Saber educacional : Um mapa da produção acadêmica discente (PUC/SP - USP : 1990-1997) /
Este trabalho faz uma análise da produção discente dos Programas de Pós-Graduação em Educação das Instituições Universidade de São Paulo (USP) e Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) a partir das teses de doutorado defendidas no período de 1900 a 1997. Longe de se prender às dicotom...
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Formato: | Tese |
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Resumo: | Este trabalho faz uma análise da produção discente dos Programas de Pós-Graduação em Educação das Instituições Universidade de São Paulo (USP) e Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) a partir das teses de doutorado defendidas no período de 1900 a 1997. Longe de se prender às dicotomias público versus privado, laico versus confessional, tão presentes nos trabalhos da área, a opção deste estudo fundamenta-se na legitimidade das instituições que reúnem dois dos mais consagrados corpos de pesquisa acadêmica do país e no fato de que juntas representam mais de 42% do total das teses produzidas nos Programas de Pós-Graduação em Educação, levando-se em conta toda a produção do país. O objetivo é mapear a produção educacional realizada nessas instituições e, com isso, desenhar o perfil do que se tem produzido nos últimos anos, delineando as discussões, as perspectivas e as tendências presentes nos trabalhos. As referências teóricas utilizadas para a compreensão da lógica da produção acadêmica educacional são as proporcionadas pelo pensamento complexo, sobretudo pela obra de Edgar Morin. |
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