O uso de modelos no ensino de química: uma investigação acerca dos saberes construidos durante a formação inicial de professores de química da UFRN/

Nos últimos vinte anos, as pesquisas voltadas à profissionalização docente têm crescido de modo expressivo. Nesse contexto, as investigações acerca dos saberes docentes representam uma importante contribuição, visto que buscam, identificar e resgatar a base de conhecimento que sustenta a profissão d...

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Principais autores: Lima, Analice de Almeida., Nuñez, Isauro Beltrán., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Tese
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Tese.
Ensino -
Química-
Profissionalização -
Tese.
Docente -
Formação inicial -
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Chemistry teaching.
Teacher education.
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Teacher's knowledge.
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Lima, Analice de Almeida.
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Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
O uso de modelos no ensino de química: uma investigação acerca dos saberes construidos durante a formação inicial de professores de química da UFRN/
description Nos últimos vinte anos, as pesquisas voltadas à profissionalização docente têm crescido de modo expressivo. Nesse contexto, as investigações acerca dos saberes docentes representam uma importante contribuição, visto que buscam, identificar e resgatar a base de conhecimento que sustenta a profissão docente. Em particular, as reflexões e proposições de Lee Schulman têm constituído um subsídio fundamental à profissionalização dos professores no sentido de atrelar os saberes pedagógicos aos do conteúdo, estabelecendo o conhecimento pedagógico do conteúdo que caracterizae diferencia o professor e o bacharel em determinada área de conhecimento. Entre os saberes imprescindíveis ao exercício profissional do professor de Química, salientamos, nesta pesquisa, a pertinência dos relativos ao uso de modelos nas aulas de Química nos ensinos fundamental e médio. Esses saberes são referentes à compreensão dos licenciados acerca do conhecimento e modelos elaborados na ciência e dos modelos adotados no ensino de química, assim como as habilidades para planejar situações didáticas que utilizem modelos. Nesta pesquisa, buscamos identificar as contribuições e entraves, durante a formação inicial de professores de química, na UFRN, em relação à construção de saberes que subsidiem os licenciados na elaboração de atividades de ensino que envolvam a utilização de modelos. A investigação foi realizada na UFRN, no Curso de Licenciatura em Química, junto a 13 licenciandos que cursavam a disciplina de Prática de Ensino de Química. Para esta pesquisa, foram utilizados os seguintes instrumentos: questionários com perguntas abertas e fechadas, elaboração de um plano de atividades para o ensino de Química e entrevista de modo a responder as questões de estudo estabelecidas. Os dados obtidos foram analisados a partir de critérios estabelecidos, categorizados e tabelados. Os resultados sinalizam que as representações dos#$&licenciados referentes ao conhecimento científico contemplavam, entre outras questões, a idéia de um método para a sua construção. Em alguns casos, foi ressaltado o papel dos modelos nessa construção, bem como a dimensão social na validação desse conhecimento. Os modelos científicos foram destacados, pela maioria dos licenciados, como uma forma de representação com finalidade de explicar, compreender e interpretar os fenômenos químicos. Já os modelos didáticos foram ressaltados, na maioria dos casos, como uma forma de auxiliar os alunos de química da Educação Básica a compreender os modelos científicos. As representações referentes a essas categorias comtemplaram aspectos importantes, embora de modo superficial, refletindo as limitações de reflexões nesse sentido durante o processo formativo. Na elaboração de atividades de ensino que utilizam modelos, foram evidenciadas dificuldades, no processo de construção do plano, relativas à estrutura didática e à proposição de atividades que contemplassem modelos, embora os licenciados tenham mobilizado diferentes elementos referentes ao conhecimento pedagógico do conteúdo. Tais constatações evidenciam a necessidade de que a agência formadora possa promover mudanças na formação inicial de modo a propiciar, ao longo desse processo, reflexões, discussões e proposições de atividades relativas às categorias destacadas nesta pesquisa, contribuindo para construção de elementos iniciais referentes ao conhecimento pedagógico do conteúdo que serão desenvolvidos no decorrer da docência, corroborando, dessa forma, para a profissionalização docente.#$&In the past twenty years, there has been a significant increase of researches about teacher's professionalization. In that context, the investigations teacher's knowledge represent an important contribution, as they aim to identify and to rescue the base of knowledge that sustains the teacher's profession. In particular, the reflections of Lee Shulman have been constitute a fundamental subsidy to the teacher's professionalization in the sense of harnessing the pedagogic knowledge to the content's knowledge, establishing the pedagogic knowledge of the content that characterizes and differentiates the teacher and the bachelor in a certain field of knowledge. Among the indispensable knowledge for the Chemistry teacher's professional practice, in this research we have pointed out the pertinence of the knowledge on the use of models in Chemistry classes in the middle and high school. Those knowledges regard the comprehension of students concerning the understanding and models elaborated in science and the models implemented in the Chemistry teaching, as well as the abilities to plan didactic situations that use models. In this research, we aimed to identify the contributions and barriers during the Chemistry teacher education, in UFRN, in relation to the construction of knowledge that susidize training teachers in the elaboration of teaching activities that involve the use of models. The investigation was accomplished in UFRN, in the Course of Degree in Chemistry, along with 13 student teachers that studied the subject Practice of Chemistry Teaching. For this research, the following instruments were used: questionnaires with open and closed questions, elaboration of a plan of activities for the Chemistry teaching and an interview to answer the established study's questions. The data was analyzed in an established criteria, classified and tabled. The results showed that the student teachers representations regarding scientific knowledge contemplated, among .#$&other topics, the idea of a method for his/her construction. In some cases, the models' role was emphasized in that construction, as well as the social dimension in the validation of that knowledge. The scientific models were highlighted by most of the student teacher, as a representation method to explain, understand and interpret the chemical phenomena. On the other hand, the didatic models stood out, in most of cases, as a method of aiding the Chemistry students of the Basic Education to understand the scientific models. The representations regarding those categories contemplated important aspects, although in a superficial way, reflecting the limitations of reflections during the formative process. In the elaboration of teaching activities that use models, difficulties were evidenced, in the process of plan construction, relative to the didactic structure and to the proposition of activities that contemplated models, although the student teachers have mobilized different elements regarding the pedagogic knowledge of the content. Such verifications evidence the urge for the teacher development programs to promote changes in the teacher education in order to propitiate, during this process, reflections, discussions and propositions of activities regarding categories highlighted in this research, contributing to the construction of initial elements regarding the pedagogic knowledge of the content that will be developed throughout teaching, therefore corroborating to the teacher's professionalization.
