A afetividade na relação pedagógica : um olhar sobre as relações sócio-positivas a partir da análise da Psicopedagogia /

Este artigo objetiva verificar a experiência da afetividade na relação professor/aluno para a construção do processo ensino/aprendizagem nas escolas do ensino fundamental na percepção da Psicopedagogia. Neste sentido, buscamos identificar suas implicações enquanto relações sociais positivas procuran...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Macêdo, Ademilde Barros de Lima., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Monografia UFRN
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/91945
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Este artigo objetiva verificar a experiência da afetividade na relação professor/aluno para a construção do processo ensino/aprendizagem nas escolas do ensino fundamental na percepção da Psicopedagogia. Neste sentido, buscamos identificar suas implicações enquanto relações sociais positivas procurando soluções para uma transformação, visto que, segundo psicólogos, educadores e sociólogod é nessa fase que o aluno adquire suas experiências de vida escolar voltadas para a sociedade. Essas experiências podem levá-lo a sentir prazer ou desprazer pela escola. Nesta perspectiva, nosso objetivo é identificar os métodos de ensino e a relação entre professores e alunos nas situações de sala de aula sendo necessário e urgente que se repense numa escola e num tipo de ensino voltados para as relações sociais positivas. Dessa forma, esperamos ter conseguido através desse estudo, que as instituições escolares atentem para as questões como a afetividade, por constituir-se num aspecto crucial de uma aprendizagem significativa, quando ela torna-se um ponto de equilíbrio, tanto para o educador, quanto para o educando, uma vez que esta relação é de suma importância para uma educação de qualidade.#$&ABSTRACT This article aims at to verify the importance of the affectivity in the relationship teacher/student for the construction of the process ensign/learning in the schools of the fundamental teaching in the perception of Psicopedagogia. In this sense, we looked for to identify your implications while positive social relationships seeking solutions for a transformation, because, according to psycologists, educators and sociologists it is in that the students acquires your experiences of school life gone back to the society. Those experiences can take him/it to feel pleasure or displeasure for the school. In this perspective, our objective is to identify the teaching methods and the relationship between teachers and students in the situations of class room being necessary and urgent that is rethought at a school and in a teaching type gone back to the positive social relationships. In that way, we hoped to have gotten through of that study, the school institutions look at subjects as the affectivity, for constituting in a crucial aspect of a significant learning, when she becomes a balance point, so much for the educator, as for the student, once this relationship is of highest importance for a quality education.