Saber educacional : Um mapa da produção acadêmica discente (PUC/SP - USP : 1990-1997) /

Este trabalho faz uma análise da produção discente dos Programas de Pós-Graduação em Educação das Instituições Universidade de São Paulo (USP) e Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) a partir das teses de doutorado defendidas no período de 1900 a 1997. Longe de se prender às dicotom...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Andrade, Maria da Conceição Lima de, Rangel, Lucia Helena Vitalli., Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Formato: Tese
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/91332
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Este trabalho faz uma análise da produção discente dos Programas de Pós-Graduação em Educação das Instituições Universidade de São Paulo (USP) e Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) a partir das teses de doutorado defendidas no período de 1900 a 1997. Longe de se prender às dicotomias público versus privado, laico versus confessional, tão presentes nos trabalhos da área, a opção deste estudo fundamenta-se na legitimidade das instituições que reúnem dois dos mais consagrados corpos de pesquisa acadêmica do país e no fato de que juntas representam mais de 42% do total das teses produzidas nos Programas de Pós-Graduação em Educação, levando-se em conta toda a produção do país. O objetivo é mapear a produção educacional realizada nessas instituições e, com isso, desenhar o perfil do que se tem produzido nos últimos anos, delineando as discussões, as perspectivas e as tendências presentes nos trabalhos. As referências teóricas utilizadas para a compreensão da lógica da produção acadêmica educacional são as proporcionadas pelo pensamento complexo, sobretudo pela obra de Edgar Morin.