O desenvolvimento profissional docente e a participação colegiado no Atheneu Norte-Riograndense/

Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar se existe relação entre a participação docente no colegiado escolar e o desenvolvimento profissional do professor a partir da análise das experiências cotidianas de professores de uma instituição pública da Rede Estadual de ensino na cidade do Natal...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Oliveira, Vivianne Souza de., Silva, Rosália de Fátima e.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14604/1/VivianeSO.pdf
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:localhost:123456789-64416
record_format dspace
spelling oai:localhost:123456789-644162022-11-30T05:01:43Z O desenvolvimento profissional docente e a participação colegiado no Atheneu Norte-Riograndense/ Oliveira, Vivianne Souza de. Silva, Rosália de Fátima e. Educação social - Dissertação. Colegiado escolar - Dissertação. Participação - Professor - Conselho escolar - Dissertação. Social education. School board. Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar se existe relação entre a participação docente no colegiado escolar e o desenvolvimento profissional do professor a partir da análise das experiências cotidianas de professores de uma instituição pública da Rede Estadual de ensino na cidade do Natal. Temos como foco principal as possíveis relações entre a ação participativa do professor e o seu desenvolvimento profissional, a partir da participação no Conselho Escolar, considerado por nós como um espaço de coletividade. Para realização da pesquisa utilizamos a Entrevista Compreensiva (KAUFMANN, 1996; SILVA 2002) para analisar os discursos orais de nove professores participantes do Conselho Escolar, considerados como referência principal desse estudo. Ao procurar compreender os motivos que conduziram os professores a escolherem a profissão docente, percebemos a dificuldade de reconhecimento da docência como profissão. Este fato apresenta-se como um obstáculo à perspectiva de desenvolvimento profissional dos professores. No que se refere às formas de participação dos professores no Conselho e os seus significados, percebemos em primeiro lugar que o sentimento de pertença pode ser considerado um dos fatores determinantes para que o professor participe ativamente das ações colegiadas. Isto por eles desejarem e acreditarem que esse é o melhor caminho para se desenvolverem melhor enquanto profissionais e conseqüentemente melhorar a situação da escola. Em segundo lugar percebemos que o Conselho representa, um lugar de articulação da igualdade entre todos os que formam a comunidade escolar. Ao procurarmos compreender como ocorriam às ações coletivas na escola, os professores demonstram que apesar de compreenderem como deveria ser uma ação coletiva apresentam os elementos de fragilidade desse processo que inibem o desenvolvimento da ação colegiada. Finalmente, ao questionarmos sobre os elementos que contribuiriam para o#$&desenvolvimento profissional docente, os professores apresentam a competência, a ética e valorização profissional, como fatores que contribuem para o desenvolvimento profissional docente na atualidade. 1 2022-10-05T15:56:13Z 2022-10-05T15:56:13Z 2006. Dissertação 37.035 O48d DISSERT 91186 https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14604/1/VivianeSO.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14604/1/VivianeSO.pdf
institution Acervo SISBI
collection SIGAA
topic Educação social -
Dissertação.
Colegiado escolar -
Dissertação.
Participação -
Professor -
Conselho escolar -
Dissertação.
Social education.
School board.
spellingShingle Educação social -
Dissertação.
Colegiado escolar -
Dissertação.
Participação -
Professor -
Conselho escolar -
Dissertação.
Social education.
School board.
Oliveira, Vivianne Souza de.
Silva, Rosália de Fátima e.
O desenvolvimento profissional docente e a participação colegiado no Atheneu Norte-Riograndense/
description Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar se existe relação entre a participação docente no colegiado escolar e o desenvolvimento profissional do professor a partir da análise das experiências cotidianas de professores de uma instituição pública da Rede Estadual de ensino na cidade do Natal. Temos como foco principal as possíveis relações entre a ação participativa do professor e o seu desenvolvimento profissional, a partir da participação no Conselho Escolar, considerado por nós como um espaço de coletividade. Para realização da pesquisa utilizamos a Entrevista Compreensiva (KAUFMANN, 1996; SILVA 2002) para analisar os discursos orais de nove professores participantes do Conselho Escolar, considerados como referência principal desse estudo. Ao procurar compreender os motivos que conduziram os professores a escolherem a profissão docente, percebemos a dificuldade de reconhecimento da docência como profissão. Este fato apresenta-se como um obstáculo à perspectiva de desenvolvimento profissional dos professores. No que se refere às formas de participação dos professores no Conselho e os seus significados, percebemos em primeiro lugar que o sentimento de pertença pode ser considerado um dos fatores determinantes para que o professor participe ativamente das ações colegiadas. Isto por eles desejarem e acreditarem que esse é o melhor caminho para se desenvolverem melhor enquanto profissionais e conseqüentemente melhorar a situação da escola. Em segundo lugar percebemos que o Conselho representa, um lugar de articulação da igualdade entre todos os que formam a comunidade escolar. Ao procurarmos compreender como ocorriam às ações coletivas na escola, os professores demonstram que apesar de compreenderem como deveria ser uma ação coletiva apresentam os elementos de fragilidade desse processo que inibem o desenvolvimento da ação colegiada. Finalmente, ao questionarmos sobre os elementos que contribuiriam para o#$&desenvolvimento profissional docente, os professores apresentam a competência, a ética e valorização profissional, como fatores que contribuem para o desenvolvimento profissional docente na atualidade.
format Dissertação
author Oliveira, Vivianne Souza de.
Silva, Rosália de Fátima e.
author_facet Oliveira, Vivianne Souza de.
Silva, Rosália de Fátima e.
author_sort Oliveira, Vivianne Souza de.
title O desenvolvimento profissional docente e a participação colegiado no Atheneu Norte-Riograndense/
title_short O desenvolvimento profissional docente e a participação colegiado no Atheneu Norte-Riograndense/
title_full O desenvolvimento profissional docente e a participação colegiado no Atheneu Norte-Riograndense/
title_fullStr O desenvolvimento profissional docente e a participação colegiado no Atheneu Norte-Riograndense/
title_full_unstemmed O desenvolvimento profissional docente e a participação colegiado no Atheneu Norte-Riograndense/
title_sort o desenvolvimento profissional docente e a participação colegiado no atheneu norte-riograndense/
publishDate 2022
url https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14604/1/VivianeSO.pdf
work_keys_str_mv AT oliveiraviviannesouzade odesenvolvimentoprofissionaldocenteeaparticipacaocolegiadonoatheneunorteriograndense
AT silvarosaliadefatimae odesenvolvimentoprofissionaldocenteeaparticipacaocolegiadonoatheneunorteriograndense
_version_ 1766845533906796544