Chuva de bala : História e espetáculo em Mossoró /

A presente Monografia do Curso de Ciências Sociais da universidade Federal do Rio Grande do Norte tem por objetivo estudar e analisar as versões construídas sobre o ataque de Lampião a Mossoró-RN e de que maneira tais versões estão influenciando na cidade para que ela continue na tentativa de se ins...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Firmino, Lucianne Correia., Pereira, Edmundo Marcelo Mendes., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Monografia UFRN
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/88467
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:A presente Monografia do Curso de Ciências Sociais da universidade Federal do Rio Grande do Norte tem por objetivo estudar e analisar as versões construídas sobre o ataque de Lampião a Mossoró-RN e de que maneira tais versões estão influenciando na cidade para que ela continue na tentativa de se institucionalizar como a "Cidade da Resistência". Minhas fontes de pesquisas foram na Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte, localizada na cidade de Mossoró, onde existe um bom número de acervos sobre o ocorrido em 13 de junho de 1927 e em uma pesquisa etnográfica no evento "Chuva de Bala no País de Mossoró", evento esse que cuida de contar a história do ataque de forma teatral, numa versão construída pelo autor mossoroense Tarcísio Gurgel. Através das versões encontradas nos livros escritos por historiadores mossoroenses e do texto apresentado no espetáculo "Chuva de Bala no País de Mossoró". analisarei de que forma pode se estar construindo uma ideia de "tradição" na cidade, como escrevem Hobsbawn & Ranger (1997), uma "tradição inventada" da "resistência" do povo de Mossoró desde a vitória sobre o bando do cangaceiro Lampião.