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author Lima, Analice de Almeida.
Nuñez, Isauro Beltrán.
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Em particular, as reflexões e proposições de Lee Schulman têm constituído um subsídio fundamental à profissionalização dos professores no sentido de atrelar os saberes pedagógicos aos do conteúdo, estabelecendo o conhecimento pedagógico do conteúdo que caracterizae diferencia o professor e o bacharel em determinada área de conhecimento. Entre os saberes imprescindíveis ao exercício profissional do professor de Química, salientamos, nesta pesquisa, a pertinência dos relativos ao uso de modelos nas aulas de Química nos ensinos fundamental e médio. Esses saberes são referentes à compreensão dos licenciados acerca do conhecimento e modelos elaborados na ciência e dos modelos adotados no ensino de química, assim como as habilidades para planejar situações didáticas que utilizem modelos. Nesta pesquisa, buscamos identificar as contribuições e entraves, durante a formação inicial de professores de química, na UFRN, em relação à construção de saberes que subsidiem os licenciados na elaboração de atividades de ensino que envolvam a utilização de modelos. A investigação foi realizada na UFRN, no Curso de Licenciatura em Química, junto a 13 licenciandos que cursavam a disciplina de Prática de Ensino de Química. Para esta pesquisa, foram utilizados os seguintes instrumentos: questionários com perguntas abertas e fechadas, elaboração de um plano de atividades para o ensino de Química e entrevista de modo a responder as questões de estudo estabelecidas. Os dados obtidos foram analisados a partir de critérios estabelecidos, categorizados e tabelados. Os resultados sinalizam que as representações dos#$&licenciados referentes ao conhecimento científico contemplavam, entre outras questões, a idéia de um método para a sua construção. Em alguns casos, foi ressaltado o papel dos modelos nessa construção, bem como a dimensão social na validação desse conhecimento. Os modelos científicos foram destacados, pela maioria dos licenciados, como uma forma de representação com finalidade de explicar, compreender e interpretar os fenômenos químicos. Já os modelos didáticos foram ressaltados, na maioria dos casos, como uma forma de auxiliar os alunos de química da Educação Básica a compreender os modelos científicos. As representações referentes a essas categorias comtemplaram aspectos importantes, embora de modo superficial, refletindo as limitações de reflexões nesse sentido durante o processo formativo. Na elaboração de atividades de ensino que utilizam modelos, foram evidenciadas dificuldades, no processo de construção do plano, relativas à estrutura didática e à proposição de atividades que contemplassem modelos, embora os licenciados tenham mobilizado diferentes elementos referentes ao conhecimento pedagógico do conteúdo. Tais constatações evidenciam a necessidade de que a agência formadora possa promover mudanças na formação inicial de modo a propiciar, ao longo desse processo, reflexões, discussões e proposições de atividades relativas às categorias destacadas nesta pesquisa, contribuindo para construção de elementos iniciais referentes ao conhecimento pedagógico do conteúdo que serão desenvolvidos no decorrer da docência, corroborando, dessa forma, para a profissionalização docente.#$&In the past twenty years, there has been a significant increase of researches about teacher's professionalization. In that context, the investigations teacher's knowledge represent an important contribution, as they aim to identify and to rescue the base of knowledge that sustains the teacher's profession. In particular, the reflections of Lee Shulman have been constitute a fundamental subsidy to the teacher's professionalization in the sense of harnessing the pedagogic knowledge to the content's knowledge, establishing the pedagogic knowledge of the content that characterizes and differentiates the teacher and the bachelor in a certain field of knowledge. Among the indispensable knowledge for the Chemistry teacher's professional practice, in this research we have pointed out the pertinence of the knowledge on the use of models in Chemistry classes in the middle and high school. 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The results showed that the student teachers representations regarding scientific knowledge contemplated, among .#$&other topics, the idea of a method for his/her construction. In some cases, the models' role was emphasized in that construction, as well as the social dimension in the validation of that knowledge. The scientific models were highlighted by most of the student teacher, as a representation method to explain, understand and interpret the chemical phenomena. On the other hand, the didatic models stood out, in most of cases, as a method of aiding the Chemistry students of the Basic Education to understand the scientific models. The representations regarding those categories contemplated important aspects, although in a superficial way, reflecting the limitations of reflections during the formative process. In the elaboration of teaching activities that use models, difficulties were evidenced, in the process of plan construction, relative to the didactic structure and to the proposition of activities that contemplated models, although the student teachers have mobilized different elements regarding the pedagogic knowledge of the content. Such verifications evidence the urge for the teacher development programs to promote changes in the teacher education in order to propitiate, during this process, reflections, discussions and propositions of activities regarding categories highlighted in this research, contributing to the construction of initial elements regarding the pedagogic knowledge of the content that will be developed throughout teaching, therefore corroborating to the teacher's professionalization. 1 2022-10-05T16:58:49Z 2022-10-05T16:58:49Z 2007. Tese 371.13 L732u TESE 98309 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/98309 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/98309