Educação do campo e alternância : reflexões sobre uma experiência na Transamazônica/Pará/

Resumo: O Tema deste estudo é o Programa das Casas Familiares Rurais (CFRs), por meio da Casa Familiar Rural de Uruará/PA (CFRU), entre os anos de 2000 e 2005. Considera-se, como base, a formação ofertada aos jovens do campo, na modalidade de educação básica, pela metodologia de alternância entre os...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Santos, Neila Reis Correia., Germano. José Willington.
Formato: Tese
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/87394
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:localhost:123456789-61649
record_format dspace
institution Acervo SISBI
collection SIGAA
topic Educação -
Uruará (PA) -
Tese.
Programa das Casas Familiares Rurais (CFRs) -
Educação básica -
Tese.
Programa educativo -
Alternância -
Tese.
Educação -
Emancipação humana -
Tese.
Prática educativa -
CFRs -
Política educacional -
Tese.
Education.
Uruaru City (PA).
Rural Familiar House Program (RFHP).
Basic formation.
Educative program.
Human being emancipation.
Practical educative.
Educational policy.
spellingShingle Educação -
Uruará (PA) -
Tese.
Programa das Casas Familiares Rurais (CFRs) -
Educação básica -
Tese.
Programa educativo -
Alternância -
Tese.
Educação -
Emancipação humana -
Tese.
Prática educativa -
CFRs -
Política educacional -
Tese.
Education.
Uruaru City (PA).
Rural Familiar House Program (RFHP).
Basic formation.
Educative program.
Human being emancipation.
Practical educative.
Educational policy.
Santos, Neila Reis Correia.
Germano. José Willington.
Educação do campo e alternância : reflexões sobre uma experiência na Transamazônica/Pará/
description Resumo: O Tema deste estudo é o Programa das Casas Familiares Rurais (CFRs), por meio da Casa Familiar Rural de Uruará/PA (CFRU), entre os anos de 2000 e 2005. Considera-se, como base, a formação ofertada aos jovens do campo, na modalidade de educação básica, pela metodologia de alternância entre os Tempos Escola e Familiar, nas duas primeiras turmas de 5ª à 8ª série. Parte-se do argumento sobre a importância do entendimento e da necessidade de transmissão/construção do conhecimento, fundados na inter-secção entre referências gerais da realidade social e das subjetivas. Constitui um trabalho educativo que valoriza, tanto o domínio dos saberes, como a capacidade criativa de cada aluno. Considerando que o fim maior da educação é a emancipação humana, definiu-se esta temática para o desenvolvimento da pesquisa documental e de campo, com o recorte para a proposta/prática educativa em alternância, escolhendo o Programa das CFRs como a referência para realizar uma análise que se propôs fecunda na articulação entre educação e trabalho educativo. Este estudo teve o objetivo de contribuir para o debate acerca da alternância e compreender os pressupostos e a prática educativa das CFRs e qual a sua importância para o jovem, a sua emancipação e sua relação com a política educacional do campo. Para isto, valeu-se, principalmente, das referências analíticas de autores, como Williams, Gramsci, Adorno, Freire, Shiva, Soares, Molina, Tonet, entre outros, todos também importantes para a construção deste trabalho. As fontes documentais estudadas, assim como as orais os atores entrevistados também permitiram, de modo insubstituível e significativamente, uma análise crítica sobre as proposições pedagógicas e a articulação entre a escola, trabalho familiar e educação, realizada na formação da CFRU, nas sessões de alternância entre Tempo Escola e Tempo Família. Os resultados são pontuados#$&ao decorrer da estruturação dos capítulos, conforme se apresentaram nas diversas fontes e na leitura que destes se fez. Uma leitura que sinaliza para a afirmação de que é possível ultrapassar a ênfase sobre o tecnicismo, mediado na relação prática/teoria/prática, ainda presente na alternância, e, assim, poder fazer um trabalho educativo que pretenda contribuir para a formação de jovens com capacidade de ser, pensar e agir de fato como sujeitos de sua história.#$&Abstract: The study theme is the Rural Familiar House Program (RFHP), through the Rural Familiar House of Uruará-PA city (URFH), from 2000 to 2005. It is considered as base the education offered to the field young people, in the modality of basic education by alternation methodology between the Familiar and School Times in the two first from 5th to 8th grade classrooms. From the argument about the understanding importance and need of knowledge transmission and construction to be established in the inter-section between general references of the social reality and the subjective ones. It constitutes an educative work that both values domain of knowing and the creative capacity of each pupil. Considering that the greatest aim of the education is the human being emancipation, this thematic for the development of the documentary and field research was defined with the delimitated thematic for the educative practice-proposal in alternation, choosing the Program of the RFHs as the reference to carry out an analysis which considered fruitful in the articulation between education and educative work. This study had the objective to contribute for the debate concerning the alternation and to understand presuposals and educative practice of the RFHs what its importance for the young people and its relation with the field educational policy. For this, it was used, mainly, from analytical references of authors, such as Williams, Gramsci, Adorno, Freire, Shiva, Soares, Molina, Tonet, et. all, all were also important for the construction of this work.#$&The studied documentary sources, as well as the verbal ones the actors also interviewed had allowed, in irreplaceable way and significantly, a critical analysis on the pedagogical proposals and the articulation among school, familiar work and education, which was carried out in the formation of URFH, the sessions of alternation between Time School and Time Family. The results are scored with the chapter construction, as they had presented themselves in several sources and the reading which was made. A reading that signals for the affirmation which is possible to overtake the emphasis on technicality, mediated in the practice-theory-practice relation, still present in the alternation, and, thus, to be able to make an educative work that intends to contribute for the young people education with capacity of being, thinking and to act actually as subjects of their history.
format Tese
author Santos, Neila Reis Correia.
Germano. José Willington.
author_facet Santos, Neila Reis Correia.
Germano. José Willington.
author_sort Santos, Neila Reis Correia.
title Educação do campo e alternância : reflexões sobre uma experiência na Transamazônica/Pará/
title_short Educação do campo e alternância : reflexões sobre uma experiência na Transamazônica/Pará/
title_full Educação do campo e alternância : reflexões sobre uma experiência na Transamazônica/Pará/
title_fullStr Educação do campo e alternância : reflexões sobre uma experiência na Transamazônica/Pará/
title_full_unstemmed Educação do campo e alternância : reflexões sobre uma experiência na Transamazônica/Pará/
title_sort educação do campo e alternância : reflexões sobre uma experiência na transamazônica/pará/
publishDate 2022
url https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/87394
work_keys_str_mv AT santosneilareiscorreia educacaodocampoealternanciareflexoessobreumaexperiencianatransamazonicapara
AT germanojosewillington educacaodocampoealternanciareflexoessobreumaexperiencianatransamazonicapara
_version_ 1766858166236086272
spelling oai:localhost:123456789-616492022-11-30T04:12:08Z Educação do campo e alternância : reflexões sobre uma experiência na Transamazônica/Pará/ Santos, Neila Reis Correia. Germano. José Willington. Educação - Uruará (PA) - Tese. Programa das Casas Familiares Rurais (CFRs) - Educação básica - Tese. Programa educativo - Alternância - Tese. Educação - Emancipação humana - Tese. Prática educativa - CFRs - Política educacional - Tese. Education. Uruaru City (PA). Rural Familiar House Program (RFHP). Basic formation. Educative program. Human being emancipation. Practical educative. Educational policy. Resumo: O Tema deste estudo é o Programa das Casas Familiares Rurais (CFRs), por meio da Casa Familiar Rural de Uruará/PA (CFRU), entre os anos de 2000 e 2005. Considera-se, como base, a formação ofertada aos jovens do campo, na modalidade de educação básica, pela metodologia de alternância entre os Tempos Escola e Familiar, nas duas primeiras turmas de 5ª à 8ª série. Parte-se do argumento sobre a importância do entendimento e da necessidade de transmissão/construção do conhecimento, fundados na inter-secção entre referências gerais da realidade social e das subjetivas. Constitui um trabalho educativo que valoriza, tanto o domínio dos saberes, como a capacidade criativa de cada aluno. Considerando que o fim maior da educação é a emancipação humana, definiu-se esta temática para o desenvolvimento da pesquisa documental e de campo, com o recorte para a proposta/prática educativa em alternância, escolhendo o Programa das CFRs como a referência para realizar uma análise que se propôs fecunda na articulação entre educação e trabalho educativo. Este estudo teve o objetivo de contribuir para o debate acerca da alternância e compreender os pressupostos e a prática educativa das CFRs e qual a sua importância para o jovem, a sua emancipação e sua relação com a política educacional do campo. Para isto, valeu-se, principalmente, das referências analíticas de autores, como Williams, Gramsci, Adorno, Freire, Shiva, Soares, Molina, Tonet, entre outros, todos também importantes para a construção deste trabalho. As fontes documentais estudadas, assim como as orais os atores entrevistados também permitiram, de modo insubstituível e significativamente, uma análise crítica sobre as proposições pedagógicas e a articulação entre a escola, trabalho familiar e educação, realizada na formação da CFRU, nas sessões de alternância entre Tempo Escola e Tempo Família. Os resultados são pontuados#$&ao decorrer da estruturação dos capítulos, conforme se apresentaram nas diversas fontes e na leitura que destes se fez. Uma leitura que sinaliza para a afirmação de que é possível ultrapassar a ênfase sobre o tecnicismo, mediado na relação prática/teoria/prática, ainda presente na alternância, e, assim, poder fazer um trabalho educativo que pretenda contribuir para a formação de jovens com capacidade de ser, pensar e agir de fato como sujeitos de sua história.#$&Abstract: The study theme is the Rural Familiar House Program (RFHP), through the Rural Familiar House of Uruará-PA city (URFH), from 2000 to 2005. It is considered as base the education offered to the field young people, in the modality of basic education by alternation methodology between the Familiar and School Times in the two first from 5th to 8th grade classrooms. From the argument about the understanding importance and need of knowledge transmission and construction to be established in the inter-section between general references of the social reality and the subjective ones. It constitutes an educative work that both values domain of knowing and the creative capacity of each pupil. Considering that the greatest aim of the education is the human being emancipation, this thematic for the development of the documentary and field research was defined with the delimitated thematic for the educative practice-proposal in alternation, choosing the Program of the RFHs as the reference to carry out an analysis which considered fruitful in the articulation between education and educative work. This study had the objective to contribute for the debate concerning the alternation and to understand presuposals and educative practice of the RFHs what its importance for the young people and its relation with the field educational policy. For this, it was used, mainly, from analytical references of authors, such as Williams, Gramsci, Adorno, Freire, Shiva, Soares, Molina, Tonet, et. all, all were also important for the construction of this work.#$&The studied documentary sources, as well as the verbal ones the actors also interviewed had allowed, in irreplaceable way and significantly, a critical analysis on the pedagogical proposals and the articulation among school, familiar work and education, which was carried out in the formation of URFH, the sessions of alternation between Time School and Time Family. The results are scored with the chapter construction, as they had presented themselves in several sources and the reading which was made. A reading that signals for the affirmation which is possible to overtake the emphasis on technicality, mediated in the practice-theory-practice relation, still present in the alternation, and, thus, to be able to make an educative work that intends to contribute for the young people education with capacity of being, thinking and to act actually as subjects of their history. 1 2022-10-05T15:24:47Z 2022-10-05T15:24:47Z 2006. Tese 37(811.5) S237e TESE 87394 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/87394 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/87394