Até que a morte os separe? : o casamento no pentecostalismo, frente à violência contra a mulher /

A partir da pesquisa qualitativa realizada com as principais lideranças e fiéis de onze igrejas penteeoslais em Parnamirim, o presente trabalho objetivou primordialmente analisar como e em que medida os valores pentecostais podem gerar processos que levem a mudanças na sua orientação ética e em açõe...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Fonseca, Jean-Claude Rodrigues da., Lopes Júnior, Orivaldo Pimentel., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Monografia UFRN
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/88313
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:A partir da pesquisa qualitativa realizada com as principais lideranças e fiéis de onze igrejas penteeoslais em Parnamirim, o presente trabalho objetivou primordialmente analisar como e em que medida os valores pentecostais podem gerar processos que levem a mudanças na sua orientação ética e em ações, no que diz respeito ao casamento, frente à violência contra a mulher. Para tal pesquisa recorremos às teorias das representações coletivas, relacionando-as ao conceito de género e à noção de religião como um fenómeno social. No primeiro capítulo tecemos uma breve trajetória histórica das grandes fases da implantação do pentecostalismo no Brasil; discorremos também sobre algumas das principais peculiaridades deste fenómeno e, posteriormente, traçamos o perfil do fenómeno pentecostal apreciado no nosso campo empírico. Na seção seguinte, analisamos a representação que o pentecostalismo constrói sobre género e as suas implicações na interação entre ethos religioso e questões intrafami liares. Posteriormente, de posse dos depoimentos, verificamos também a construção que o próprio grupo religioso fax sobre a violência e as consequências deste conceito sobre a vida dos fiéis, especialmente das mulheres. Finalmente, observamos o lugar e a importância do casamento e do modelo idealizado de família, procurando compreender como estas instituições orientam a conduta social do grupo em apreço.