Burocracia e ensino universitário : Uma análise sobre o necessário e o sucedido na vida cotidiana /

Este trabalho teve como objetivo geral realizar um estudo teórico-filosófico comparativo sobre a teoria da burocracia e a concepção filosófica de Universidade construída, objetivando efetuar tal arcabouço analítico num recorte empírico específico, isto é, a Universidade Federal do Rio Grande do Nort...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Costa, Tassio Paulo Teixeira., Evangelista, João Emanuel., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Monografia UFRN
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spelling oai:localhost:123456789-628192022-11-30T04:32:43Z Burocracia e ensino universitário : Uma análise sobre o necessário e o sucedido na vida cotidiana / Costa, Tassio Paulo Teixeira. Evangelista, João Emanuel. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Universidade - Monografia. Ensino superior - Docência - Rio Grande do Norte - Monografia. Educação Superior - Estudo filosófico - Monografia. Burocracia - no ensino - Monografia. Concepção - Filosófica - Ensino superior - Monografia. Capitalismo - Este trabalho teve como objetivo geral realizar um estudo teórico-filosófico comparativo sobre a teoria da burocracia e a concepção filosófica de Universidade construída, objetivando efetuar tal arcabouço analítico num recorte empírico específico, isto é, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em suas normas estatuídas que regem o trabalho docente, ou seja, as diretrizes para a conduta em sala de aula, pesquisa e extensão, tendo em vista compreender os limites (emperramentos) e possibilidades (liberdades) do docente desta universidade para com o saber acadêmico. A metodologia da pesquisa baseou-se num programa de quatro entrevistas com docentes da UFRN. além da pesquisa bibliográfica e das orientações acadêmicas. No decorrer deste trabalho empreendeu-se um processo de construção de uma pesquisa acadêmica bastante polêmica, tanto do ponto de vista teórico, quanto do ponto de vista operacional. Iniciou-se uma revisão bibliográfica acerca da teoria da burocracia, com fins de apreensão de suas dimensões conceituais e sociais. Posteriormente, passou-se ao entendimento de "concepções de Universidades", objetivando compreender e formar uma concepção de Universidade para a pesquisa. Concluiu-se que não se pode pensar a Universidade de forma abstrata. Esta é condicionada e condicionante pela/da sociedade. A presente construção do conceito de Universidade aqui estabelecida indica uma concepção filosófica ideal, no sentido de que autonomiza-se perante o Estado, no sentido gramsciano (sociedade civil + sociedade política). Esta construção aqui empreendida é uma realidade em si, não existe empiricamente, a não ser em sua concepção e valoração. Esta construção é um devir, uma potencialidade, uma possibilidade. Este vir a ser é que motiva esta concepção de universidade. A burocracia na sociedade moderna é um elemento estrutural da vida acadêmica. Sem ela, a vida na universidade estaria#$&à margem de qualquer organização material e associativa. No entanto, as cautelas formais (em alguns casos) terminam por sufocar o trabalho docente, através de uma série de obrigações e normas a seguir. 1 2022-10-05T15:38:38Z 2022-10-05T15:38:38Z 2006. Monografia UFRN 378 C837b MONOG (Broch.). 88945 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/88945 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/88945
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Costa, Tassio Paulo Teixeira.
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Burocracia e ensino universitário : Uma análise sobre o necessário e o sucedido na vida cotidiana /
description Este trabalho teve como objetivo geral realizar um estudo teórico-filosófico comparativo sobre a teoria da burocracia e a concepção filosófica de Universidade construída, objetivando efetuar tal arcabouço analítico num recorte empírico específico, isto é, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em suas normas estatuídas que regem o trabalho docente, ou seja, as diretrizes para a conduta em sala de aula, pesquisa e extensão, tendo em vista compreender os limites (emperramentos) e possibilidades (liberdades) do docente desta universidade para com o saber acadêmico. A metodologia da pesquisa baseou-se num programa de quatro entrevistas com docentes da UFRN. além da pesquisa bibliográfica e das orientações acadêmicas. No decorrer deste trabalho empreendeu-se um processo de construção de uma pesquisa acadêmica bastante polêmica, tanto do ponto de vista teórico, quanto do ponto de vista operacional. Iniciou-se uma revisão bibliográfica acerca da teoria da burocracia, com fins de apreensão de suas dimensões conceituais e sociais. Posteriormente, passou-se ao entendimento de "concepções de Universidades", objetivando compreender e formar uma concepção de Universidade para a pesquisa. Concluiu-se que não se pode pensar a Universidade de forma abstrata. Esta é condicionada e condicionante pela/da sociedade. A presente construção do conceito de Universidade aqui estabelecida indica uma concepção filosófica ideal, no sentido de que autonomiza-se perante o Estado, no sentido gramsciano (sociedade civil + sociedade política). Esta construção aqui empreendida é uma realidade em si, não existe empiricamente, a não ser em sua concepção e valoração. Esta construção é um devir, uma potencialidade, uma possibilidade. Este vir a ser é que motiva esta concepção de universidade. A burocracia na sociedade moderna é um elemento estrutural da vida acadêmica. Sem ela, a vida na universidade estaria#$&à margem de qualquer organização material e associativa. No entanto, as cautelas formais (em alguns casos) terminam por sufocar o trabalho docente, através de uma série de obrigações e normas a seguir.
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