Educação e a tradição marxista : a peodução educacional marxista no Brasil dos anos 70-80 /

O presente trabalho tem por tema a análise da natureza do aporte do pensamento marxiano c/ou da tradição marxista na produção educacional brasileira que emerge na segunda metade da década de setenta - em meio ao processo de rearticulaçao das forças oposicionistas e sintonizado com um novo pensamento...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Yamamoto, Oswaldo Hajine., Peralva, Angelina Teixeira., Universidade de São Paulo.
Formato: Tese
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Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/94970
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Resumo:O presente trabalho tem por tema a análise da natureza do aporte do pensamento marxiano c/ou da tradição marxista na produção educacional brasileira que emerge na segunda metade da década de setenta - em meio ao processo de rearticulaçao das forças oposicionistas e sintonizado com um novo pensamento de esquerda que ganha proeminência naqueles anos. Na primeira parte do estudo, procurou-se situar o movimento que está na base dessa elaboração intelectual, com referência a sua contexlualidade histórico-social, dando destaque para o entrecruzamento da reativação de eventos e entidades nacionais, da dinâmica ediloriale da implantação da pós-graduação stricto scnsu em educação enquanto elementos-chave. Na segunda, passou-se ao exame da produção propriamente dita, considerando três aspectos no tocante à incorporação marxista: a sua forma, a sua propriedade e o seu significado. A partir dessa análise, foi possível detectar diferentes caminhos trilhados pelos educadores com relação ao apoio que a teoria social marxiana e a tradição marxista eventualmente forneceriam às suas reflexões educacionais.#$&ABSTRACT The purpose of this study was to analyse the incidence of marxian thought and/or marxist tradition on educational scientific production in Brazil in the late 1970s - within the process of rearticulalion of opposition forces. In the first part of the study an effort was made to outline the movement that was at the basis of this theoretical elaboration with regard to its historical-social contexture - emphasizing the action of the reactivation of the national educator's associations and events, of the new publishing dynamics and of the creation of the post-graduate courses in Education, as the most importants features. At the second, it was examined the educational production itself, regarding three points related to the marxist influence: its form, its suitability and its significance. The analysis showed differents ways educators followed relative to the marxian social theory and marxist tradition support perchance given to their educational reflexions.