A corporização da fé : em ensaio sobre a fé e a classe social entre os membros da Assembléia de Deus /

Em um momento em que as religiões estão em constante crescimento, temos um contraste com o que foi declarado por Nietzshe : "a morte de Deus", na dita modernidade. Pelo menos, nos países em desenvolvimento, temos uma forte presença das religiões. Uma boa parcela dos membros de classes popu...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Oliveira Júnior, José Ribamar dos Santos., Lopes Júnior, Edmilson., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Monografia UFRN
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/94750
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Em um momento em que as religiões estão em constante crescimento, temos um contraste com o que foi declarado por Nietzshe : "a morte de Deus", na dita modernidade. Pelo menos, nos países em desenvolvimento, temos uma forte presença das religiões. Uma boa parcela dos membros de classes populares, que entregam suas vidas para fé e acreditam ter sua recompensa no ato final da vida e pós-morte. Contudo, em algumas religiões é diagnosticada outra parcela da Sociedade : profissionais liberais, funcionários públicos, micro e pequenos empresários, estudantes universitários entre outros; segundo os evangélicos "nos pés do mesmo altar", ou seja, "compartilham das mesmas representações de fé dos menos favorecidos". Este trabalho tentará contextualizar historicamente o movimento Pentecostal desde sua relação com a reforma protestante até sua chegada ao Rio Grande do Norte. Em seguida trabalharemos com a teoria social com o objetivo de achar elementos comuns a pessoas que professam o cristianismo. Também faremos uma pesquisa em bairros com realidades sociais distintas : Candelária (zona sul) e Santos Reis (leste) da cidade de Natal para entender como as Classes Sociais vivenciam a mesma fé.