O lúdico no ensino da geografia : Um estudo de caso /

A utilização do lúdico como ferramenta primordial no processo de ensino-aprendizagem tem sido tema de várias discussões. Visando somar esforços para uma reconfiguração nas metodologias empregadas por profissionais do ensino este trabalho é elaborado. Durante esta pesquisa são abordadas as concepções...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Souza, Jaqueline Martins de., Carvalho, Edilson Alves de., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Monografia UFRN
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/94038
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:localhost:123456789-66522
record_format dspace
spelling oai:localhost:123456789-665222022-11-30T05:39:43Z O lúdico no ensino da geografia : Um estudo de caso / Souza, Jaqueline Martins de. Carvalho, Edilson Alves de. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Geografia - Educação. Monografia. Ludicidade - Monografia. Aprendizagem - Monografia. Ensino-aprendizagem - Metodologia - Monografia. A utilização do lúdico como ferramenta primordial no processo de ensino-aprendizagem tem sido tema de várias discussões. Visando somar esforços para uma reconfiguração nas metodologias empregadas por profissionais do ensino este trabalho é elaborado. Durante esta pesquisa são abordadas as concepções sobre a ludicidade segundo pensadores de épocas diferentes, as formas que o lúdico assume, ou seja, as práticas lúdicas, além dos aspectos positivos e negativos do mesmo. A relação entre brincadeira e aprendizagem também é discutida. No âmbito deste tema é relevante mencionar o fator preconceito na utilização do lúdico nas salas de aula. No intuito de demonstrar a eficácia do uso de brincadeiras como recurso metodológico, é realizado um levantamento bibliográfico e aulas de laboratório com alunos da quinta série da Escola Municipal de Santos Reis, situada no bairro de mesmo nome em Natal/RN. A metodologia escolhida é o estudo de caso. Visto corresponder aos objetivos de retratar as consequências da utilização da ludicidade de maneira mais genuína. No tocante a experiências com os estudantes, são empreendidas atividades lúdicas, como uso de jogos, música etc. A realização das aulas é registrada através de imagens contidas neste trabalho. Nas considerações finais são analisados os resultados da pesquisa e sua contribuição para o cenário educacional. 1 2022-10-05T16:21:11Z 2022-10-05T16:21:11Z 2006. Monografia UFRN 91:37 S725l MONOG (Broch.). 94038 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/94038 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/94038
institution Acervo SISBI
collection SIGAA
topic Geografia -
Educação.
Monografia.
Ludicidade -
Monografia.
Aprendizagem -
Monografia.
Ensino-aprendizagem -
Metodologia -
Monografia.
spellingShingle Geografia -
Educação.
Monografia.
Ludicidade -
Monografia.
Aprendizagem -
Monografia.
Ensino-aprendizagem -
Metodologia -
Monografia.
Souza, Jaqueline Martins de.
Carvalho, Edilson Alves de.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
O lúdico no ensino da geografia : Um estudo de caso /
description A utilização do lúdico como ferramenta primordial no processo de ensino-aprendizagem tem sido tema de várias discussões. Visando somar esforços para uma reconfiguração nas metodologias empregadas por profissionais do ensino este trabalho é elaborado. Durante esta pesquisa são abordadas as concepções sobre a ludicidade segundo pensadores de épocas diferentes, as formas que o lúdico assume, ou seja, as práticas lúdicas, além dos aspectos positivos e negativos do mesmo. A relação entre brincadeira e aprendizagem também é discutida. No âmbito deste tema é relevante mencionar o fator preconceito na utilização do lúdico nas salas de aula. No intuito de demonstrar a eficácia do uso de brincadeiras como recurso metodológico, é realizado um levantamento bibliográfico e aulas de laboratório com alunos da quinta série da Escola Municipal de Santos Reis, situada no bairro de mesmo nome em Natal/RN. A metodologia escolhida é o estudo de caso. Visto corresponder aos objetivos de retratar as consequências da utilização da ludicidade de maneira mais genuína. No tocante a experiências com os estudantes, são empreendidas atividades lúdicas, como uso de jogos, música etc. A realização das aulas é registrada através de imagens contidas neste trabalho. Nas considerações finais são analisados os resultados da pesquisa e sua contribuição para o cenário educacional.
format Monografia UFRN
author Souza, Jaqueline Martins de.
Carvalho, Edilson Alves de.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_facet Souza, Jaqueline Martins de.
Carvalho, Edilson Alves de.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_sort Souza, Jaqueline Martins de.
title O lúdico no ensino da geografia : Um estudo de caso /
title_short O lúdico no ensino da geografia : Um estudo de caso /
title_full O lúdico no ensino da geografia : Um estudo de caso /
title_fullStr O lúdico no ensino da geografia : Um estudo de caso /
title_full_unstemmed O lúdico no ensino da geografia : Um estudo de caso /
title_sort o lúdico no ensino da geografia : um estudo de caso /
publishDate 2022
url https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/94038
work_keys_str_mv AT souzajaquelinemartinsde oludiconoensinodageografiaumestudodecaso
AT carvalhoedilsonalvesde oludiconoensinodageografiaumestudodecaso
AT universidadefederaldoriograndedonorte oludiconoensinodageografiaumestudodecaso
_version_ 1766857432017928192