"Eu que antes era e me sabia" : A moda como elemento de distinção e identificação social /

O presente trabalho se propõe a estudar a importância e significado que as mulheres de baixa renda(contemporâneas} atribuem às vestimentas. Tendo em vista o processo de moldaçao dos "gostos" através do fenômeno da moda e o reforço desses pelos meios de comunicação. Para isso baseia-se numa...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Nunes, Gilcerlândia Pinheiro de Almeida., Alves, Maria Lúcia Bastos., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Monografia UFRN
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/88638
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:O presente trabalho se propõe a estudar a importância e significado que as mulheres de baixa renda(contemporâneas} atribuem às vestimentas. Tendo em vista o processo de moldaçao dos "gostos" através do fenômeno da moda e o reforço desses pelos meios de comunicação. Para isso baseia-se numa amostra empírica de 35 mulheres que trabalham no bairro Alecrim(Nata!/RN) e residem em diferentes bairros dessa cidade. Foram pesquisadas funções variadas como: vendedoras de lojas, manicuras, recepcionislas entre outras. Apoiando-se nos resultados obtidos, procurou-se fazer uma leitura desses, vindo a entender a grande importância que representa o ato de vestir. Portanto, o que se veste pareceu sempre está envolto de uma carga simbólica capaz de identificar mas também de distinguir. Por esse motivo, entendeu-se o porque dos esforços, dessas mulheres, para adquirirem as vestimentas que julgam de "bom gosto" e, por outro lado ainda reforçam esse conceito quando zombam das outras mulheres que se vestem com "mau gosto".