Conhecimento, complexidade e transdisciplinaridade /

Este trabalho aborda alguns aspectos de uma epistemologia complexa que poderiam contribuir, como um fundamento teórico, para uma pedagogia transdisciplinar. Trata portanto, basicamente, do conhecimento no contexto da complexidade, isto é, da multidisciplinaridade de aspectos relativos aos processos...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Bittencourt, Jane., D'Ambrosio, Ubiratan., Universidade Federal de Santa Catarina.
Formato: Dissertação
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Resumo:Este trabalho aborda alguns aspectos de uma epistemologia complexa que poderiam contribuir, como um fundamento teórico, para uma pedagogia transdisciplinar. Trata portanto, basicamente, do conhecimento no contexto da complexidade, isto é, da multidisciplinaridade de aspectos relativos aos processos cognitivos, assim como de suas interrelações. Considera também o conhecimento simbólico como uma dimensão fundamental do ser e dos saberes humanos, o que é exemplificado através de estudo de representações pictóricas, os mandalas, interpretados tanto no contexto de diferentes tradições como dos pontos de vista psicológico e antropológico. Este exemplo visa tanto dar outros sentidos para a complexidade quanto explicitar, num enfoque transcultural, diferentes geometrias. A transdisciplinaridade emerge, assim como um método no tecer destas relações complexas, portanto como um meio, além de um fim.#$&ABSTRACT This work treats some aspects of a complex epistemology that could contribute, as a theoretical approach, to a transdisciplinar pedagogy. It discusses, basically, the knowledge from the point of view of the complexity, that is: the multiplicity of aspects related to the cognitive processes, as well as their interconnetions. It also considers the symbolic knowledge as a fundamental dimension of the human being and the human culture, examplified by one kind of symbolic representation, the mandalas. They are interpreted from a psychological and an antropological point of view, as well as from different traditions. This example intends to enlarge the notion of complexity to an existencial domain and present different geometries according to a transcultural approach. In this context, the transdisciplinarity emerges as a method to deal with complex relations, therefore as a tool, besides a goal.