Quando professoras se encontram para estudar matemática : saberes em movimento/

Resumo: Este é um texto resultante de uma pesquisa de Doutorado em Educação que fala de professoras, de constituição profissional, de formação, de fazeres e saberes docentes. Neste texto está escrito o caminhar de um grupo de estudo em ensino de matemática composto por professoras que ensinam matemá...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Alves, Francisca Terezinha Oliveira., Brito, Arlete de Jesus.
Formato: Tese
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/89736
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:localhost:123456789-63403
record_format dspace
spelling oai:localhost:123456789-634032022-11-30T04:42:30Z Quando professoras se encontram para estudar matemática : saberes em movimento/ Alves, Francisca Terezinha Oliveira. Brito, Arlete de Jesus. Formação de professores - Tese. Matemática - Formação de professores - Tese. Saberes docentes - Ensino de matemática - Tese. Prática docente - Matemática- Ensino fundamental - Tese. Teaching formation. Mathematics education. Teaching skills. Teaching practice. Resumo: Este é um texto resultante de uma pesquisa de Doutorado em Educação que fala de professoras, de constituição profissional, de formação, de fazeres e saberes docentes. Neste texto está escrito o caminhar de um grupo de estudo em ensino de matemática composto por professoras que ensinam matemática no 2º ciclo do ensino fundamental (5º ano de escolaridade), todas pertencendo a uma mesma escola pública da rede municipal da cidade do Natal. Apresenta o percurso do grupo em todas as suas particularidades, singularidades e busca constante para se tornar colaborativo. Tal percurso foi marcado pelas histórias de suas participantes no incessante caminho para se constituírem professoras, pela partilha de aprendizagens, pelo processo de colaboração, pela reflexão da prática docente, pelo crescimento pessoal e profissional das professoras que formavam o grupo. A pesquisa de abordagem interpretativa qualitativa teve como seu campo de investigação o grupo de estudo em toda a sua plenitude. Os dados fornecidos pelos instrumentos de coleta nos indicaram que a colaboração entre as professoras, o acesso a conhecimentos específicos da área da matemática, a reflexão sobre a prática docente em um contexto situado, são caminhos que conduzem e possibilitam a reelaboração dos saberes docentes por professoras que ensinam matemática nos anos iniciais.#$&Abstract: This text results of a research in an Education Doctorate about teachers, professional background, formation, teaching knowledge and abilities. In this text, it s described the history of a study group in mathematics education composed by teachers who teach mathematics in the 2nd cycle of Ensino Fundamental (5th year of schooling), all belonging to the same school of the municipal public schools network. It presents the trajectory of the collaborative group, in all particularities, singularities, and the constant search to become collaborative. This trajectory was marked by the stories of it s participants in the ceaseless path to constitute teachers, by the sharing of knowledge, by the process of collaboration, by the thinking about the teaching practice, and by the personal and professional improvement of the teachers that form the group. The interpretative and qualitative research had as its investigation field the study group. The data supplied by the collect instruments indicate us that the collaboration between the teachers, the access to specific knowledge of mathematics area, the reflections about the teaching practice in a given context, are paths that lead to and make possible the re-elaboration of the teaching skills by teachers that teach mathematics to the first years. 1 2022-10-05T15:44:53Z 2022-10-05T15:44:53Z 2007. Tese 371.13 A474q TESE 89736 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/89736 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/89736
institution Acervo SISBI
collection SIGAA
topic Formação de professores -
Tese.
Matemática -
Formação de professores -
Tese.
Saberes docentes -
Ensino de matemática -
Tese.
Prática docente -
Matemática-
Ensino fundamental -
Tese.
Teaching formation.
Mathematics education.
Teaching skills.
Teaching practice.
spellingShingle Formação de professores -
Tese.
Matemática -
Formação de professores -
Tese.
Saberes docentes -
Ensino de matemática -
Tese.
Prática docente -
Matemática-
Ensino fundamental -
Tese.
Teaching formation.
Mathematics education.
Teaching skills.
Teaching practice.
Alves, Francisca Terezinha Oliveira.
Brito, Arlete de Jesus.
Quando professoras se encontram para estudar matemática : saberes em movimento/
description Resumo: Este é um texto resultante de uma pesquisa de Doutorado em Educação que fala de professoras, de constituição profissional, de formação, de fazeres e saberes docentes. Neste texto está escrito o caminhar de um grupo de estudo em ensino de matemática composto por professoras que ensinam matemática no 2º ciclo do ensino fundamental (5º ano de escolaridade), todas pertencendo a uma mesma escola pública da rede municipal da cidade do Natal. Apresenta o percurso do grupo em todas as suas particularidades, singularidades e busca constante para se tornar colaborativo. Tal percurso foi marcado pelas histórias de suas participantes no incessante caminho para se constituírem professoras, pela partilha de aprendizagens, pelo processo de colaboração, pela reflexão da prática docente, pelo crescimento pessoal e profissional das professoras que formavam o grupo. A pesquisa de abordagem interpretativa qualitativa teve como seu campo de investigação o grupo de estudo em toda a sua plenitude. Os dados fornecidos pelos instrumentos de coleta nos indicaram que a colaboração entre as professoras, o acesso a conhecimentos específicos da área da matemática, a reflexão sobre a prática docente em um contexto situado, são caminhos que conduzem e possibilitam a reelaboração dos saberes docentes por professoras que ensinam matemática nos anos iniciais.#$&Abstract: This text results of a research in an Education Doctorate about teachers, professional background, formation, teaching knowledge and abilities. In this text, it s described the history of a study group in mathematics education composed by teachers who teach mathematics in the 2nd cycle of Ensino Fundamental (5th year of schooling), all belonging to the same school of the municipal public schools network. It presents the trajectory of the collaborative group, in all particularities, singularities, and the constant search to become collaborative. This trajectory was marked by the stories of it s participants in the ceaseless path to constitute teachers, by the sharing of knowledge, by the process of collaboration, by the thinking about the teaching practice, and by the personal and professional improvement of the teachers that form the group. The interpretative and qualitative research had as its investigation field the study group. The data supplied by the collect instruments indicate us that the collaboration between the teachers, the access to specific knowledge of mathematics area, the reflections about the teaching practice in a given context, are paths that lead to and make possible the re-elaboration of the teaching skills by teachers that teach mathematics to the first years.
format Tese
author Alves, Francisca Terezinha Oliveira.
Brito, Arlete de Jesus.
author_facet Alves, Francisca Terezinha Oliveira.
Brito, Arlete de Jesus.
author_sort Alves, Francisca Terezinha Oliveira.
title Quando professoras se encontram para estudar matemática : saberes em movimento/
title_short Quando professoras se encontram para estudar matemática : saberes em movimento/
title_full Quando professoras se encontram para estudar matemática : saberes em movimento/
title_fullStr Quando professoras se encontram para estudar matemática : saberes em movimento/
title_full_unstemmed Quando professoras se encontram para estudar matemática : saberes em movimento/
title_sort quando professoras se encontram para estudar matemática : saberes em movimento/
publishDate 2022
url https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/89736
work_keys_str_mv AT alvesfranciscaterezinhaoliveira quandoprofessorasseencontramparaestudarmatematicasaberesemmovimento
AT britoarletedejesus quandoprofessorasseencontramparaestudarmatematicasaberesemmovimento
_version_ 1766817123538042880