A avaliação no processo ensino/aprendizagem na formação profissional em Enfermagem/

Resumo: A avaliação no processo ensino/aprendizagem, como parte integrante da ação educativa, busca no educando meios de recomeçar a construção do conhecimento, possibilitando um fazer pedagógico com vários olhares em relação ao ato de avaliar. Nesta perspectiva, este estudo tem por objetivo analisa...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Couto, Elizabeth Alves de Oliveira., Germano, Raimunda Medeiros.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/87395
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:localhost:123456789-61650
record_format dspace
spelling oai:localhost:123456789-616502022-11-30T04:12:10Z A avaliação no processo ensino/aprendizagem na formação profissional em Enfermagem/ Couto, Elizabeth Alves de Oliveira. Germano, Raimunda Medeiros. Enfermagem - Dissertação. Avaliação - Processo ensino-aprendizagem - Ação educativa - Dissertação. Processo ensino-aprendizagem - Formação profissional - Técnico em enfermagem - Dissertação. Resumo: A avaliação no processo ensino/aprendizagem, como parte integrante da ação educativa, busca no educando meios de recomeçar a construção do conhecimento, possibilitando um fazer pedagógico com vários olhares em relação ao ato de avaliar. Nesta perspectiva, este estudo tem por objetivo analisar a avaliação no processo ensino/aprendizagem, durante a formação profissional do técnico em enfermagem. Como procedimento de investigação, foram realizadas duas reuniões de grupo focal com os 12 professores do curso Técnico em Enfermagem, de uma escola pública de Natal. A pesquisa, de abordagem qualitativa, teve como aporte teórico fundamental os estudos de Luckesi, Hoffmann e Perrenoud, entre outros autores que tratam do tema. Os resultados evidenciam que professores e alunos são os atores mais envolvidos quando o tema é avaliação. Para sua realização, utilizam vários instrumentos, comumente definidos pelo professor. Avaliam, sobretudo, o conteúdo teórico das disciplinas, embora reconheçam a importância e também a dificuldade de avaliar os aspectos referentes às habilidades e às atitudes. Por fim, apontam o projeto político/pedagógico do curso como um suporte de orientação para as questões pedagógicas; e, neste sentido, este projeto propicia contínuos debates, no âmbito da escola, acerca do ensino profissional e, dentro deste, o tema da avaliação é uma referência.#$&Abstract: Evaluation an integrative action in the process of teaching/learning. It aims to supply forms for the student to be able rebuild their own knowledge. Evaluation is then seen as an educational tool that takes many angles. Thus, this work aims to analyze the evaluation in the process of teaching/learning. This is done considering the education provided in the formation of nursing technicians. In order to investigate these issues, two Focal group meetings with 12 teachers in a Nursing Technicians course in a public school in Natal, were realized. The research is of quantitative nature. The theoretical support was based on Luckesi, Hoffman and Perrenoud, amongst others that deal with this subject. Results show that teachers and students are the main actors related to evaluation issues. Some instruments that are used for evaluation purposes and are most commonly defined by the teachers themselves. They aim to evaluate the theoretical contents of the disciplines, even though there is recognition on part of the teachers of the importance as well as the difficulty to evaluate aspects referred to the student's abilities and attitudes. The research also points out that the political/pedagogical project is as a tool used to guide pedagogical issues. The project propitiates continuous debate in the scholar environment related to professional teaching where the evaluation is a reference theme. 1 2022-10-05T15:24:48Z 2022-10-05T15:24:48Z 2006. Dissertação 616-083 C871a DISSERT 87395 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/87395 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/87395
institution Acervo SISBI
collection SIGAA
topic Enfermagem -
Dissertação.
Avaliação -
Processo ensino-aprendizagem -
Ação educativa -
Dissertação.
Processo ensino-aprendizagem -
Formação profissional -
Técnico em enfermagem -
Dissertação.
spellingShingle Enfermagem -
Dissertação.
Avaliação -
Processo ensino-aprendizagem -
Ação educativa -
Dissertação.
Processo ensino-aprendizagem -
Formação profissional -
Técnico em enfermagem -
Dissertação.
