Emigrantes da região metropolitana de Natal : quem são? /

O trabalho apresenta um estudo sobre o movimento migratório na Região Metropolitana de Nata, enfocando a emigração, tendo como base os dados do Censo Demográfico de 2000, realizado pelo IBGE. Para a identificação do contingente migratório do período de 1995 a 2000, foi adotado pelo IBGE o quesito de...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Sousa, Ana Clévia Ribeiro de., Sousa, Ana Clévia Ribeiro., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Monografia UFRN
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/94743
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:O trabalho apresenta um estudo sobre o movimento migratório na Região Metropolitana de Nata, enfocando a emigração, tendo como base os dados do Censo Demográfico de 2000, realizado pelo IBGE. Para a identificação do contingente migratório do período de 1995 a 2000, foi adotado pelo IBGE o quesito de data fixa com a pergunta: município de residência em 31/07/95. Utilizando essas informações foi possível traçar o perfil das pessoas que saíram de algum município da RMN, bem com indentificar os municípios da Região mais participativos nesse movimento. Com os resultados obtidos destacaram-se os municípios de Parnamirim e São Gonçalo do Amarante como sendo os que mais estão atraindo pessoas, visto que o município de Natal está passando por um processo de desconcentração populacional, direcionando as pessoas para os municípios periféricos. Também foi constatado que a maioria dos emigrantes da RMN é composta pelo sexo feminino, são pessoas solteiras e compreendidas na faixa de 20 a 24 anos de idade, ou seja, são pessoas com idade economicamente ativa, que saem de seus municípios muitas vezes em busca de outros mais desenvolvidos.