Um estudo de políticas e práticas do uso do GNV no transporte público urbano do Brasil /

Resumo: O uso do gás natural veicular tem tido um crescimento acelerado nos últimos anos. No entanto, para que esse Programa tenha um sucesso contínuo, faz-se necessário desenvolver dispositivos de conversão de motores do Ciclo Otto, a gasolina ou álcool, para o uso de GNV (Gás Natural Veicular) que...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Cortez, Breno Peixoto., Santos, Enilson Medeiros dos., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/84965
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Resumo: O uso do gás natural veicular tem tido um crescimento acelerado nos últimos anos. No entanto, para que esse Programa tenha um sucesso contínuo, faz-se necessário desenvolver dispositivos de conversão de motores do Ciclo Otto, a gasolina ou álcool, para o uso de GNV (Gás Natural Veicular) que apresentem baixo custo, conservando o mesmo desempenho original do veículo e baixo nível de emissões, atendendo as normas do PROCONVE. Devido à necessidade de diversificação da matriz a fim de evitar dependência energética e devido aos rígidos controles de poluição, cresce no mercado brasileiro o número de veículos convertidos para a utilização de GNV. A recente regulamentação do PROCONVE, determinando que os motores convertidos com "Kits" sejam submetidos a ensaios de emissões, vem reforçar a necessidade do desenvolvimento proposto. Desta forma, se conseguimos obter "Kits" com as características já descritas, poderemos alcançar maior confiança do mercado e obter uma crescente aceitação da conversão de veículos para GNV.#$&O uso do gás natural como combustível apresenta diversas vantagens em relação aos combustíveis líquidos. É um combustível com menor índice de emissões quando comparados com o diesel, seus gases de combustão são pouco nocivos, com um grau de segurança maior que os combustíveis líquidos e o preço no mercado é bastante competitivo. A preocupação que surge, e a motivação deste projeto, é saber qual as principais justificativas para que uma tecnologia, bastante aceita em outros países, com um baixo índice de emissão, com alto nível de segurança, onde sua manutenção se torna baixa se utilizada de forma adequada e disponível no mercado, não faz aflorar interesses nas empresas de transportes urbanos no Brasil, nos centros de pesquisas em geral. Assim este projeto vem para mostrar à sociedade de uma forma geral a atual visão dos principais atores governamentais, dos centros de pesquisas nacionais e das empresas privadas a respeito da utilização do gás natural em veículos de transporte urbano, a fim de passar uma maior confiabilidade à população, além de incentivar a competitividade do mercado nacional com um produto de custo acessível e confiável e enriquecer a tecnologia nacional.#$&Abstract: The use of Natural Gas Vehic1e has had a fast increase lately. However, in order to have a continuous success this Program needs to develop converting devices of Otto-cyc1e engines, gasoline or a1cohol, to the use of NOV (Natural Gas Vehic1e) that presents low cost, maintaining the same original development of the vehic1e and low level of emissions, considering the PROCONVE rules. Due to the need to diversify the matrix in order to avoid energetic dependence and due to strict pollution control, it has increased in the Brazilian market the number of vehicles converted to the use of NGV. The recent regulation of the PROCONVE, determining that the converted engines with "kits" should be submitted to emission testing, comes to reinforce the necessity of the proposed development. Therefore, if we can obtain "kits" with the characteristics already described, we can reach a major trust in the market and obtain an increase acceptance of the vehic1e conversion for NGV.#$&The use of natural gas as vehic1e fuel presents several advantages in relation to liquid fuel s It is a vehic1e fuel with fewer indexes of emissions when compared to diesel; their combustion gases are less harmful, with a major level of safety than liquid fuels and the market price is quite competitive. The preoccupation that emerges, and the motivation of this project, is to know which are the main justifications for such tec1mology, well accepted in other countries, with a low index or emission, with a high level of safety, where its maintenance becomes low, reminding that for this it is necessary that this technology has to be used proper1y, and once available in the market will not motivate interest in the urban transportation companies in Brazil, in research centers in general. Therefore this project exists to show the society in a general way the current vision of the main governmental factors, of the national research centers and of the private companies concerning the use of natural gas vehicles in urban transport vehicles, in order to give a major reliability to the population as well as to motivate national market competitiveness with a low cost and reliable product and to enrich the national technology.