João Cabral de Melo Neto : a estética do avesso /

Resumo: A peça-poema Morte e vida severina - Auto de natal pernambucano, de João Cabral de Melo Neto, publicada em 1956, é o principal objeto deste estudo, interagindo com as obras O cão sem plumas e O rio pela similaridade temática entre eles. O estudo a respeito destas obras busca uma leitura desv...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Santiago, Lenise dos Santos., Silva, Francisco Ivan da., Universidade Federal do RiO Grande do Norte.
Formato: Dissertação
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Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16132/1/LeniseSS.pdf
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Descrição
Resumo:Resumo: A peça-poema Morte e vida severina - Auto de natal pernambucano, de João Cabral de Melo Neto, publicada em 1956, é o principal objeto deste estudo, interagindo com as obras O cão sem plumas e O rio pela similaridade temática entre eles. O estudo a respeito destas obras busca uma leitura desvinculada do posicionamento construtivista e metalingüistico que por tradição configura a obra cabralina, não por negar a crítica literária que dá respaldo científico, mas com a pretensão de lançar um novo olhar direcionado para o conceito de barroco, matéria esta que envolve a criação poética a partir da segunda metade do século XX. Portanto, este trabalho apresenta uma proposta de análise da poesia de João Cabral a partir do contexto neobarroco. Considerando, sobretudo, os aspectos similares à temática do barroco o enfoque recai sobre a influência da literatura ibérica sofrida pelo poeta João Cabral, bem como a temática sobre o conflito existencial explorado no texto Morte e vida severina, e, ainda, os extratos de linguagem com significação múltipla que apresentam signos metonímicos e metafóricos.#$&Resumen: La pieza-poema Morte e Vida severina - Auto de natal pernambucano, de João Cabral de Melo Neto, publicada en 1956, es el principal objeto de este estudio, interaccionando con las obras O Cão sem plumas y O rio por la similitud temática entre ellas: el estudio sobre esas obras busca una lectura desvinculada del posicionamiento constructivista y metalingüístico que por tradición configura la obra cabralina, no por negar a la crítica literária que da respaldo cientifico, pero con la pretensión de lanzar una nueva mirada dirigida para el concepto de barroco, materia esta que implica la creación poética a partir de la segunda mitad dei siglo XX. Por lo tanto, este trabajo presenta una propuesta de análisis de la poesia de João Cabral a partir del contexto neobarroco. Considerando, sobre todo, los aspectos similares a la temática del barroco, el enfoque recae sobre la influencia de la literatura ibérica por que pasa el poeta João Cabral, así como la temática sobre el conflicto existencial explorado en el texto Morte e Vida severina, y aún, los extractos de lenguaje con significación múltiple que presentan signos metonímicos y metafóricos.