Couto, Elizabeth Alves de Oliveira.
Germano, Raimunda Medeiros.
A avaliação no processo ensino/aprendizagem na formação profissional em Enfermagem/
description Resumo: A avaliação no processo ensino/aprendizagem, como parte integrante da ação educativa, busca no educando meios de recomeçar a construção do conhecimento, possibilitando um fazer pedagógico com vários olhares em relação ao ato de avaliar. Nesta perspectiva, este estudo tem por objetivo analisar a avaliação no processo ensino/aprendizagem, durante a formação profissional do técnico em enfermagem. Como procedimento de investigação, foram realizadas duas reuniões de grupo focal com os 12 professores do curso Técnico em Enfermagem, de uma escola pública de Natal. A pesquisa, de abordagem qualitativa, teve como aporte teórico fundamental os estudos de Luckesi, Hoffmann e Perrenoud, entre outros autores que tratam do tema. Os resultados evidenciam que professores e alunos são os atores mais envolvidos quando o tema é avaliação. Para sua realização, utilizam vários instrumentos, comumente definidos pelo professor. Avaliam, sobretudo, o conteúdo teórico das disciplinas, embora reconheçam a importância e também a dificuldade de avaliar os aspectos referentes às habilidades e às atitudes. Por fim, apontam o projeto político/pedagógico do curso como um suporte de orientação para as questões pedagógicas; e, neste sentido, este projeto propicia contínuos debates, no âmbito da escola, acerca do ensino profissional e, dentro deste, o tema da avaliação é uma referência.#$&Abstract: Evaluation an integrative action in the process of teaching/learning. It aims to supply forms for the student to be able rebuild their own knowledge. Evaluation is then seen as an educational tool that takes many angles. Thus, this work aims to analyze the evaluation in the process of teaching/learning. This is done considering the education provided in the formation of nursing technicians. In order to investigate these issues, two Focal group meetings with 12 teachers in a Nursing Technicians course in a public school in Natal, were realized. The research is of quantitative nature. The theoretical support was based on Luckesi, Hoffman and Perrenoud, amongst others that deal with this subject. Results show that teachers and students are the main actors related to evaluation issues. Some instruments that are used for evaluation purposes and are most commonly defined by the teachers themselves. They aim to evaluate the theoretical contents of the disciplines, even though there is recognition on part of the teachers of the importance as well as the difficulty to evaluate aspects referred to the student's abilities and attitudes. The research also points out that the political/pedagogical project is as a tool used to guide pedagogical issues. The project propitiates continuous debate in the scholar environment related to professional teaching where the evaluation is a reference theme.
format Dissertação
author Couto, Elizabeth Alves de Oliveira.
Germano, Raimunda Medeiros.
author_facet Couto, Elizabeth Alves de Oliveira.
Germano, Raimunda Medeiros.
author_sort Couto, Elizabeth Alves de Oliveira.
title A avaliação no processo ensino/aprendizagem na formação profissional em Enfermagem/
title_short A avaliação no processo ensino/aprendizagem na formação profissional em Enfermagem/
title_full A avaliação no processo ensino/aprendizagem na formação profissional em Enfermagem/
title_fullStr A avaliação no processo ensino/aprendizagem na formação profissional em Enfermagem/
title_full_unstemmed A avaliação no processo ensino/aprendizagem na formação profissional em Enfermagem/
title_sort avaliação no processo ensino/aprendizagem na formação profissional em enfermagem/
publishDate 2022
url https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/87395
work_keys_str_mv AT coutoelizabethalvesdeoliveira aavaliacaonoprocessoensinoaprendizagemnaformacaoprofissionalemenfermagem
AT germanoraimundamedeiros aavaliacaonoprocessoensinoaprendizagemnaformacaoprofissionalemenfermagem
AT coutoelizabethalvesdeoliveira avaliacaonoprocessoensinoaprendizagemnaformacaoprofissionalemenfermagem
AT germanoraimundamedeiros avaliacaonoprocessoensinoaprendizagemnaformacaoprofissionalemenfermagem
_version_ 1766829295650471936