Estratégias competitivas genéricas nas empresas comerciais varejistas de shopping centers : um estudo a partir do modelo de Porter /

Resumo: Os shopping centers são grandes instituições repletas de empresas que competem entre si formas de como melhor satisfazer as necessidade dos clientes. Sendo assim, cada empresa utiliza-se de estratégias com o intuito de atingir a maior parcela de compradores possíveis sem comprometer sua exis...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Bacurau, Francisco Braulio da Fonseca., Medeiros, Carlos Alberto Freire., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
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Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12190/1/Estrat%c3%a9giasCompetitivasGen%c3%a9ricas_Bacurau_2006.pdf
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Descrição
Resumo:Resumo: Os shopping centers são grandes instituições repletas de empresas que competem entre si formas de como melhor satisfazer as necessidade dos clientes. Sendo assim, cada empresa utiliza-se de estratégias com o intuito de atingir a maior parcela de compradores possíveis sem comprometer sua existência e sua vantagem competitiva. Este estudo está baseado na teoria das estratégias competitivas genéricas de Porter (1980; 1985) o qual estabelece em seu modelo que todas as empresas existentes no mercado possuam pelo menos u ma das três abordagens estratégicas (diferenciação, liderança em custo e enfoque). Desta forma, este trabalho identifica de que maneira está distribuída as estratégia competitiva nas empresas de shopping centers de Natal/RN. Primeiramente buscou-se levantar a relação das estratégias destas empresas com a teoria proposta por Porter (1985) e sua alocação de acordo com os agrupamentos resultantes da combinação das estratégias. Neste momento, foram aplicados questionários com 89 gerentes de lojas de shopping centers que resultou após análises estatísticas em cinco agrupamentos com abordagens válidas.#$&Em seguida foram selecionadas as empresas que possuíam maior afinidade com cada agrupamento e que melhor representavam os resultados dispostos em cinco c/usters acerca da teoria proposta e nesta amostragem foi aplicada entrevista com os gerentes. Os resultados obtidos com as entrevistas validaram a análise dos dados encontrados nos questionários anteriormente aplicados estando em conformidade com a proposta teoria. Identificou-se também duas modalidades de empresas que utilizavam simultaneamente mais de uma estratégia competitiva (meio-termo), sendo uma dentro e outra fora do modelo proposto pelo autor. Embora o modelo das estratégias competitivas genéricas tenha sido instituído com aspectos voltados as organizações industriais, os resultados obtidos neste trabalho validaram a aplicação desta teoria em empresas comercias de shopping centers que vem se adequando para obter resultados financeiros mais satisfatórios e melhor posicionamento em relação à concorrência.#$&Abstract: The shopping centers are great institutions full of companies that compete with each other to better satisfy the customers' needs. Being like this, each company uses strategies in order to reach the largest portion of possible buyers without committing its existence and its competitive advantage. This study is based on Porter's generic competitive strategies theory (1980; 1985) which establishes that all the existent companies in the market adopt at least one out of the three strategic approaches (differentiation, leadership in cost and focus). On that way, this work identifies how the competitive strategy is distributed in the companies of Shopping Centers located in Natal/RN. Firstly the research aimed to find the existence of possible relationships between these companies' strategies and the theory proposed by Porter (1985) and its allocation according to the groupings resulting from the strategies combination. At this time, some questionnaires were applied to 89 managers of shopping centers' stores that resulted, after statistical analyses, in five groupings with valid approaches.#$&Afterwards it was selected the companies that were most likely to have affinities to each grouping and that better represented the results disposed in five clusters concerning the proposed theory and in this sample some managers were interviewed. The results obtained from the interviews validated the analysis of the data found previously in the questionnaires applied, being in conformity with the theory. It was also identified two modalities of companies that used simultaneous more than one competitive strategy (struck-in-themiddle), being one of them in and the other out of the model proposed by the author. Although the model of generic competitive strategies has been instituted with aspects towards industrial organizations, the results obtained in this work validated the application of this theory in commercial companies of shopping centers that have been adapting in order to obtain financial results more satisfactory and better position in relation to the competition.