O ensino de medidas e grandezas através de uma abordagem investigatória /

Resumo: Este trabalho relata a nossa experiência em uma prática investigativa na sala de aula, realizada na Escola Estadual "Jorge Fernandes", situada em Natal/RN, tendo como objetivo validar a aplicação de um módulo de ensino sobre medidas e grandezas, no ensino fundamental. Utilizamos um...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Rodrigues, Marian dos Santos., Mendes, Iran Abreu., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16034/1/MarianSR.pdf
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Resumo: Este trabalho relata a nossa experiência em uma prática investigativa na sala de aula, realizada na Escola Estadual "Jorge Fernandes", situada em Natal/RN, tendo como objetivo validar a aplicação de um módulo de ensino sobre medidas e grandezas, no ensino fundamental. Utilizamos uma abordagem construtivista, recorrendo à teoria de Richard Skemp (1980) para categorizar a aprendizagem dos alunos, de acordo com seus níveis de compreensão. Inicialmente realizamos uma pesquisa exploratória para verificar os conhecimentos prévios dos participantes. Em seguida desenvolvemos uma intervenção para validar o módulo de estudo, estruturado a partir das necessidades apontadas pelos resultados obtidos na pesquisa inicial, analisando os avanços dos alunos quanto a aquisição do conhecimento acerca do tema trabalho. Ao final apresentamos nossas reflexões sobre a experiência, apontando sugestões de atividades aos professores, visando contribuir para a melhoria de sua prática em sala de aula, durante a abordagem do assunto por nós investigado.#$&Abstract: This work relates our experience in an investigative practice in the classroom, carried out in State School "Jorge Fernandes", located in Natal - RN, having as objective to validate the applying of a education module about Measures and Largenesses in Primary Teaching. We used the constructivist approach; using to Richard's Skemp (1980) theory in order to explicit the students' learning according to their comprehension levels. Initially, we carry out an exploratory research to check the participant's previous knowledge. Then, we developed an intervention to validate an education module, structured from needs pointed out from results of the initial research, analyzing the students' advances through the final evaluation, displaying growth stages of group front to the knowledge about the matter approached. Finally, we presented our reflections about our experience; putting forward suggestions of the teachers' activities, aiming at contributing to the improvement of their practices in classroom during the approach of subject for us investigated.