O lúdico no ensino da geografia : Um estudo de caso /
A utilização do lúdico como ferramenta primordial no processo de ensino-aprendizagem tem sido tema de várias discussões. Visando somar esforços para uma reconfiguração nas metodologias empregadas por profissionais do ensino este trabalho é elaborado. Durante esta pesquisa são abordadas as concepções...
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Formato: | Monografia UFRN |
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Resumo: | A utilização do lúdico como ferramenta primordial no processo de ensino-aprendizagem tem sido tema de várias discussões. Visando somar esforços para uma reconfiguração nas metodologias empregadas por profissionais do ensino este trabalho é elaborado. Durante esta pesquisa são abordadas as concepções sobre a ludicidade segundo pensadores de épocas diferentes, as formas que o lúdico assume, ou seja, as práticas lúdicas, além dos aspectos positivos e negativos do mesmo. A relação entre brincadeira e aprendizagem também é discutida. No âmbito deste tema é relevante mencionar o fator preconceito na utilização do lúdico nas salas de aula. No intuito de demonstrar a eficácia do uso de brincadeiras como recurso metodológico, é realizado um levantamento bibliográfico e aulas de laboratório com alunos da quinta série da Escola Municipal de Santos Reis, situada no bairro de mesmo nome em Natal/RN. A metodologia escolhida é o estudo de caso. Visto corresponder aos objetivos de retratar as consequências da utilização da ludicidade de maneira mais genuína. No tocante a experiências com os estudantes, são empreendidas atividades lúdicas, como uso de jogos, música etc. A realização das aulas é registrada através de imagens contidas neste trabalho. Nas considerações finais são analisados os resultados da pesquisa e sua contribuição para o cenário educacional. |
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