O canto das senhoras : Análise do discurso do sujeito coletivo (DSC) de velhas mulheres da Ponta do Tubarão, no Rio Grande do Norte /

Resumo: A participação de mulheres com mais de sessenta anos no rito social de criação da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual - Ponta do Tubarão, no Rio Grande do Norte, é o objeto central desta pesquisa. Este trabalho busca analisar o discurso oral destas senhoras, na tentativa de histo...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Goulart, Lenice Lins., Fortes, Lore., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
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Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13772/1/CantoSenhorasAn%c3%a1lise_Goulart_2007.pdf
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Descrição
Resumo:Resumo: A participação de mulheres com mais de sessenta anos no rito social de criação da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual - Ponta do Tubarão, no Rio Grande do Norte, é o objeto central desta pesquisa. Este trabalho busca analisar o discurso oral destas senhoras, na tentativa de historicizar tal participação neste rito, apontando as ações de des-historicização que, no Ocidente, retiram as mulheres da cena comunitária desvalorizando ou tomando invisíveis os seus papéis de agentes da construção social. As reflexões decorrentes desta pesquisa, realizadas a partir do exemplo de uma comunidade pesqueira tradicional do litoral brasileiro, denunciam os mecanismos de dominação masculina que se instauram no "silêncio" do hábitus, tais como: os discursos de poder (que são responsáveis pela eternização das estruturas da divisão sexual) e os princípios de divisão social e cultural correspondentes. A presente pesquisa acata o discurso oral de Velhas Mulheres como uma prática de vida comunitária significativa, na comunidade de Diogo Lopes - Macau/RN. A criação comunitária da RDSE - Ponta do Tubarão como instrumento de gestão político-social é também aceita aqui como processo conduzido por atores sociais vários. Eles reagiram as ameaças desenvolvimentistas que se abateram e ainda tentam se abater sobre o equilíbrio dos ecossistemas de sua região. A metodologia utilizada na pesquisa apoia-se nos discursos orais destas senhoras como representações sociais do grupo em foco, sobre os quais se aplica o método de Análise do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC).#$&Abstract: The participation of women of more than 60 years of age in the social ritual of the creation of the Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual ("Sustainable Development State Reserve") at Ponta do Tubarão, in the state of Rio Grande do Norte, is the central object of this research. This work is an attempt to analyze the oral discourse of these women, to understand the historical participation in this ritual, pointing out the actions for de-historicization that, in the Westem world, take women out of the community scene making their roles less important or invisible as agents of social construction. The reflections that take place in this research, using as a starting point, the example of a traditional fishing community on the Brazilian coast, and denounce the mechanisms of male domination that try to "silence" their hábitus, such as: the discourse of power (that is responsible for the permanent division of sexual structures) and of the correspondent social and cultural division. The present research respects the oral discourse of the Elderly Women as a significant practice of community life in Diogo Lopes in Macau, Rio Grande do Norte. The creation of the community of RDSE in Ponta do Tubarão as an instrument for political and social management is also accepted here as a process conducted by various social actors that react to developmental threats that have interfered with and are still trying to interfere with the equilibrium of the regional ecosystem. The methodology used in the research is supported in the oral discourse of these women as social representations of a focus group, on which the method of the Análise do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) ("Collective Subject Discourse Analysis") is applied.#$&Resumen: La participación de las mujeres con más de sesenta años en el rito social de creación de la Reserva de Desarrollo Sostenible de la Província - Ponta do Tubarão, en Rio Grande do Norte, es el objeto central de esta investigación. Este trabajo busca analizar el discurso oral de estas senoras en la tentativa de historicizar tal participación en este rito, apuntando las acciones de des-historicidad ya que, en el Occidente, retiran a las mujeres de la escena comunitaria desvalorizando o tomándolas invisibles en sus papeles de agentes de construcción social. Las reflexiones decurrentes de esta investigación, localizada especificamente a partir del ejemplo de una comunidad pesquera tradicional del litoral brasilero, donde denuncian los mecanismos de dominación masculina que se instauran en el "silencio" del "habitus", y como se plasman en los discursos de poder (que son responsables y etemizan las estructuras de la división sexual) y los princípios de división social y cultural correspondientes. La presente investigación acata el discurso oral de las Mujeres Mayores como una práctica de vida comunitária significativa, en la comunidad de Diogo Lopes -Macau/RN. La creación comunitária da RDSE - Ponta do Tubarão como instrumento de gestión político-social es también aceptada aqui como proceso conducido por actores sociales vários, que reaccionaron a las amenazas del desarrollo que se abatieron y aún intentan abatirse sobre el equilibrio de los ecosistemas de su región. La metodologia utilizada en la investigación se apoya en los discursos orales de estas senoras como representaciones sociales del grupo en foco, sobre las cuales se aplica el método del Análisis del Discurso del Sujeto Colectivo (DSC).