Adorno : Indústria cultural /

Procuraremos, ao longo deste trabalho monográfico, acompanhar o Theodor Ludwig Wiesengrund-Adorno, em seu percurso para fundamentação do conceito da Indústria Cultural, através de uma análise teórico-fílosófica sobre o tema, que, dar-se-á, inicialmente, a partir de uma breve explanação sobre a Escol...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Ramos, Gláucio Paiva., Biella, Jaime., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Monografia UFRN
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Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/93359
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Descrição
Resumo:Procuraremos, ao longo deste trabalho monográfico, acompanhar o Theodor Ludwig Wiesengrund-Adorno, em seu percurso para fundamentação do conceito da Indústria Cultural, através de uma análise teórico-fílosófica sobre o tema, que, dar-se-á, inicialmente, a partir de uma breve explanação sobre a Escola de Frankfurt, estendendo-se à exploração da tese de Walter Benjamin sobre a reprodutibilidade técnica da obra de arte, afim de uma melhor contextualização da crítica de Adorno a Benjamin, através do estudo da Indústria Cultural, desenvolvida na obra Dialética do Esclarecimento de 1947 de Max Horkheimer e Adorno. Ressaltaremos a denúncia de Adorno de um estado atual em que a cultura é reduzida à produção de mercadorias; em que a arte é vitima da manipulação ideológica dos dominantes a partir das condições de produção que no mundo contemporâneo a transformou, sem conceitos precedentes na história cultural. Transformações internas e externas da sociedade vêm ocorrendo de forma acelerada em relação aos primórdios da evolução humana, tendo o homem, segundo Adorno, de posicionar-se de maneira crítica concomitantemente a essas transformações.#$&ABSTRACT Through this monographic work, we will try to go along with Theodor Ludwig Wiesengrund-Adomo in his way to the concept basis of Cultural Industry, by analysing theoretically and philosophically the subject, that, will be done, fírstly, from a brief explanation about the School of Frankfúrt, to the exploration of Walter Benjamin's thesis about technical reproducibility of the work of art, looking for a better argument of the critics from Adorno to Benjamin, through the study of Cultural Industry, developed in Max Horkheimer and Adomo’s work Dialectics of Explanation in 1947. We will emphasize Adorno's accusation of a current condition in which culture is reduced to the production of goods; where art is a victim of the ideological manipulation of the dominants starting from conditions of production, which in the contemporary worid change it, with no precedent concepts in the cultural history. Internal and external changes of the society have been happening in an accelerated way in relation to origin of the human evolution, with the man positioning himself in a critical way concomitantly to these changes, according to Adorno.