0 processo formativo-educativo dos trabalhadores rurais do MST/SE : a prática pedagógica dos monitores-professores/

Resumo:A presente tese desenvolvida na Linha de Pesquisa Formação e Profissionalização Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Rio Grande de Norte, investiga o processo formativo-educativo dos trabalhadores rurais do MST, no Estado de Sergipe, Brasil, dando ênfas...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Soares, Maria José Nascimento., Leite, Betânia Ramalho.
Formato: Tese
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Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/85322
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Resumo:Resumo:A presente tese desenvolvida na Linha de Pesquisa Formação e Profissionalização Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Rio Grande de Norte, investiga o processo formativo-educativo dos trabalhadores rurais do MST, no Estado de Sergipe, Brasil, dando ênfase à prática pedagógica realizada pelos monitores-professores do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Nessa perspectiva a tese objetive descrever, compreender e interpretar como se dá a efetivação dessa prática pedagógica assim como a utilização de estratégias metodológicas que dão suporte ao projeto políticopedagógico e educativo para os assentamentos de Reforma Agrária que lutam pela conquista da terra e por dignidade social. A pesquisa, após ampla revisão bibliográfica e eletrônica, analisou Diários de Campo, Relatórios Técnicos e Pedagógicos e realizou entrevistas com os envolvidos no processo de formação-escolarização, totalizando 23 indivíduos que atuam diretamente nas áreas de assentamento. No âmbito da formação-escolarização, o estudo revela que a prática pedagógica desenvolvida pelos monitores-professores é fortemente imbricada ao processo formativo-educativo que ganha nos assentamentos um sentido bastante peculiar. Tal fato fica evidente nos registros dos Diários de Campo, nos Relatórios e nas entrevistas concedidas, registros estes que dão visibilidade ao empenho e engajamento ao processo desenvolvido pelos monitores-professores na elaboração de estratégia metodológicas e no recurso à mística como dimensão integradora de todo o processo. Tais elementos referendam a tese de que o processo de formação-escolarização dos monitores-professores desenvolvidos pelas parcerias estabelecidas e respeitando as especificidades dos princípios que regem o Movimento, o torna diferenciado em razão da mística como elemento integrador da prática formativo-educativa do trabalhador rural do MST.#$&Abst.:The current thesis developed in the Research Line Education and Teaching Professionalization from Post-graduation Program in Education by Universidade Federal do Rio Grande do Norte which has investigated the process of monitor-teachers' education of the Rural Workers of the Landless Workers' Movement (LWM) in the State of Sergipe Brazil, giving emphasis to the pedagogical practice carried out by monitor-teachers of the Landless Rural Workers' Movement. In this perspective the thesis has as objective to describe, comprehend and interpret as it occurs the effectiveness of that pedagogical practice as well as the use of methodological strategies that give support to the educational and political pedagogic project for the settlements of Land Reform that fight by land conquest and social dignity. This research analyzed the Field Diaries, Technical and Pedagogical Reports and carried out interviews with involved ones in the education-schooling process, totalizing 23 individuals that act directly in the settlement areas after wide bibliographical and electronic revision. In the education-schooling scope, this study discloses that the pedagogical practice developed by the monitor-teachers is strongly linked to the formative-educational process which gains in the settlements a very peculiar direction. Such a fact is evident in of the Field Diaries, Reports and the granted interviews, data that give visibility to the process developed by the monitor-teachers involved in the elaboration of methodological strategies and the resource to the mystic as integrating dimension of all process. Such elements authenticate the thesis of that the formation-schooling process of the monitor teachers developed by established partnerships and respecting the specificities of the principles that conduct the Movement which has become it differentiated due to the mystic as integrating element of the formative-educational practice of rural workers of the Landless Worker's Movement.