Conhecimento, complexidade e transdisciplinaridade /

Este trabalho aborda alguns aspectos de uma epistemologia complexa que poderiam contribuir, como um fundamento teórico, para uma pedagogia transdisciplinar. Trata portanto, basicamente, do conhecimento no contexto da complexidade, isto é, da multidisciplinaridade de aspectos relativos aos processos...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Bittencourt, Jane., D'Ambrosio, Ubiratan., Universidade Federal de Santa Catarina.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/93139
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:localhost:123456789-65868
record_format dspace
spelling oai:localhost:123456789-658682022-11-30T05:28:33Z Conhecimento, complexidade e transdisciplinaridade / Bittencourt, Jane. D'Ambrosio, Ubiratan. Universidade Federal de Santa Catarina. Transdisciplinaridade. Teoria do conhecimento. Este trabalho aborda alguns aspectos de uma epistemologia complexa que poderiam contribuir, como um fundamento teórico, para uma pedagogia transdisciplinar. Trata portanto, basicamente, do conhecimento no contexto da complexidade, isto é, da multidisciplinaridade de aspectos relativos aos processos cognitivos, assim como de suas interrelações. Considera também o conhecimento simbólico como uma dimensão fundamental do ser e dos saberes humanos, o que é exemplificado através de estudo de representações pictóricas, os mandalas, interpretados tanto no contexto de diferentes tradições como dos pontos de vista psicológico e antropológico. Este exemplo visa tanto dar outros sentidos para a complexidade quanto explicitar, num enfoque transcultural, diferentes geometrias. A transdisciplinaridade emerge, assim como um método no tecer destas relações complexas, portanto como um meio, além de um fim.#$&ABSTRACT This work treats some aspects of a complex epistemology that could contribute, as a theoretical approach, to a transdisciplinar pedagogy. It discusses, basically, the knowledge from the point of view of the complexity, that is: the multiplicity of aspects related to the cognitive processes, as well as their interconnetions. It also considers the symbolic knowledge as a fundamental dimension of the human being and the human culture, examplified by one kind of symbolic representation, the mandalas. They are interpreted from a psychological and an antropological point of view, as well as from different traditions. This example intends to enlarge the notion of complexity to an existencial domain and present different geometries according to a transcultural approach. In this context, the transdisciplinarity emerges as a method to deal with complex relations, therefore as a tool, besides a goal. 1 2022-10-05T16:13:24Z 2022-10-05T16:13:24Z 1997. Dissertação 37.013.43:165 B624c DISSERT broch. 93139 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/93139 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/93139
institution Acervo SISBI
collection SIGAA
topic Transdisciplinaridade.
Teoria do conhecimento.
spellingShingle Transdisciplinaridade.
Teoria do conhecimento.
Bittencourt, Jane.
D'Ambrosio, Ubiratan.
Universidade Federal de Santa Catarina.
Conhecimento, complexidade e transdisciplinaridade /
description Este trabalho aborda alguns aspectos de uma epistemologia complexa que poderiam contribuir, como um fundamento teórico, para uma pedagogia transdisciplinar. Trata portanto, basicamente, do conhecimento no contexto da complexidade, isto é, da multidisciplinaridade de aspectos relativos aos processos cognitivos, assim como de suas interrelações. Considera também o conhecimento simbólico como uma dimensão fundamental do ser e dos saberes humanos, o que é exemplificado através de estudo de representações pictóricas, os mandalas, interpretados tanto no contexto de diferentes tradições como dos pontos de vista psicológico e antropológico. Este exemplo visa tanto dar outros sentidos para a complexidade quanto explicitar, num enfoque transcultural, diferentes geometrias. A transdisciplinaridade emerge, assim como um método no tecer destas relações complexas, portanto como um meio, além de um fim.#$&ABSTRACT This work treats some aspects of a complex epistemology that could contribute, as a theoretical approach, to a transdisciplinar pedagogy. It discusses, basically, the knowledge from the point of view of the complexity, that is: the multiplicity of aspects related to the cognitive processes, as well as their interconnetions. It also considers the symbolic knowledge as a fundamental dimension of the human being and the human culture, examplified by one kind of symbolic representation, the mandalas. They are interpreted from a psychological and an antropological point of view, as well as from different traditions. This example intends to enlarge the notion of complexity to an existencial domain and present different geometries according to a transcultural approach. In this context, the transdisciplinarity emerges as a method to deal with complex relations, therefore as a tool, besides a goal.
format Dissertação
author Bittencourt, Jane.
D'Ambrosio, Ubiratan.
Universidade Federal de Santa Catarina.
author_facet Bittencourt, Jane.
D'Ambrosio, Ubiratan.
Universidade Federal de Santa Catarina.
author_sort Bittencourt, Jane.
title Conhecimento, complexidade e transdisciplinaridade /
title_short Conhecimento, complexidade e transdisciplinaridade /
title_full Conhecimento, complexidade e transdisciplinaridade /
title_fullStr Conhecimento, complexidade e transdisciplinaridade /
title_full_unstemmed Conhecimento, complexidade e transdisciplinaridade /
title_sort conhecimento, complexidade e transdisciplinaridade /
publishDate 2022
url https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/93139
work_keys_str_mv AT bittencourtjane conhecimentocomplexidadeetransdisciplinaridade
AT dambrosioubiratan conhecimentocomplexidadeetransdisciplinaridade
AT universidadefederaldesantacatarina conhecimentocomplexidadeetransdisciplinaridade
_version_ 1766804570410844160