Aspectos sanitários de corpos lênticos temporários utilizados para consumo humano /

Resumo: A pesquisa analisou os aspectos sanitários de 21 corpos aquáticos (barreiros, tanques, cacimbas e açudes) usados para consumo humano e localizados em áreas rurais de municípios e distritos vizinhos à cidade de Campina Grande, no Estado da Paraíba. O levantamento de dados foi efetuado no perí...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Diniz, Célia Regina., König, Annemarie., Ceballos, Beatriz S. O. de., Universidade Federal da Paraíba.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/90091
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Resumo: A pesquisa analisou os aspectos sanitários de 21 corpos aquáticos (barreiros, tanques, cacimbas e açudes) usados para consumo humano e localizados em áreas rurais de municípios e distritos vizinhos à cidade de Campina Grande, no Estado da Paraíba. O levantamento de dados foi efetuado no período de novembro de 1989 a julho de 1990, com coletas quinzenais. Os parâmetros físico-químicos determinados foram: temperatura, pH, transparência, turbidez, oxigênio dissolvido, DBO5, nitrato, ortofosfato solúvel, alcalinidade, cloretos e dureza. Os microbiológicos foram: coliformes fecais (CF), estreptococos fecais (EF), Pseudomonas aeruginosa (PA), clorofila "a", identificação dos gêneros de algas e fungos. Análises de agrupamento foram feitas para resumir os corpos aquáticos com características similares. O teste de correlação de Pearson foi efetuado para verificar a existência de correlação estatística significante entre os parâmetros. Todos os reservatórios estudados estudados apresentaram condições sanitárias deficientes, caracterizado por valores predominantemente elevados das bactérias indicadoras de contaminação fecal, particularmente coliformes fecais e estreptococos fecais. Isto significa que muito provavelmente essas águas veicularam organismos patogênicos, prejudicando a saúde dos usuários. Com relação às concentrações dos diversos parâmetros físico -químicos, os níveis encontrados geralmente foram compatíveis aos padrões sugeridos para consumo. Apesar dos nutrientes apresentarem teores favoráveis ao desenvolvimento do fitoplâncton, não foram suficientes para proporcionar o florescimento das algas. A identificação do fitoplancton permitiu observar que diversos gêneros de algas do phylum chlorophyta apresentaram associações com diferentes níveis de DBO5. Dentre os fungos presentes nos corpos aquáticos destacam--se: Fungos não esporulados (FNE), Penicillium, Rhodotorula e Candida. Esta última levedura, é um patógeno oportunista que causa infecções na pele, indicando que as águas aqui analisadas apresentaram risco potencial de transmissão de doenças causadas por fungos. Através da análise de agrupamento, pôde-se concluir que a qualidade sanitária da água foi independente das características físicas e da localização do corpo aquático. O uso inadequado do reservatório foi o maior responsável pela deterioração da qualidade de suas águas.#$&Abstract: