A construção do princípio da cooperação no contexto da educação de jovens e adultos/

Resumo: Este trabalho intitulado: "A construção do Princípio da Cooperação em Freinet no contexto da educação de jovens e adultos constitui-se na sistematização de um estudo qualitativo, que realizamos em uma sala de aula de 1º nível de EJA, de uma escola da rede municipal, professor José de A...

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Principais autores: Dantas, Maria Betânia da Silva., Pereira, Francisco de Assis.
Formato: Dissertação
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Pedagogia Freinet -
Dissertação.
Pedagogia Freint -
Cooperação -
Dissertação.
Educação de jovens e adultos -
Educação.
Ambiente de sala de aula -
Dissertação.
Système scolaire.
Pédagogie Freinet.
Cooperatión.
Éducation de jeunes et adultes.
Salle de classe.
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Dantas, Maria Betânia da Silva.
Pereira, Francisco de Assis.
A construção do princípio da cooperação no contexto da educação de jovens e adultos/
description Resumo: Este trabalho intitulado: "A construção do Princípio da Cooperação em Freinet no contexto da educação de jovens e adultos constitui-se na sistematização de um estudo qualitativo, que realizamos em uma sala de aula de 1º nível de EJA, de uma escola da rede municipal, professor José de Andrade Frazão, localizada no bairro de Nossa Senhora da Apresentação, Zona Norte de Natal, tendo como objeto central, o principio da cooperação em freinet. Dessa forma buscamos mostrar as possibilidades de se trabalhar com a Pedagogia Freinet na perspectiva da educação de jovens e adultos, como instrumento fomentador de habilidades e atitudes nesse contexto, fazendo uma análise acerca das estratégias tecidas pela professora em sala de aula para construir esse princípio. A metodologia de investigação desse trabalho corresponde as abordagens de pesquisa qualitativa em Educação que configura-se na realização da observação participante, entrevista intensiva e na análise documental, possibilitando-nos entrever as manifestações concretas e práticas relacionadas com os sujeitos envolvidos no processo investigativo. A necessidade de se estudar o principio da cooperação no contexto da Educação de Pessoas Jovens e Adultas foi nascendo a partir de nossas reflexões sobre as contribuições de Célestin Freinet para a educação e das experiências como coordenadora pedagógica no Programa Geração Cidadã - Reduzindo o Analfabetismo. Programa que está voltado para atender pessoas que não sabem ler nem escrever acima de 15 anos. Para Freinet o princípio da cooperação, permite desenvolver relações que conduzem a organização das diversas atividades como: reunião cooperativa conversa livre, o conselho de ele concebe um movimento cooperativo, de ajuda mútua que não eliminava as individualidades. Desta forma, o objeto de nossa pesquisa, o Principio da cooperação em Freinet, encontra sua relevância no contexto da educação de#$&jovens e adultos, por observarmos em nossa prática pedagógica cotidiana que a realização de um trabalho de cooperação apresenta-se como um elemento favorecedor para uma nova dinâmica da sala de aula: os alunos vencem seus medos e sua timidez, são estimulados a expressarem suas idéias, conhecimentos, expectativas e emoções, favorecendo a descoberta do seu discurso, do discurso do outro num exercício dialético da cidadania.#$&Resumé: Ce travail intitulé: "La construction du Principe de Coopération de Freinet dans le contexte de l éducation de jeunes et adultes , constitute la systématisation d une étude qualitative réalisée en salle de classe de 1º niveau de EJA, dans une école du réseau municipal, École Professeur José de Andrade Frazão, située dans le quartier de Nossa Senhora da Apresentação, Zone Nord de Natal, ayant comme objet central le principe de coopération de Freinet. Le but a été de montrer les possibilités de travailler avec la Pédagogie Freinet dans la perspective de l'éducation de jeunes et adultes en tant qu'instrument capable de susciter habiletés et attitudes dans ce contexte, réalisant une analyse à propos des stratégies lancées par le professeur en salle de classe pour construire ce principe. La méthodologie d'investigation de ce travail correspond aux approches de la recherque qualitative en Éducation, ce qui correspond à la réalisation de l observation participative, interview intensive et analyse documentaire, possibilitant apercevoir les manifestations concrètes et pratiques concernant les sujets impliqués dans le processus d'investigation. La nécessité d' étudier le principe de coopération dans le contexte de l'Éducation de Jeunes et Adultes est née de nos réflexions à propos des contributions de Célestin Freinet pour l'éducation et des expériences personnelles comme coordinatrice pédagogique du Programme Génération Citoyenne - Pour la Réduction de l'Analphabétisme, programme qui s'adresse à des personnes, majeures de 15 ans, ne sachant ni lire ni écrire. Pour Freinet, ce principe de coopération permet de développer des relations qui conduisent à l'organisation de diverses activitées telles que: réunion coopérative, entretien libre, conseil de classe. Il conçoit un mouvement coopératif d'entraide qui n'élimine pas les individualités. Ainsi, l'objet de notre recherche, le Principe de la#$&Coopération de Freinet, prends de l'importance dans le contexte de l'éducation de jeunes et adultes d'après l'observation, dûe à notre pratique pédagogique quotidienne, que la réalisation d'un travail de coopération se présente comme un élément favorisant une nouvelle dynamique dans la salle de classe: les élèves surmontent leurs peurs et leurs timidités, ils sont stimulés à exprimer leurs idées, connaissances, espoirs et émotions, favorisant la découverte de leur discours, du discours de l'autre, dans un exercice dialectique de citoyenneté.
