Comércio eletrônico no mercado potiguar : estágio de utilização pelas maiores empresas no Rio Grande do Norte /

Resumo: O comércio eletrônico (CE) está transformando o mundo dos negócios, ao impor novas maneiras de promover e vender os produtos para os consumidores, - exigindo uma adaptação dos processos empresariais ao contexto para que as organizações possam manter-se competitivas. Observa-se uma forte tend...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Souza, Marconi Brasil Soares de., Sousa Neto, Manoel Veras., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/85024
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:localhost:123456789-59950
record_format dspace
spelling oai:localhost:123456789-599502022-11-30T03:40:59Z Comércio eletrônico no mercado potiguar : estágio de utilização pelas maiores empresas no Rio Grande do Norte / Souza, Marconi Brasil Soares de. Sousa Neto, Manoel Veras. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Comércio eletrônico - Dissertação. Negócios eletrônicos - Dissertação. Internet - Rio Grande do Norte - Dissertação. Electronic commerce. Electronic businesses. Internet. Resumo: O comércio eletrônico (CE) está transformando o mundo dos negócios, ao impor novas maneiras de promover e vender os produtos para os consumidores, - exigindo uma adaptação dos processos empresariais ao contexto para que as organizações possam manter-se competitivas. Observa-se uma forte tendência de que o CE se consolide como um modelo de negócios para os próximos anos (TURBAN e KING, 2004; ALBERTIN, 2005; OCDE, 2005). Pesquisas no âmbito nacional revelam que o comércio eletrônico no mercado brasileiro está em processo de consolidação, com as empresas direcionando esforços para a inserção no ambiente de negócios formado pelas comunidades virtuais. A presente pesquisa teve por objetivo conhecer o estágio de evolução do comércio eletrônico das maiores empresas do mercado do Rio Grande do Norte, possibilitando uma análise comparativa com o cenário nacional. Caracteriza-se como uma pesquisa aplicada descritiva, de natureza quantitativa, proporcionando uma medição objetiva e quantificada dos resultados. Para esta pesquisa, a população compreendeu as 200 maiores empresas sediadas no Estado do Rio Grande do Norte. Nesta pesquisa, foi utilizado o procedimento técnico de levantamento de dados - survey -, aplicando-se um questionário eletrônico preenchidos pela empresas participantes.#$&Os resultados apresentados neste estudo permitem concluir que as maiores empresas potiguares estão utilizando o comércio eletrônico ainda de forma tímida, quando comparadas às empresas nacionais, focando quase que exclusivamente os processos de negócio referentes ao relacionamento externo com seus clientes, mais precisamente o processo de divulgação de produtos e serviços. Tanto no CE com fornecedores quanto no CE com clientes, há uma grande discrepância entre a utilização destas modalidades em relação ao mercado brasileiro. O Rio Grande do Norte aparece com menos da metade do índice de utilização de CE com fornecedores na edição nacional da pesquisa - 26% no RN contra 60% no Brasil - e cerca de 60% no RN contra 92% no CE com clientes. Entre as principais limitações e recomendações da pesquisa, destacam-se: ampliação do universo de empresas de forma a obter-se maior representatividade das empresas sediadas no Estado do Rio Grande do Norte; ampliar o prazo de coleta de dados para que possa obter maior taxa de respostas e, por conseguinte, resultados estatísticos com menores índices de erro; reavaliar o questionário eletrônico quanto à sua usabilidade, para que possa torná-lo mais intuitivo e mais fácil de preencher, de forma a minimizar as desvantagens de sua aplicação, além de consolidar os benefícios do uso deste modelo de formulário; realizar análise bivariada dos dados, envolvendo tabulações cruzadas a partir das características das empresas selecionadas, tais como tempo de atividade, porte e faturamento das empresas. 2 2022-10-05T15:05:20Z 2022-10-05T15:05:20Z 2006. Dissertação 658.84 S729c DISSERT 85024 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/85024 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/85024
institution Acervo SISBI
collection SIGAA
topic Comércio eletrônico -
Dissertação.
Negócios eletrônicos -
Dissertação.
Internet -
Rio Grande do Norte -
Dissertação.
Electronic commerce.
Electronic businesses.
Internet.
spellingShingle Comércio eletrônico -
Dissertação.
Negócios eletrônicos -
Dissertação.
Internet -
Rio Grande do Norte -
Dissertação.
Electronic commerce.
Electronic businesses.
Internet.
Souza, Marconi Brasil Soares de.
