Educação ambiental sob a ótica da sustentabilidade /

O presente trabalho tem como objetivo investigar os aspectos concernentes à educação ambiental sobre a ótica da sustentabilidade. A ideia é analisar a educação ambiental através numa perspectiva do desenvolvimento sustentável. O modo de produção e distribuição de riqueza contemporânea vem enfrentand...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Alves, Rosangela Karla de Oliveira., Costa, Fernando Bastos., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Monografia UFRN
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/88471
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:O presente trabalho tem como objetivo investigar os aspectos concernentes à educação ambiental sobre a ótica da sustentabilidade. A ideia é analisar a educação ambiental através numa perspectiva do desenvolvimento sustentável. O modo de produção e distribuição de riqueza contemporânea vem enfrentando inúmeros questionamentos Um dos questionamentos que vem se consolidando é aquele que relaciona as práticas sociais com os limites suportáveis do ecossistema. Cresce o movimento da chamado crítica ecológica. De acordo com esta concepção, o meio ambiente vem sendo exposto a um aumento considerável de degradações e de escassez dos recursos naturais, que podem levar a sociedade global a um verdadeiro colapso, já que as ameaças são inúmeras - aquecimento global, degradação dos solos, diminuição da capacidade de produção alimentar, enchentes, dentre outros. Torna-se, neste sentido, cada vez mais importante se perguntar o modelo que orienta este tipo de relação entre o homem e a natureza. A educação ambiental voltada para a sustentabilidade visa estabelecer a construção de um cidadão do mundo e cônscio de seus deveres e responsabilidades para com o outro e o meio ambiente. Esta é uma perspectiva fundante de um nove paradigma e de um novo modo de se posicionar no mundo. Palavras Chave: Crise Ecológica, Desenvolvimento