Contribuição ao estudo da separação da scheelita, fluorita e apatita por flotação /

Resumo: Foram realizados ensaios de microflotação, em tubo hallimond, dos minerais scheelita, fluorita e apatita, em função da concentração dos coletores ácidos oléico e sulfossuccinamato, para diversos valores de pH. Observou-se qie o controle da concentração de coletor em níveis mínimos, principal...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Teixeira, Odete Coelho Gouveia., Bôas, Roberto Cerrini Villas., Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/90215
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Resumo: Foram realizados ensaios de microflotação, em tubo hallimond, dos minerais scheelita, fluorita e apatita, em função da concentração dos coletores ácidos oléico e sulfossuccinamato, para diversos valores de pH. Observou-se qie o controle da concentração de coletor em níveis mínimos, principalmente na presença do sulfossuccinamato, é de extrema importância para a flotação seletiva da fluorita, em relação à scheelita e à apatita. O pH é outra variável importante. com ácido oléico oléico, em baixas concentrações, o pH = 8,0 apresentou melhores condições de seletividade. Como reagentes modificadores, foram testados o ácido tânico, o cloreto de cálcio e o cloreto de magnésio. Foram realizados, também, estudos de mobilidade eletroforética com os três minerais, na presença e ausência de coletor e de reagentes modificadores. A adição do coletor acarretou a reversão da carga da fluorita de positiva a negativa para valores de pH anteriores ao ponto isoelétrico (pH = 9,5), a partir do qual ocorreu uma correspondente queda da flotabilidade deste material. A adição de cloreto de cálcio reverteu o pontecial zeta da scheelita e da apatita de negativo para positivo, ativando, correspondentemente, a flotabilidade desses minerais. A influência do cloreto de magnésio foi menos marcante, revertendo a carga da scheelita e da apatita somente após pH = 10,0, sem influenciar, no entanto, sua flotabilidade. Os estudos de absorção do ácido oléico em fluorita reveleram que esta ocorre em múltiplas camadas e que existe uma correspondência entre a concentração de equilíbrio de saturaçõa da adsorção, a estabilização do potencial zeta e a flotabilidade máxima desse mineral. #$&Abstract: