O marketing e a atuação social das empresas : uma relação possível? /

Resumo: O presente trabalho consiste em uma abordagem sobre a relação do marketing com a atuação social das empresas, dentro de uma nova tendência do mundo dos negócios de valorização de assuntos relacionados à sociedade e ao meio ambiente. O seu objetivo principal consiste em compreender como se dá...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Santos, Elitânia Tavares de., Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
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Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12192/1/MarketingAtuacaoSocial_Santos_2006.pdf
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Descrição
Resumo:Resumo: O presente trabalho consiste em uma abordagem sobre a relação do marketing com a atuação social das empresas, dentro de uma nova tendência do mundo dos negócios de valorização de assuntos relacionados à sociedade e ao meio ambiente. O seu objetivo principal consiste em compreender como se dá relação do marketing com a atuação social empresarial no contexto de três empresas localizadas no Estado do Rio Grande do Norte que realizam investimentos sociais. Para isso, busca-se analisar os tipos e características das ações sociais desenvolvidas, avaliar as motivações e objetivos da realização de ações sociais, verificar a importância e influência da atuação social na dinâmica das empresas, verificar o nível de conhecimento e informação específicos nas áreas de marketing e de atuação social nas empresas e avaliar o processo de comunicação (promoção e divulgação) da atuação social realizado pelas empresas. O trabalho possui ênfase qualitativa, realizado através de um estudo de casos múltiplos com perspectiva exploratória e descritiva. Seu campo de estudo é constituído por três empresas locais com histórico de atuação social, com enfoque na entrevista pessoal com os dirigentes.#$&Constata que há uma imbricação do marketing com o social em todas as empresas analisadas, sendo que a empresa A associa diretamente as suas atividades sociais e ambientais com benefícios de diferenciação, competitividade, criação de valor, fidelidade, relacionamentos, imagem, prestígio, posicionamento da empresa, retomo de vendas e financeiro, além de benefícios no nível interno como maior motivação de seus funcionários e retenção de talentos, não existindo rejeição ao entrelaçamento dos conceitos relacionados ao marketing e ao social. Já na empresa B há rejeição em relacionar suas práticas sociais ao marketing, sendo observado, após questionamentos posteriores, que existe a relação de forma direta e indireta e que são realizadas divulgações dessas ações, contradizendo os argumentos dos dirigentes de que as ações não seriam realizadas para gerar mídia. Mostra que na empresa C, há também rejeição e contradição com relação aos conceitos relacionados ao marketing, alegando-se que a imagem da empresa atrelada à sua atuação social não é utilizada em benefício próprio, constatando-se que essa empresa divulga suas ações e beneficia-se mercadologicamente delas. Assim, o estudo conclui que há uma tensão entre os conceitos que envolvem o marketing e o social, na medida em que os discursos sejam enfáticos em negá-los e a prática mostre contradição, tratando-se de uma questão de estudo complexa.#$&Abstract: The present work is about a study of multiple cases with exploratory and descriptive perspective and qualitative emphasis. Its field of study is constituted by three local companies with description of social performance, with emphasis in the personal interview with the controllers. Its main objective consists of understanding as it has occurred the marketing relation with the enterprise social performance in the context of these companies located in the State of the Rio Grande do Norte who carry out social investments. For this, it has searched to analyze the types and characteristics of the developed social actions, to evaluate the motivations and objectives of the accomplishment of social actions, to verify the importance and influence of the social performance in the dynamics of the companies, to verify the level of specific knowledge and information in the areas of marketing and social performance in the companies and to evaluate the process of communication (promotion and spreading) of the social performance carried out by the companies.#$&. It has been verified that the company A directly associates it its social and ambient activities with differentiation benefits, competitiveness, creation of value, loyalty, relationships, image, prestige, positioning of the company, sale and financial return, beyond benefits in the internal level as bigger motivation of its employees and retention of talents, not existing rejection to the interlacement of the concepts related to the marketing and the social one. Already in company B rejection in relating its practical social to the marketing, being observed after posterior questionings, that the relation of direct and indirect form exists and those divulgations of these actions are carried out, contradicting the arguments of the controllers of that the actions would not be carried out to generate media. In company C, it been verified rejection and contradiction with relation to the concepts related to the marketing, alleging itself that the image of the harnessed company to its social performance is not used in proper benefit, evidencing itself that this company divulges its action and is marketable benefited, even so is not this the main objective of its social programs. It has concluded that the association of these two concepts is positive and favorable to the development of the businesses and the social actions of the companies, legitimizing them and benefiting the involved company, groups in the actions and the society that profits socially from the private social involvement in the social matters.