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Dessa forma buscamos mostrar as possibilidades de se trabalhar com a Pedagogia Freinet na perspectiva da educação de jovens e adultos, como instrumento fomentador de habilidades e atitudes nesse contexto, fazendo uma análise acerca das estratégias tecidas pela professora em sala de aula para construir esse princípio. A metodologia de investigação desse trabalho corresponde as abordagens de pesquisa qualitativa em Educação que configura-se na realização da observação participante, entrevista intensiva e na análise documental, possibilitando-nos entrever as manifestações concretas e práticas relacionadas com os sujeitos envolvidos no processo investigativo. A necessidade de se estudar o principio da cooperação no contexto da Educação de Pessoas Jovens e Adultas foi nascendo a partir de nossas reflexões sobre as contribuições de Célestin Freinet para a educação e das experiências como coordenadora pedagógica no Programa Geração Cidadã - Reduzindo o Analfabetismo. Programa que está voltado para atender pessoas que não sabem ler nem escrever acima de 15 anos. Para Freinet o princípio da cooperação, permite desenvolver relações que conduzem a organização das diversas atividades como: reunião cooperativa conversa livre, o conselho de ele concebe um movimento cooperativo, de ajuda mútua que não eliminava as individualidades. Desta forma, o objeto de nossa pesquisa, o Principio da cooperação em Freinet, encontra sua relevância no contexto da educação de#$&jovens e adultos, por observarmos em nossa prática pedagógica cotidiana que a realização de um trabalho de cooperação apresenta-se como um elemento favorecedor para uma nova dinâmica da sala de aula: os alunos vencem seus medos e sua timidez, são estimulados a expressarem suas idéias, conhecimentos, expectativas e emoções, favorecendo a descoberta do seu discurso, do discurso do outro num exercício dialético da cidadania.#$&Resumé: Ce travail intitulé: "La construction du Principe de Coopération de Freinet dans le contexte de l éducation de jeunes et adultes , constitute la systématisation d une étude qualitative réalisée en salle de classe de 1º niveau de EJA, dans une école du réseau municipal, École Professeur José de Andrade Frazão, située dans le quartier de Nossa Senhora da Apresentação, Zone Nord de Natal, ayant comme objet central le principe de coopération de Freinet. Le but a été de montrer les possibilités de travailler avec la Pédagogie Freinet dans la perspective de l'éducation de jeunes et adultes en tant qu'instrument capable de susciter habiletés et attitudes dans ce contexte, réalisant une analyse à propos des stratégies lancées par le professeur en salle de classe pour construire ce principe. La méthodologie d'investigation de ce travail correspond aux approches de la recherque qualitative en Éducation, ce qui correspond à la réalisation de l observation participative, interview intensive et analyse documentaire, possibilitant apercevoir les manifestations concrètes et pratiques concernant les sujets impliqués dans le processus d'investigation. La nécessité d' étudier le principe de coopération dans le contexte de l'Éducation de Jeunes et Adultes est née de nos réflexions à propos des contributions de Célestin Freinet pour l'éducation et des expériences personnelles comme coordinatrice pédagogique du Programme Génération Citoyenne - Pour la Réduction de l'Analphabétisme, programme qui s'adresse à des personnes, majeures de 15 ans, ne sachant ni lire ni écrire. Pour Freinet, ce principe de coopération permet de développer des relations qui conduisent à l'organisation de diverses activitées telles que: réunion coopérative, entretien libre, conseil de classe. Il conçoit un mouvement coopératif d'entraide qui n'élimine pas les individualités. Ainsi, l'objet de notre recherche, le Principe de la#$&Coopération de Freinet, prends de l'importance dans le contexte de l'éducation de jeunes et adultes d'après l'observation, dûe à notre pratique pédagogique quotidienne, que la réalisation d'un travail de coopération se présente comme un élément favorisant une nouvelle dynamique dans la salle de classe: les élèves surmontent leurs peurs et leurs timidités, ils sont stimulés à exprimer leurs idées, connaissances, espoirs et émotions, favorisant la découverte de leur discours, du discours de l'autre, dans un exercice dialectique de citoyenneté. 1 2022-10-05T15:07:48Z 2022-10-05T15:07:48Z 2006. Dissertação 371.4 D192c DISSERT 85325 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/85325 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/85325