Relações entre mecanismos de coordenação e controle com desempenho organizacional : um estudo nas instituições públicas de ensino médio de Natal /

Resumo: A presente pesquisa teve por objetivo estudar a relação entre mecanismos de coordenação e controle com o desempenho organizacional, sendo um estudo multicaso aplicado em duas instituições públicas de ensino médio em Natal, o Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte e o c...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: D'Amore, Ticiano Maciel., Lopes, Fernando Dias., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/12187
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:localhost:123456789-59951
record_format dspace
spelling oai:localhost:123456789-599512023-05-22T11:04:30Z Relações entre mecanismos de coordenação e controle com desempenho organizacional : um estudo nas instituições públicas de ensino médio de Natal / D'Amore, Ticiano Maciel. Lopes, Fernando Dias. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Coordenação e controle - Dissertação. Desempenho organizacional - Dissertação. Eficiência - Dissertação. Eficácia - Dissertação. Efetividade - Dissertação. Relevância - Dissertação. Critérios instrumentais e substantivos - Dissertação. Coordination and control. Organizacional performance. Efficiency. Efficacy. Effectiveness. Relevance. Instrumental and substantive criteria Resumo: A presente pesquisa teve por objetivo estudar a relação entre mecanismos de coordenação e controle com o desempenho organizacional, sendo um estudo multicaso aplicado em duas instituições públicas de ensino médio em Natal, o Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte e o colégio Floriano Cavalcanti. Para tanto, foi feita uma análise qualitativa e foram analisados mecanismos de coordenação e controle citados por diversos autores, assim como foi utilizado o modelo de desempenho de Sander (1984) que divide o desempenho organizacional em critérios instrumentais (eficiência e eficácia) e substantivos (efetividade e relevância). Existiu a preocupação em explicitar a importância de se balancear tais critérios, de forma que na escola, os segundos se sobressaiam sobre os primeiros. Do exame dos dados constatou-se que a utilização de mecanismos de coordenação mais burocráticos influencia na avaliação dos critérios instrumentais, assim como percebeu-se que a utilização de mecanismos que primem pela autonomia da escola e de seu quadro tem relação com os critérios substantivos. Considera-se que os objetivos da pesquisa foram plenamente atendidos.#$&Abstract: This research aimed at relating coordination and control forms to organizational performance. The multicase study was applied in two public high schools: Centro . Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte and Floriano Cavalcanti. In order to accomplish these objectives, it was developed a qualitative analysis and considered coordination and control forms of several authors. Also was considered Sander's (1984) model of organizational performance. The mentioned model considers two criteria to analyze organizational performance: one instrumental (efficiency and efficacy) and other substantive (effectiveness e relevance). The research attempts to show the importance of balancing these criteria in a way that effectiveness and relevance becomes more important at schools. It was proven that the use of bureaucratic coordination forms has the power to influence the evaluation on the instrumental technique. At the same time, it was observed that the use of mechanisms based on the autonomy of the school is related to efficiency and efficacy. The object of this research can be considered successful. 2 2022-10-05T15:05:27Z 2022-10-05T15:05:27Z 2006. Dissertação 65.014.13 D163r DISSERT 85029 http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/12187 https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12187/1/RelacoesMecanismosCoordenacao_Damore_2006.pdf
institution Acervo SISBI
collection SIGAA
topic Coordenação e controle -
Dissertação.
Desempenho organizacional -
Dissertação.
Eficiência -
Dissertação.
Eficácia -
Dissertação.
Efetividade -
Dissertação.
Relevância -
Dissertação.
Critérios instrumentais e substantivos -
Dissertação.
Coordination and control.
Organizacional performance.
Efficiency.
Efficacy.
Effectiveness.
Relevance.
Instrumental and substantive criteria
spellingShingle Coordenação e controle -
Dissertação.
Desempenho organizacional -
Dissertação.
Eficiência -
Dissertação.
Eficácia -
Dissertação.
Efetividade -
Dissertação.
Relevância -
Dissertação.
