Fatores que afetam a competitividade na produção de hortaliças orgânicas no Estado do Rio Grande do Norte/

Resumo: O mercado orgânico brasileiro vem crescendo a cada ano, e essa comercialização é extremamente importante para o país, pois possibilita uma maior preocupação com a preservação ambiental, além de gerar emprego e renda para os trabalhadores rurais. Para tanto, é necessário que esses produtores...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Tacconi Neto, Ernesto Alexandre., Marques Júnior, Sérgio.
Formato: Dissertação
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topic Engenharia de produção -
Dissertação.
Competitividade -
Critérios -
Dissertação.
Produto orgânico -
Dissertação.
Production engineering.
Competiviness.
Organic product.
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description Resumo: O mercado orgânico brasileiro vem crescendo a cada ano, e essa comercialização é extremamente importante para o país, pois possibilita uma maior preocupação com a preservação ambiental, além de gerar emprego e renda para os trabalhadores rurais. Para tanto, é necessário que esses produtores definam formas de competir no mercado, focalizando os aspectos que realmente importam para os clientes. Portanto, o objetivo deste trabalho é investigar, com base na percepção dos produtores rurais, os fatores que afetam a competitividade na produção de hortaliças orgânicas no Estado do Rio Grande do Norte, com a finalidade de contribuir para a tomada de decisões estratégicas no que diz respeito à produção e comercialização no cenário agrícola norte-rio-grandense, além de disponibilizar informações sobre a competitividade desses produtos, a fim de servir de referência para outras pesquisas que sejam pertinentes. Do ponto de vista metodológico, o presente trabalho pode ser classificado como um estudo de pesquisa aplicada, com objetivo descritivo e abordagem quantitativa. O instrumento utilizado foi o formulário, delimitando-se a pesquisar os produtores de produtos orgânicos do Estado Rio Grande do Norte, que cultivam o segmento do tipo legumes e verduras orgânicas, totalizando trinta e dois produtores. Os dados foram tratados através da Análise Descritiva e da Análise de Cluster. Resultados da pesquisa descritiva indicaram que os principais fatores que afetam a competitividade dos produtos orgânicos no Estado do Rio Grande do Norte são os custos, a diferenciação e a confiabilidade. A análise de Cluster apresentou que existe um agrupamento de produtores orgânicos que utilizam com maior freqüência à ajuda de técnico especializado e este mesmo grupo é o que atende ao ramo varejista de maior porte, como supermercados.#$&Abstract: The Brazilian organic market has growing year by year, and this commercialization is extremely important to the country, because it allows a bigger preoccupation with the environmental preservation, as well as to create employments and income to the rural workers. However, is necessary that these producers define forms of competition in the market, the way how they will compete, focusing aspects that really matters to the clients. So, the work objective is investigate, based in the rural producers perceptions, the facts which affect the competition the production of organics vegetables in the state of Rio Grande do Norte. With the aim of contribute to the made of strategic decisions related to the production and commercialization of these products in the agriculture scenery norte-rio-grandense, besides to contribute with information about the competition, helping as reference to others important researches. In the methodological view, this study can be qualified as an applied research study, with descriptive objective and quantitative approach. The instrument used was the formulary, resuming to producers of organics products in Rio Grande do Norte state, that grows the segment of organic types of vegetables and greens, been thirty two producers. The data was treated through of the descriptive analyze and the Cluster’s analyze. The descriptive research results indicate that the main factors which affect the competition of the organics products in our State are the cost, the diversification and reliability. The Cluster’s analyze shows that exists am group of organics producers who uses frequently a specialized technique and they give support to the bigger retail market, as supermarkets.
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