"A medida sócio-esducativa de semiliberdade para adolescentes infratores no Estado do Rio Grande do Norte" /

A quantidade de delitos envolvendo adolescentes, as formas como eles as cometem, tem causado perplexidade à sociedade, servindo de palco para grandes discussões. Nos dias atuais é comum julgar a pobreza como causa principal da violência. No Brasil a violência se constitui como fruto da desigualdade...

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Auteurs principaux: Negreiros, José Roberto Macedo de., Alves, Maria Lúcia Bastos., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Format: Monografia UFRN
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Accès en ligne:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/98073
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Résumé:A quantidade de delitos envolvendo adolescentes, as formas como eles as cometem, tem causado perplexidade à sociedade, servindo de palco para grandes discussões. Nos dias atuais é comum julgar a pobreza como causa principal da violência. No Brasil a violência se constitui como fruto da desigualdade social e do sentimento de impunidade, com isso a sociedade passa a exigir que se punam os criminosos, sejam adultos, jovens ou adolescentes. Para tanto, a fim de reprimir a criminalidade, muitas ações devem ser efetivadas em conjunto, como investir em educação e saúde, chaves para a melhoria das condições sociais da população. Este trabalho procura analisar a realidade institucional vivida pelos adolescentes infratores que cumprem a medida sócio- educativa de semiliberdade no Centro Educacional Esperança (CEDUC - ESPERANÇA) e a sua relação com os funcionários responsáveis pela implementação da medida no município de Natal, no estado do Rio Grande do Norte.#$&ABSTRACT The amount of crimes involving adolescents, and the way they commit them has been causing society to be perplexed, serving as a stage for great discussions. In our current days it is common to judge poverty as the main cause for violence. In Brazil violence is conceived as a fruit of social inequality and the feeling of Impunity. As a result, society starts to demand that criminals be punished; either they are adults, youngsters or adolescents. Therefore, in order to repress criminality, a lot of actions should be executed together, how to invest in education and health, keys for improving social conditions of population. This work aims at analyzing the institutional reality lived by adolescent criminals that have been punished by means of a semi-freedom social-educative program at Centro de Educação Esperança (CEDUC - ESPERANÇA) - (Hope Education Center; CEDUC - HOPE) and their relationship with the employees who are responsible for the achievement of that program in Natal, Rio Grande do Norte.