadis (1982), entre outros, dialogam e dão subsídios à leitura da representação fotográfica da paisagem num campo hermenêutico. Metodologicamente a pesquisa foi tangenciada a partir do reconhecimento, levantamento, digilatização e sistematização do acervo fotográfico de Zé Boinho. Ao final conclui-se que a narrativa fotográfica do espaço urbano jardinense construída por Zé Boinho constitui-se em um elemento primordial para o entendimento de como a paisagem jardinense se constitui enquanto representação simbólica e parte do imaginário coletivo de Jardim do Seridó. Palavras-Chave: Paisagem, Fotografia, Jardim do Seridó/RN, Imaginário.#$&Landscape - one of the main concepts in Geography - can be understood as social practice and also as a form of spatial representation. In any case, it is necessary to understand it not only by it's visual instance - though its visual instance is an important part of its own identity -, but also as a signifying system that produces meaning through many forms of representation. Within this framework, the photographic image is an alternative field for the building, elaboration, re-elaboration and perception of the landscape. Within this context, the main objective of this work is to produce an understanding of Jardim do Seridó's landscape through the "reading" of its 'simbolic text' built through the photographs taken by Jose Modesto de Azevedo, a photographer well known as "Zé Boinho", in the period from 1950 to 1980. The way in which a specific representation of a particular geography works within the photographic paradigm, considering the narrative construction of urban space and landscape, constitutes the framework from which the concept of landscape is built. So, this work has taken into consideration the writings of authors such as Aumont (1993), Dondis (1997), Cosgrove (1998), Duncan (2004) e Shama (1996), Castoriadis (1982), etc. Thus, this work aimed to highlight that the urban space photographs' narrative built by Zé Boinho is an important alternative field for the understanding of how Jardim do Seridó's landscape became a symbolic representation for the collective imaginary of the city. Key-words: Landscape, Photography, Garden of Seridó/RN, Imaginary.
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