A (anti)pedagogia da nota na escola /

Resumo: Esta pesquisa se propõe fazer um estudo acerca da (anti) pedagogia da nota como prática escolar, a partir da inserção dos exames no cotidiano da escola da Idade Média até a contemporaneidade, apresentando as várias mudanças que a mesma sofreu ao longo desse período. Os objetivos da pesquisa...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Lopes, Sérgio Luiz., Sousa Filho, Alípio de., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13525/1/%28Anti%29pedagogiaNotaEscola_Lopes_2006.pdf
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Resumo: Esta pesquisa se propõe fazer um estudo acerca da (anti) pedagogia da nota como prática escolar, a partir da inserção dos exames no cotidiano da escola da Idade Média até a contemporaneidade, apresentando as várias mudanças que a mesma sofreu ao longo desse período. Os objetivos da pesquisa são: investigar, dentro de um contexto escolar definido, as representações em torno da nota; analisar os fatores que contribuem para a construção de uma cultura escolar cuja preocupação primeira é a nota; e revelar a ocorrência desse fato em uma escola pública de ensino médio na cidade de Natal. Quanto aos procedimentos metodológicos, privilegia-se o estudo de caso, por ser considerado o mais adequado para apreender a (anti) pedagogia da nota na escola. Entende-se que, por meio desse procedimento, se toma possível retratar a realidade escolar, desvelando ações e práticas pedagógicas que continuam centradas na figura do professor. O corpus empírico da pesquisa é constituído por dados colhidos em uma escola pública do ensino médio, a partir de observações em sala de aula e conversas abertas om professores e alunos. O trabalho comporta também a apreciação de estudo de caso, no qual ocorre propriamente o desenvolvimento da problemática em questão. As análises realizadas utilizam categorias abstraídas da leitura/estudo do material coletado e as representações que circulavam no discurso dos professores e dos alunos.#$&Resumen: Esta investigación se propone a hacer un estudio acerca de la (anti)pedagogía de la nota como práctica escolar, a partir de la inclusión de los exámenes en lo cotidiano de la escuela de la Edad Media hasta la contemporaneidad, presentando los diversos cambios que sufrió a lo largo de ese período. Los objetivos de la investigación son: investigar, dentro de un contexto escolar definido, las representaciones en torno de la nota; analizar los factores que contribuyen para la construcción de una cultura escolar cuya preocupación primera es la nota; y revelar la ocurrencia de este hecho em un colegio público de enseñanza del Bachillerato en la ciudad de Natal. En relación a los procedimentos metodológicos, privelegiamos el estúdio de caso, por ser más pertinente para aprehender la (anti)pedagogía de la nota en el colegio. Entendemos que, por medio de este procedimiento, se torna posible retratar la realidad escolar, desvelando acciones y prácticas pedagógicas que sontinúan centradas en la figura del profesor. El corpus empíricos de la nvestigación es constituido por datos recolectados en un colegio público del bachillerato, a partir de observaciones en la sala de clase y conversaciones certas con los profesores y alumnos. El trabajo presenta también la preciación de un estúdio de caso, en el cual ocurre propriamente el desarrollo la problemática en cuestión. Los análisis realizados utilizan categorias abstraídas de la lectura y/o estúdio del material recolectado y las representaciones que circulan en el discurso de los profesores y alumnos.