A escola de ensino médio público noturno : uma conjuntura favorável ao protagonismo estudantil coletivo em contraposição ao protagonismo juvenil via empoderamento/

Resumo: O presente trabalho estuda o protagonismo juvenil na escola de ensino médio público, com ênfase no ensino noturno. Considera as mediações que determinam o paradigma do protagonismo juvenil defendido por teóricos da pós-modernidade e pelos documentos da reforma do ensino médio brasileiro. Mos...

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Principais autores: Guedes, Gilmar Barbosa., Almeida, Maria Doninha de.
Formato: Tese
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topic Formação de professores -
Tese.
Ensino público -
Protagonismo juvenil -
Tese.
Protagonismo juvenil -
Empoderamento -
Tese.
Educação -
Tese.
Formation des enseignants.
L'éducation du public.
Protagonisme juvénile.
Pouvoir juvénile.
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A escola de ensino médio público noturno : uma conjuntura favorável ao protagonismo estudantil coletivo em contraposição ao protagonismo juvenil via empoderamento/
description Resumo: O presente trabalho estuda o protagonismo juvenil na escola de ensino médio público, com ênfase no ensino noturno. Considera as mediações que determinam o paradigma do protagonismo juvenil defendido por teóricos da pós-modernidade e pelos documentos da reforma do ensino médio brasileiro. Mostra que as explicações sobre o protagonismo juvenil fazem parte da concepção de empoderamento juvenil, proposta pelos organismos multilaterais com a intenção de mobilizar os jovens pobres em ações de combate à pobreza nos países em vias de desenvolvimento, conjuntura na qual são propostas teorias e práticas que viabilizem a sobrevivência dos jovens pobres, tidos como em situação de risco. Discute a questão do empoderamento e indica que a proposição do protagonismo juvenil via empoderamento tem um espaço favorável no âmbito do ensino médio, nível em que se encontra a maioria dos jovens. Mostra que a defesa do empoderamento juvenil esconde as possibilidades de ações estudantis coletivas, que propiciem a intervenção sócio-política do aluno do ensino médio, e o deixa com função apenas homologatória. Propõe a busca da possibilidade de incentivo ao protagonismo juvenil coletivo, ou protagonismo estudantil coletivo, no qual o discente apresenta sugestões para o planejamento e execução das atividades didático-pedagógicas da escola pública de ensino médio. Defende que a gestão democrática, com ênfase no processo participativo, é a principal determinação para o protagonismo estudantil coletivo. Metodologicamente, considera as seguintes dimensões de análise: a) configuração do protagonismo juvenil; b) protagonismo juvenil na perspectiva legal/institucional; c) ensino médio e o protagonismo juvenil; e d) possibilidade de construção do protagonismo estudantil coletivo no ensino médio público noturno do Rio Grande do Norte, Estado escolhido para a pesquisa. Tecnicamente, sistematiza uma ampla revisão da literatura#$&pertinente à temática e informações de uma consulta documental, além de dados constantes do Banco de Dados da pesquisa O Ensino Médio Público Noturno: registro e análise de experiências no Estado do Rio Grande do Norte. Conclui defendendo que: há necessidade de contribuir para discussões sobre a participação política dos jovens no ensino médio noturno, apresentando as possibilidades concretas de um protagonismo estudantil coletivo; as opiniões apresentadas pelos alunos são imprescindíveis ao redimensionamento do papel acadêmico exercido pelas instituições educacionais neste momento, pois os discentes correspondem a interlocutores privilegiados; o aluno pode e deve ser consultado desde o momento de elaboração até a concretização das atividades escolares; e apesar dos entraves e das dificuldades inerentes ao ensino médio público noturno, se formam novos espaços de democratização das idéias.#$&Résumé: Ce travail etude le protagonisme juvénile en école de enseignement sécondaire publique, avec emphase a l’ enseignement nocturne. Considere las médiations que determinent le paradigme du protagonisme juvénile defendu pour théoriciens pos modernes et documents de reforme de enseignement sécondaire brésilien. Montre que les explications sur le protagonisme juvénile font part d ‘ une conception de pouvoir juvenile, proposé pour organismes multilatérales avec la volonté de mobiliser les jeunes pauvres pour faire actions du combat a pauvreté dans les nations sur le point de développement, conjoncture auquel sont proposées théories et pratiques que viabilizent la subsistance des jeunes pauvres en situation de risque. Discute la question de pouvoir juvenile et indique que la proposition de le protagonisme juvénile via pouvoir ont une espace favorable dans le sphère du enseignement sécondaire, niveau de la plupart de jeunes. Montre que la défense de pouvoir juvenile occulte chances de actions étudiants collectifs que permetent une intervention sociopolitique au élève de enseignement sécondaire, qui ont selement une function de homologation. Propose une recherche de possibilités de incentifs a le protagonisme juvénile collectif ou protagonisme étudiant collectif, auquel le étudiant presente suggestions pour le planification et éxecution de activités didactique pédagogiques dans l`école publique de enseignement sécondaire. Defend que la gestion démocratique, avec emphase en procès participatif, c’est la principal déterminacion pour le protagonisme étudiant collectif. Méthodiquement , considere las dimensions suivantes pour le protagonisme juvénile: a) configuration de protagonisme juvénile b) protagonisme juvénile dans perspective légal/institutionel ; c) enseignement sécondaire et protagonisme juvénile ; d) possibilité de#$&construction de protagonisme étudiant collectif dans enseignement sécondaire nocturne en Rio Grande do Norte, état choisi pour recherche. Sistematize une technique de revision de litérature sur le thème et informations d’une consultation de documents, au-delà de donné constants de Banc de donées de la recherche Le Enseignement Sécondaire Publique Nocturne :registre et analyse de expérience dans l’ état de Rio Grande do Norte. Conclusion : il faut contribuer pour débats sur la participation politique de les jeunes dans le enseignement sécondaire nocturne, en presentant possibilités reéles de protagonisme étudiant collectif ; opinions presentées pour élèves sont très importantes a une direction d ‘ un rôle académique fait pour institutions scolaires dans ce moment , parce que des étudiants sont correspondants a interlocuteurs privilégiés ; le élève peut et deut être consulté depuis le moment de élaboration jusqu’a réalisation de activités scolaires ; bien que il y a des entraves et difficultés immanents au enseignement sécondaire publique nocturne, se forment noveaux espaces de démocratisation de idées.
