Memória de reconhecimento em indivíduos com mais de 45 anos/
Resumo: Com o decorrer da idade , são varios os processos cognitivos que declinam no cérebro humano. Um deles é a meméria, função que permite a retenção e posterior utilização dos conhecimentos aprendidos ao longo da vioda, entendendo-se como o resultado de múltiplos sistemas altamente organizados e...
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oai:localhost:123456789-648082022-11-30T05:08:10Z Memória de reconhecimento em indivíduos com mais de 45 anos/ Bezerra, Valquiria Guadalupe Vaca Diaz. Albuquerque, Fabíola da Silva. Memória - Dissertação. Memória - Aspectos fisiológicos - Dissertação. Memória em idosos - Dissertação. Memória de reconhecimento - Dissertação. Envelhecimento - Dissertação. Memory. Physiological aspects. Memory in aged. Recognition memory. Aging. Resumo: Com o decorrer da idade , são varios os processos cognitivos que declinam no cérebro humano. Um deles é a meméria, função que permite a retenção e posterior utilização dos conhecimentos aprendidos ao longo da vioda, entendendo-se como o resultado de múltiplos sistemas altamente organizados e espalhados em diversas regiões neutras.O presente trabalho teve como objetivo avaliar a memória de reconhecimento em indivíduos adultos com mais 45 anos, através de tarfeas de reconhecimento de palavras e de figuras e o uso de duas condições de codificação ou aprendizagem (com distratores iguais e com distratores diferentes). foram estudados 12 sujeitos (6 homens e 6 mulheres) com idade entre 45 e 88 anos e características demográficas semelhantes. Os sujeitos apresentaram melhor desempenho nas tarefas de figuras do que nas de palavras. Melhores resultados tambem foram verificados quando o contexto de codificação se deu com distratores diferentes, o que se refletiu significativamente a longo prazo principalmente em indivíduos idosos. Os resultados alcançados sugerem que o contexto de codificação influenciou a aprendizagem de listas de figuras e de palavras, e que estes resultados podem estar relacionados aos fenômenos envolvidos com a memória de reconhecimento, a recordação e a familiaridade.#$&Abstract: As we grow old, there are many cognitive process which decline in the human brain. One of them is the momory, a function that allows retention and posterior use of knowledge learned during the life, understood as a result of multiple system highly organized and spread in several neural regions. This work aimed to evaluate the recognition memory in adults over 45 years old through words and pictures recognition tasks and the use of two codification or learning conditions (same distracters and different distracters). Twelve individuals were studied (6 men and 6 women) aged between 45 and 88 years old and with similar demographic characteristics. They presented better performance on picture tasks rather than word tasks. Better results were also verified when the codification context had different distracters, which significantly reflected in a long term principally in elderly individuals. The results reached suggest that the codification context influenced the lists of pictures and words learning, mainly for the elderly ones, when compared to adults, and that these results can be related to the pheonmena involved with the recognition memory, the recollection and familiarity. 1 2022-10-05T16:00:25Z 2022-10-05T16:00:25Z 2006. Dissertação 159.953 B574m DISSERT 91666 https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/17362/1/YalkiriaGVDB.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/17362/1/YalkiriaGVDB.pdf |
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Resumo: Com o decorrer da idade , são varios os processos cognitivos que declinam no cérebro humano. Um deles é a meméria, função que permite a retenção e posterior utilização dos conhecimentos aprendidos ao longo da vioda, entendendo-se como o resultado de múltiplos sistemas altamente organizados e espalhados em diversas regiões neutras.O presente trabalho teve como objetivo avaliar a memória de reconhecimento em indivíduos adultos com mais 45 anos, através de tarfeas de reconhecimento de palavras e de figuras e o uso de duas condições de codificação ou aprendizagem (com distratores iguais e com distratores diferentes). foram estudados 12 sujeitos (6 homens e 6 mulheres) com idade entre 45 e 88 anos e características demográficas semelhantes. Os sujeitos apresentaram melhor desempenho nas tarefas de figuras do que nas de palavras. Melhores resultados tambem foram verificados quando o contexto de codificação se deu com distratores diferentes, o que se refletiu significativamente a longo prazo principalmente em indivíduos idosos. Os resultados alcançados sugerem que o contexto de codificação influenciou a aprendizagem de listas de figuras e de palavras, e que estes resultados podem estar relacionados aos fenômenos envolvidos com a memória de reconhecimento, a recordação e a familiaridade.#$&Abstract: As we grow old, there are many cognitive process which decline in the human brain. One of them is the momory, a function that allows retention and posterior use of knowledge learned during the life, understood as a result of multiple system highly organized and spread in several neural regions. This work aimed to evaluate the recognition memory in adults over 45 years old through words and pictures recognition tasks and the use of two codification or learning conditions (same distracters and different distracters). Twelve individuals were studied (6 men and 6 women) aged between 45 and 88 years old and with similar demographic characteristics. They presented better performance on picture tasks rather than word tasks. Better results were also verified when the codification context had different distracters, which significantly reflected in a long term principally in elderly individuals. The results reached suggest that the codification context influenced the lists of pictures and words learning, mainly for the elderly ones, when compared to adults, and that these results can be related to the pheonmena involved with the recognition memory, the recollection and familiarity. |
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