Comércio eletrônico no mercado potiguar : estágio de utilização pelas maiores empresas no Rio Grande do Norte /

Resumo: O comércio eletrônico (CE) está transformando o mundo dos negócios, ao impor novas maneiras de promover e vender os produtos para os consumidores, - exigindo uma adaptação dos processos empresariais ao contexto para que as organizações possam manter-se competitivas. Observa-se uma forte tend...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Souza, Marconi Brasil Soares de., Sousa Neto, Manoel Veras., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
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Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/85024
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Descrição
Resumo:Resumo: O comércio eletrônico (CE) está transformando o mundo dos negócios, ao impor novas maneiras de promover e vender os produtos para os consumidores, - exigindo uma adaptação dos processos empresariais ao contexto para que as organizações possam manter-se competitivas. Observa-se uma forte tendência de que o CE se consolide como um modelo de negócios para os próximos anos (TURBAN e KING, 2004; ALBERTIN, 2005; OCDE, 2005). Pesquisas no âmbito nacional revelam que o comércio eletrônico no mercado brasileiro está em processo de consolidação, com as empresas direcionando esforços para a inserção no ambiente de negócios formado pelas comunidades virtuais. A presente pesquisa teve por objetivo conhecer o estágio de evolução do comércio eletrônico das maiores empresas do mercado do Rio Grande do Norte, possibilitando uma análise comparativa com o cenário nacional. Caracteriza-se como uma pesquisa aplicada descritiva, de natureza quantitativa, proporcionando uma medição objetiva e quantificada dos resultados. Para esta pesquisa, a população compreendeu as 200 maiores empresas sediadas no Estado do Rio Grande do Norte. Nesta pesquisa, foi utilizado o procedimento técnico de levantamento de dados - survey -, aplicando-se um questionário eletrônico preenchidos pela empresas participantes.#$&Os resultados apresentados neste estudo permitem concluir que as maiores empresas potiguares estão utilizando o comércio eletrônico ainda de forma tímida, quando comparadas às empresas nacionais, focando quase que exclusivamente os processos de negócio referentes ao relacionamento externo com seus clientes, mais precisamente o processo de divulgação de produtos e serviços. Tanto no CE com fornecedores quanto no CE com clientes, há uma grande discrepância entre a utilização destas modalidades em relação ao mercado brasileiro. O Rio Grande do Norte aparece com menos da metade do índice de utilização de CE com fornecedores na edição nacional da pesquisa - 26% no RN contra 60% no Brasil - e cerca de 60% no RN contra 92% no CE com clientes. Entre as principais limitações e recomendações da pesquisa, destacam-se: ampliação do universo de empresas de forma a obter-se maior representatividade das empresas sediadas no Estado do Rio Grande do Norte; ampliar o prazo de coleta de dados para que possa obter maior taxa de respostas e, por conseguinte, resultados estatísticos com menores índices de erro; reavaliar o questionário eletrônico quanto à sua usabilidade, para que possa torná-lo mais intuitivo e mais fácil de preencher, de forma a minimizar as desvantagens de sua aplicação, além de consolidar os benefícios do uso deste modelo de formulário; realizar análise bivariada dos dados, envolvendo tabulações cruzadas a partir das características das empresas selecionadas, tais como tempo de atividade, porte e faturamento das empresas.