Sousa Neto, Manoel Veras.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Comércio eletrônico no mercado potiguar : estágio de utilização pelas maiores empresas no Rio Grande do Norte /
description Resumo: O comércio eletrônico (CE) está transformando o mundo dos negócios, ao impor novas maneiras de promover e vender os produtos para os consumidores, - exigindo uma adaptação dos processos empresariais ao contexto para que as organizações possam manter-se competitivas. Observa-se uma forte tendência de que o CE se consolide como um modelo de negócios para os próximos anos (TURBAN e KING, 2004; ALBERTIN, 2005; OCDE, 2005). Pesquisas no âmbito nacional revelam que o comércio eletrônico no mercado brasileiro está em processo de consolidação, com as empresas direcionando esforços para a inserção no ambiente de negócios formado pelas comunidades virtuais. A presente pesquisa teve por objetivo conhecer o estágio de evolução do comércio eletrônico das maiores empresas do mercado do Rio Grande do Norte, possibilitando uma análise comparativa com o cenário nacional. Caracteriza-se como uma pesquisa aplicada descritiva, de natureza quantitativa, proporcionando uma medição objetiva e quantificada dos resultados. Para esta pesquisa, a população compreendeu as 200 maiores empresas sediadas no Estado do Rio Grande do Norte. Nesta pesquisa, foi utilizado o procedimento técnico de levantamento de dados - survey -, aplicando-se um questionário eletrônico preenchidos pela empresas participantes.#$&Os resultados apresentados neste estudo permitem concluir que as maiores empresas potiguares estão utilizando o comércio eletrônico ainda de forma tímida, quando comparadas às empresas nacionais, focando quase que exclusivamente os processos de negócio referentes ao relacionamento externo com seus clientes, mais precisamente o processo de divulgação de produtos e serviços. Tanto no CE com fornecedores quanto no CE com clientes, há uma grande discrepância entre a utilização destas modalidades em relação ao mercado brasileiro. O Rio Grande do Norte aparece com menos da metade do índice de utilização de CE com fornecedores na edição nacional da pesquisa - 26% no RN contra 60% no Brasil - e cerca de 60% no RN contra 92% no CE com clientes. Entre as principais limitações e recomendações da pesquisa, destacam-se: ampliação do universo de empresas de forma a obter-se maior representatividade das empresas sediadas no Estado do Rio Grande do Norte; ampliar o prazo de coleta de dados para que possa obter maior taxa de respostas e, por conseguinte, resultados estatísticos com menores índices de erro; reavaliar o questionário eletrônico quanto à sua usabilidade, para que possa torná-lo mais intuitivo e mais fácil de preencher, de forma a minimizar as desvantagens de sua aplicação, além de consolidar os benefícios do uso deste modelo de formulário; realizar análise bivariada dos dados, envolvendo tabulações cruzadas a partir das características das empresas selecionadas, tais como tempo de atividade, porte e faturamento das empresas.
format Dissertação
author Souza, Marconi Brasil Soares de.
Sousa Neto, Manoel Veras.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_facet Souza, Marconi Brasil Soares de.
Sousa Neto, Manoel Veras.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_sort Souza, Marconi Brasil Soares de.
title Comércio eletrônico no mercado potiguar : estágio de utilização pelas maiores empresas no Rio Grande do Norte /
title_short Comércio eletrônico no mercado potiguar : estágio de utilização pelas maiores empresas no Rio Grande do Norte /
title_full Comércio eletrônico no mercado potiguar : estágio de utilização pelas maiores empresas no Rio Grande do Norte /
title_fullStr Comércio eletrônico no mercado potiguar : estágio de utilização pelas maiores empresas no Rio Grande do Norte /
title_full_unstemmed Comércio eletrônico no mercado potiguar : estágio de utilização pelas maiores empresas no Rio Grande do Norte /
title_sort comércio eletrônico no mercado potiguar : estágio de utilização pelas maiores empresas no rio grande do norte /
publishDate 2022
url https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/85024
work_keys_str_mv AT souzamarconibrasilsoaresde comercioeletroniconomercadopotiguarestagiodeutilizacaopelasmaioresempresasnoriograndedonorte
AT sousanetomanoelveras comercioeletroniconomercadopotiguarestagiodeutilizacaopelasmaioresempresasnoriograndedonorte
AT universidadefederaldoriograndedonorte comercioeletroniconomercadopotiguarestagiodeutilizacaopelasmaioresempresasnoriograndedonorte
_version_ 1766844018123079680