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Mostra que as explicações sobre o protagonismo juvenil fazem parte da concepção de empoderamento juvenil, proposta pelos organismos multilaterais com a intenção de mobilizar os jovens pobres em ações de combate à pobreza nos países em vias de desenvolvimento, conjuntura na qual são propostas teorias e práticas que viabilizem a sobrevivência dos jovens pobres, tidos como em situação de risco. Discute a questão do empoderamento e indica que a proposição do protagonismo juvenil via empoderamento tem um espaço favorável no âmbito do ensino médio, nível em que se encontra a maioria dos jovens. Mostra que a defesa do empoderamento juvenil esconde as possibilidades de ações estudantis coletivas, que propiciem a intervenção sócio-política do aluno do ensino médio, e o deixa com função apenas homologatória. Propõe a busca da possibilidade de incentivo ao protagonismo juvenil coletivo, ou protagonismo estudantil coletivo, no qual o discente apresenta sugestões para o planejamento e execução das atividades didático-pedagógicas da escola pública de ensino médio. Defende que a gestão democrática, com ênfase no processo participativo, é a principal determinação para o protagonismo estudantil coletivo. Metodologicamente, considera as seguintes dimensões de análise: a) configuração do protagonismo juvenil; b) protagonismo juvenil na perspectiva legal/institucional; c) ensino médio e o protagonismo juvenil; e d) possibilidade de construção do protagonismo estudantil coletivo no ensino médio público noturno do Rio Grande do Norte, Estado escolhido para a pesquisa. Tecnicamente, sistematiza uma ampla revisão da literatura#$&pertinente à temática e informações de uma consulta documental, além de dados constantes do Banco de Dados da pesquisa O Ensino Médio Público Noturno: registro e análise de experiências no Estado do Rio Grande do Norte. Conclui defendendo que: há necessidade de contribuir para discussões sobre a participação política dos jovens no ensino médio noturno, apresentando as possibilidades concretas de um protagonismo estudantil coletivo; as opiniões apresentadas pelos alunos são imprescindíveis ao redimensionamento do papel acadêmico exercido pelas instituições educacionais neste momento, pois os discentes correspondem a interlocutores privilegiados; o aluno pode e deve ser consultado desde o momento de elaboração até a concretização das atividades escolares; e apesar dos entraves e das dificuldades inerentes ao ensino médio público noturno, se formam novos espaços de democratização das idéias.#$&Résumé: Ce travail etude le protagonisme juvénile en école de enseignement sécondaire publique, avec emphase a l’ enseignement nocturne. Considere las médiations que determinent le paradigme du protagonisme juvénile defendu pour théoriciens pos modernes et documents de reforme de enseignement sécondaire brésilien. 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Propose une recherche de possibilités de incentifs a le protagonisme juvénile collectif ou protagonisme étudiant collectif, auquel le étudiant presente suggestions pour le planification et éxecution de activités didactique pédagogiques dans l`école publique de enseignement sécondaire. Defend que la gestion démocratique, avec emphase en procès participatif, c’est la principal déterminacion pour le protagonisme étudiant collectif. Méthodiquement , considere las dimensions suivantes pour le protagonisme juvénile: a) configuration de protagonisme juvénile b) protagonisme juvénile dans perspective légal/institutionel ; c) enseignement sécondaire et protagonisme juvénile ; d) possibilité de#$&construction de protagonisme étudiant collectif dans enseignement sécondaire nocturne en Rio Grande do Norte, état choisi pour recherche. 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