Modelagem matemática e ensino profissionalizante /

Resumo: O presente trabalho de pesquisa tem por objetivo a elaboração de uma proposta de utilização da Modelagem Matemática como alternativa de ensino-aprendizagem no Ensino Profissionalizante, bem como sua aplicação e análise. No trabalho, utilizou-se a pesquisa qualitativa na forma de observação p...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Lucena, Rejane Maria de., Dezotti, Cláudia Helena., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/84673
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Resumo: O presente trabalho de pesquisa tem por objetivo a elaboração de uma proposta de utilização da Modelagem Matemática como alternativa de ensino-aprendizagem no Ensino Profissionalizante, bem como sua aplicação e análise. No trabalho, utilizou-se a pesquisa qualitativa na forma de observação participante. A coleta de dados aconteceu por meio de questionários, relatos e notas provenientes da atividade aplicada, bem como através da análise de documentos de pesquisa de órgãos de estudo e pesquisa educacional. A pesquisa foi desenvolvida em uma turma de Garçom do SENAC- Natal (RN) do Hotel-Escola SENAC Barreira Roxa no período de 14 a 19 de setembro de 2004. Os resultados da pesquisa apontam que a Modelagem Matemática aplicada ao ensino se mostrou uma estratégia eficiente para o desenvolvimento do conteúdo matemático no Ensino Profissionalizante. O uso de situações-problema levou o aluno a uma posição investigativa e crítica em relação ao conhecimento matemático como forma de agir sobre a realidade e a uma visão da Matemática integrada à vida cotidiana. Além disso, mostrou-se eficiente na motivação para aquisição daqueles conteúdos que, mesmo sendo supostamente dominados pelo aluno, na realidade representavam-se como uma falha nas habilidades matemáticas.#$&Abstract: The aim of this research is the elaboration of a proposal of utilization of Mathmatics Modeling in teachin-Iearning process and professional programs. In this work, the qualitative research was utilized as a participant observation. The data gathering was done observing questionnaires, reports and observations of activities and the analysis of research documents of educational organizations. The research took place in a waiter class from SENAC - Natal (RN) in Hotel Escola SENAC Barreira Roxa (Barreira Roxa SENAC School Hotel). The period of the research was from September 14, 2004 to September 19, 2004. The results show the Mathematics Modeling as a efficient strategy in professional programs. The use of problem situations provoked a critic and researcher position in the estudents. They learned how to use the knowledges in their daily lives. These experiences were efficient in the motivation process of acquisition of contents which weren't learned by the students and are a fault in mathematics skills.