A religiosodade em Pessoa /

Resumo: 0 Poeta Fernando Pessoa (1888-1935), um dos mais controvertidos artistas do século XX, declarava-se um cristão gnóstico. Apesar disso, não se alinhou a nenhuma instituição religiosa e/ou doutrina estabelecida. Mas, teve na dimensão religiosa sua temática preferida. A proposta deste trabalho...

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Principais autores: Silva, Anaxsuell Fernando da., Gomes, Ana Laudelina Ferreira., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
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A religiosodade em Pessoa /
description Resumo: 0 Poeta Fernando Pessoa (1888-1935), um dos mais controvertidos artistas do século XX, declarava-se um cristão gnóstico. Apesar disso, não se alinhou a nenhuma instituição religiosa e/ou doutrina estabelecida. Mas, teve na dimensão religiosa sua temática preferida. A proposta deste trabalho é compreender a religiosidade em Pessoa por meio da leitura de imagens suscitadas a partir da leitura da sua obra, e assim evidenciar em sua vasta produção significações poéticas que podem ser associadas a signos de religiosidade, seja em seu conteúdo manifesto ou no conteúdo latente de sua obra. Entendendo que Pessoa, e todos os seus personagens criados por intermédio da heteronímia, fez uso em sua escrita da linguagem simbólica dos mais distintos universos religiosos para compor sua própria forma de religiosidade. Visualiza-se que esta é pluriforme e talvez objetivasse contrariar o limites sociais estabelecidos para o exercício da fé.#$&RESUMÉ: Le Poète Fernando Pessoa (1888-1935), l'un des artistes les plus controversés du XXème siècle, se déclarait comme un chrétien gnostique. Malgré cela, il ne s'est aligné sur aucune institution et/ou doctrine établie. Mais, il a eu dans la dimension religieuse sa thématique préférée. La proposition de ce travail est de comprendre la religiosité chez Pessoa par le moyen de la lecture d'images suscitées à partir de la lecture de son oeuvre, et ainsi, mettre en évidence dans sa vaste production, des significations poétiques qui peuvent être associées à des signes de religiosité, soit dans son contenu manifeste, soit dans le contenu latent de son oeuvre. Ceci, en comprenant que Pessoa, dans tous ses personnages créés par l'intermédiaire de l'hétéronymie, a fait usage dans son écriture du langage symbolique des univers religieux les plus distincts pour composer sa propre forme de religiosité. Il apparaît que celle-ci est pluriforme et a peut-être corn objectif de contrarier les limites sociales établies pour l'exercice de la foi.
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