Interação e integração de alunos com dificuldades auditivas /
Resumo: Este trabalho tem como objetivo estudar como está ocorrendo o processo de inclusão de pessoas com necessidades educativas especiais,particularmente,de alunos com dificuldade auditiva, partir das relações de interação entre os atores do contexto educacional(Professor-aluno-surdo-aluno ouvinte...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Formato: | Monografia UFRN |
Publicado em: |
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/100473 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:localhost:123456789-71087 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
oai:localhost:123456789-710872022-11-30T07:00:49Z Interação e integração de alunos com dificuldades auditivas / Nascimento,André Silva do. Educação especial - Monografia. Resumo: Este trabalho tem como objetivo estudar como está ocorrendo o processo de inclusão de pessoas com necessidades educativas especiais,particularmente,de alunos com dificuldade auditiva, partir das relações de interação entre os atores do contexto educacional(Professor-aluno-surdo-aluno ouvinte)em uma escola pública da cidade do Natal,organizada para atender a este tipo de alunado com o funcionamento nas modalidades de classe especial integrada e classe comum integrada.Recorremos a estudos desenvolvidos por estudiosos da área,que tem demonstrado que as dificuldades encontradas pelos alunos surdos não é inerente a surdez,mas se devem ás mediações sociais da aprendizagem(prática pedagógica) e ás relações interpessoais com os ouvintes.Neste estudo,partimos do pressuposto que o modo como se dá as relações de interação em sala de aula contribui e/ou expressa o processo de integração/inclusão de pessoas com necessidades educativas especiais.Para tanto,desenvolvemos uma pesquisa de campo na escola acima citada e, metodologicamente,recorremos ao uso de entrevistas e observações,nessas duas modalidades da sala de aula integrada:uma quarta série-sala especial com inclusão de alunos ouvintes e uma quinta série-sala comum com inclusão de alunos surdos.As ferramentas metodológicas utilizadas nos permitiram analisar o modo como os professores e alunos viabilizam meios que contemplassem o processo de integração/inclusão e o entendimento das formas de relacionamento entre todos os participantes envolvidos no processo interativo,permitindo uma aproximação de análise do discurso dos atores.A análise dos dados apontam que existe pouca diferença no processo de interação em salas comuns e salas especiais.Esses resultados,ressaltam a necessidade de se investigar mais profundamente as crenças implícitas desses atores,como forma de promover uma real inclusão dos alunos com necessidades especiais no contexto escolar. 1 2022-10-05T17:18:49Z 2022-10-05T17:18:49Z 1999. Monografia UFRN 376.353 N244i MONOG. 100473 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/100473 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/100473 |
institution |
Acervo SISBI |
collection |
SIGAA |
topic |
Educação especial - Monografia. |
spellingShingle |
Educação especial - Monografia. Nascimento,André Silva do. Interação e integração de alunos com dificuldades auditivas / |
description |
Resumo: Este trabalho tem como objetivo estudar como está ocorrendo o processo de inclusão de pessoas com necessidades educativas especiais,particularmente,de alunos com dificuldade auditiva, partir das relações de interação entre os atores do contexto educacional(Professor-aluno-surdo-aluno ouvinte)em uma escola pública da cidade do Natal,organizada para atender a este tipo de alunado com o funcionamento nas modalidades de classe especial integrada e classe comum integrada.Recorremos a estudos desenvolvidos por estudiosos da área,que tem demonstrado que as dificuldades encontradas pelos alunos surdos não é inerente a surdez,mas se devem ás mediações sociais da aprendizagem(prática pedagógica) e ás relações interpessoais com os ouvintes.Neste estudo,partimos do pressuposto que o modo como se dá as relações de interação em sala de aula contribui e/ou expressa o processo de integração/inclusão de pessoas com necessidades educativas especiais.Para tanto,desenvolvemos uma pesquisa de campo na escola acima citada e, metodologicamente,recorremos ao uso de entrevistas e observações,nessas duas modalidades da sala de aula integrada:uma quarta série-sala especial com inclusão de alunos ouvintes e uma quinta série-sala comum com inclusão de alunos surdos.As ferramentas metodológicas utilizadas nos permitiram analisar o modo como os professores e alunos viabilizam meios que contemplassem o processo de integração/inclusão e o entendimento das formas de relacionamento entre todos os participantes envolvidos no processo interativo,permitindo uma aproximação de análise do discurso dos atores.A análise dos dados apontam que existe pouca diferença no processo de interação em salas comuns e salas especiais.Esses resultados,ressaltam a necessidade de se investigar mais profundamente as crenças implícitas desses atores,como forma de promover uma real inclusão dos alunos com necessidades especiais no contexto escolar. |
format |
Monografia UFRN |
author |
Nascimento,André Silva do. |
author_facet |
Nascimento,André Silva do. |
author_sort |
Nascimento,André Silva do. |
title |
Interação e integração de alunos com dificuldades auditivas / |
title_short |
Interação e integração de alunos com dificuldades auditivas / |
title_full |
Interação e integração de alunos com dificuldades auditivas / |
title_fullStr |
Interação e integração de alunos com dificuldades auditivas / |
title_full_unstemmed |
Interação e integração de alunos com dificuldades auditivas / |
title_sort |
interação e integração de alunos com dificuldades auditivas / |
publishDate |
2022 |
url |
https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/100473 |
work_keys_str_mv |
AT nascimentoandresilvado interacaoeintegracaodealunoscomdificuldadesauditivas |
_version_ |
1766815741501243392 |