O lúdico no ensino da geografia : Um estudo de caso /
A utilização do lúdico como ferramenta primordial no processo de ensino-aprendizagem tem sido tema de várias discussões. Visando somar esforços para uma reconfiguração nas metodologias empregadas por profissionais do ensino este trabalho é elaborado. Durante esta pesquisa são abordadas as concepções...
Na minha lista:
Principais autores: | , , |
---|---|
Formato: | Monografia UFRN |
Publicado em: |
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/94038 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:localhost:123456789-66522 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
oai:localhost:123456789-665222022-11-30T05:39:43Z O lúdico no ensino da geografia : Um estudo de caso / Souza, Jaqueline Martins de. Carvalho, Edilson Alves de. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Geografia - Educação. Monografia. Ludicidade - Monografia. Aprendizagem - Monografia. Ensino-aprendizagem - Metodologia - Monografia. A utilização do lúdico como ferramenta primordial no processo de ensino-aprendizagem tem sido tema de várias discussões. Visando somar esforços para uma reconfiguração nas metodologias empregadas por profissionais do ensino este trabalho é elaborado. Durante esta pesquisa são abordadas as concepções sobre a ludicidade segundo pensadores de épocas diferentes, as formas que o lúdico assume, ou seja, as práticas lúdicas, além dos aspectos positivos e negativos do mesmo. A relação entre brincadeira e aprendizagem também é discutida. No âmbito deste tema é relevante mencionar o fator preconceito na utilização do lúdico nas salas de aula. No intuito de demonstrar a eficácia do uso de brincadeiras como recurso metodológico, é realizado um levantamento bibliográfico e aulas de laboratório com alunos da quinta série da Escola Municipal de Santos Reis, situada no bairro de mesmo nome em Natal/RN. A metodologia escolhida é o estudo de caso. Visto corresponder aos objetivos de retratar as consequências da utilização da ludicidade de maneira mais genuína. No tocante a experiências com os estudantes, são empreendidas atividades lúdicas, como uso de jogos, música etc. A realização das aulas é registrada através de imagens contidas neste trabalho. Nas considerações finais são analisados os resultados da pesquisa e sua contribuição para o cenário educacional. 1 2022-10-05T16:21:11Z 2022-10-05T16:21:11Z 2006. Monografia UFRN 91:37 S725l MONOG (Broch.). 94038 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/94038 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/94038 |
institution |
Acervo SISBI |
collection |
SIGAA |
topic |
Geografia - Educação. Monografia. Ludicidade - Monografia. Aprendizagem - Monografia. Ensino-aprendizagem - Metodologia - Monografia. |
spellingShingle |
Geografia - Educação. Monografia. Ludicidade - Monografia. Aprendizagem - Monografia. Ensino-aprendizagem - Metodologia - Monografia. Souza, Jaqueline Martins de. Carvalho, Edilson Alves de. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O lúdico no ensino da geografia : Um estudo de caso / |
description |
A utilização do lúdico como ferramenta primordial no processo de ensino-aprendizagem tem sido tema de várias discussões. Visando somar esforços para uma reconfiguração nas metodologias empregadas por profissionais do ensino este trabalho é elaborado. Durante esta pesquisa são abordadas as concepções sobre a ludicidade segundo pensadores de épocas diferentes, as formas que o lúdico assume, ou seja, as práticas lúdicas, além dos aspectos positivos e negativos do mesmo. A relação entre brincadeira e aprendizagem também é discutida. No âmbito deste tema é relevante mencionar o fator preconceito na utilização do lúdico nas salas de aula. No intuito de demonstrar a eficácia do uso de brincadeiras como recurso metodológico, é realizado um levantamento bibliográfico e aulas de laboratório com alunos da quinta série da Escola Municipal de Santos Reis, situada no bairro de mesmo nome em Natal/RN. A metodologia escolhida é o estudo de caso. Visto corresponder aos objetivos de retratar as consequências da utilização da ludicidade de maneira mais genuína. No tocante a experiências com os estudantes, são empreendidas atividades lúdicas, como uso de jogos, música etc. A realização das aulas é registrada através de imagens contidas neste trabalho. Nas considerações finais são analisados os resultados da pesquisa e sua contribuição para o cenário educacional. |
format |
Monografia UFRN |
author |
Souza, Jaqueline Martins de. Carvalho, Edilson Alves de. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. |
author_facet |
Souza, Jaqueline Martins de. Carvalho, Edilson Alves de. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. |
author_sort |
Souza, Jaqueline Martins de. |
title |
O lúdico no ensino da geografia : Um estudo de caso / |
title_short |
O lúdico no ensino da geografia : Um estudo de caso / |
title_full |
O lúdico no ensino da geografia : Um estudo de caso / |
title_fullStr |
O lúdico no ensino da geografia : Um estudo de caso / |
title_full_unstemmed |
O lúdico no ensino da geografia : Um estudo de caso / |
title_sort |
o lúdico no ensino da geografia : um estudo de caso / |
publishDate |
2022 |
url |
https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/94038 |
work_keys_str_mv |
AT souzajaquelinemartinsde oludiconoensinodageografiaumestudodecaso AT carvalhoedilsonalvesde oludiconoensinodageografiaumestudodecaso AT universidadefederaldoriograndedonorte oludiconoensinodageografiaumestudodecaso |
_version_ |
1766857432017928192 |