Critérios instrumentais e substantivos -
Dissertação.
Coordination and control.
Organizacional performance.
Efficiency.
Efficacy.
Effectiveness.
Relevance.
Instrumental and substantive criteria
D'Amore, Ticiano Maciel.
Lopes, Fernando Dias.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Relações entre mecanismos de coordenação e controle com desempenho organizacional : um estudo nas instituições públicas de ensino médio de Natal /
description Resumo: A presente pesquisa teve por objetivo estudar a relação entre mecanismos de coordenação e controle com o desempenho organizacional, sendo um estudo multicaso aplicado em duas instituições públicas de ensino médio em Natal, o Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte e o colégio Floriano Cavalcanti. Para tanto, foi feita uma análise qualitativa e foram analisados mecanismos de coordenação e controle citados por diversos autores, assim como foi utilizado o modelo de desempenho de Sander (1984) que divide o desempenho organizacional em critérios instrumentais (eficiência e eficácia) e substantivos (efetividade e relevância). Existiu a preocupação em explicitar a importância de se balancear tais critérios, de forma que na escola, os segundos se sobressaiam sobre os primeiros. Do exame dos dados constatou-se que a utilização de mecanismos de coordenação mais burocráticos influencia na avaliação dos critérios instrumentais, assim como percebeu-se que a utilização de mecanismos que primem pela autonomia da escola e de seu quadro tem relação com os critérios substantivos. Considera-se que os objetivos da pesquisa foram plenamente atendidos.#$&Abstract: This research aimed at relating coordination and control forms to organizational performance. The multicase study was applied in two public high schools: Centro . Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte and Floriano Cavalcanti. In order to accomplish these objectives, it was developed a qualitative analysis and considered coordination and control forms of several authors. Also was considered Sander's (1984) model of organizational performance. The mentioned model considers two criteria to analyze organizational performance: one instrumental (efficiency and efficacy) and other substantive (effectiveness e relevance). The research attempts to show the importance of balancing these criteria in a way that effectiveness and relevance becomes more important at schools. It was proven that the use of bureaucratic coordination forms has the power to influence the evaluation on the instrumental technique. At the same time, it was observed that the use of mechanisms based on the autonomy of the school is related to efficiency and efficacy. The object of this research can be considered successful.
format Dissertação
author D'Amore, Ticiano Maciel.
Lopes, Fernando Dias.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_facet D'Amore, Ticiano Maciel.
Lopes, Fernando Dias.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_sort D'Amore, Ticiano Maciel.
title Relações entre mecanismos de coordenação e controle com desempenho organizacional : um estudo nas instituições públicas de ensino médio de Natal /
title_short Relações entre mecanismos de coordenação e controle com desempenho organizacional : um estudo nas instituições públicas de ensino médio de Natal /
title_full Relações entre mecanismos de coordenação e controle com desempenho organizacional : um estudo nas instituições públicas de ensino médio de Natal /
title_fullStr Relações entre mecanismos de coordenação e controle com desempenho organizacional : um estudo nas instituições públicas de ensino médio de Natal /
title_full_unstemmed Relações entre mecanismos de coordenação e controle com desempenho organizacional : um estudo nas instituições públicas de ensino médio de Natal /
title_sort relações entre mecanismos de coordenação e controle com desempenho organizacional : um estudo nas instituições públicas de ensino médio de natal /
publishDate 2022
url http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/12187
work_keys_str_mv AT damoreticianomaciel relacoesentremecanismosdecoordenacaoecontrolecomdesempenhoorganizacionalumestudonasinstituicoespublicasdeensinomediodenatal
AT lopesfernandodias relacoesentremecanismosdecoordenacaoecontrolecomdesempenhoorganizacionalumestudonasinstituicoespublicasdeensinomediodenatal
AT universidadefederaldoriograndedonorte relacoesentremecanismosdecoordenacaoecontrolecomdesempenhoorganizacionalumestudonasinstituicoespublicasdeensinomediodenatal
_version_ 1766849051458797568