A participação da família na aprendizagem escolar /

Resumo:Este estudo desenvolve uma reflexão sobre as interferências das relações familiares na construção dos modelos de aprendizagem do indivíduo. É inegável pensar na aprendizagem como uma função isolada, extraída do contexto do desenvolvimento emocional do sujeito. Ela é parte integrante do sujeit...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Oliveira, Gleice Cristiane Mauricio de., Campos, Herculano Ricardo., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Monografia UFRN
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/83510
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:localhost:123456789-58837
record_format dspace
spelling oai:localhost:123456789-588372022-11-30T03:19:54Z A participação da família na aprendizagem escolar / Oliveira, Gleice Cristiane Mauricio de. Campos, Herculano Ricardo. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Familia - Monografia. A prendizagem - Monografia. Escola - Monografia. Resumo:Este estudo desenvolve uma reflexão sobre as interferências das relações familiares na construção dos modelos de aprendizagem do indivíduo. É inegável pensar na aprendizagem como uma função isolada, extraída do contexto do desenvolvimento emocional do sujeito. Ela é parte integrante do sujeito como um todo. Faz parte do contexto familiar, social e afetivo no qual ele se insere. Assim, partindo-se deste princípio, o comprometimento da aprendizagem toma-se o reflexo de um comprometimento no processo de desenvolvimento emocional do sujeito. Dessa forma, ao discutir este tema, é preciso cautela para não adotar posições extremas, seja isentando a família de qualquer influência, seja atribuindo a ela toda a carga de responsabilidade pelo desempenho escolar do aluno. O objetivo deste é avaliar, à luz de pesquisas sobre o assunto em questão, a contribuição dessas relações na vinculação com o conhecimento, focalizando alguns aspectos norteadores, como: a dimensão das funções dos novos arranjos familiares na sociedade atual. Considerando o interjogo entre aprender e ensinar, que se constrói no meio familiar, enfatiza-se a reflexão sobre a modalidade de aprendizagem da família, ressaltando os papéis que pais e filhos desempenham como aprendentes e ensinantes. Dando um enfoque especial, também à influência da família nas dificuldades de aprendizagem, assim, como no processo ensino-aprendizagem. Por fim, espera-se, com esse estudo, propiciar elementos para reflexão e ação interventiva no processo de aprendizagem e aquisição de conhecimento. 1 2022-10-05T14:52:34Z 2022-10-05T14:52:34Z 2006. Monografia UFRN 314.6+159.953.5 A335l MONOG 83510 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/83510 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/83510
institution Acervo SISBI
collection SIGAA
topic Familia -
Monografia.
A prendizagem -
Monografia.
Escola -
Monografia.
spellingShingle Familia -
Monografia.
A prendizagem -
Monografia.
Escola -
Monografia.
Oliveira, Gleice Cristiane Mauricio de.
Campos, Herculano Ricardo.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
A participação da família na aprendizagem escolar /
description Resumo:Este estudo desenvolve uma reflexão sobre as interferências das relações familiares na construção dos modelos de aprendizagem do indivíduo. É inegável pensar na aprendizagem como uma função isolada, extraída do contexto do desenvolvimento emocional do sujeito. Ela é parte integrante do sujeito como um todo. Faz parte do contexto familiar, social e afetivo no qual ele se insere. Assim, partindo-se deste princípio, o comprometimento da aprendizagem toma-se o reflexo de um comprometimento no processo de desenvolvimento emocional do sujeito. Dessa forma, ao discutir este tema, é preciso cautela para não adotar posições extremas, seja isentando a família de qualquer influência, seja atribuindo a ela toda a carga de responsabilidade pelo desempenho escolar do aluno. O objetivo deste é avaliar, à luz de pesquisas sobre o assunto em questão, a contribuição dessas relações na vinculação com o conhecimento, focalizando alguns aspectos norteadores, como: a dimensão das funções dos novos arranjos familiares na sociedade atual. Considerando o interjogo entre aprender e ensinar, que se constrói no meio familiar, enfatiza-se a reflexão sobre a modalidade de aprendizagem da família, ressaltando os papéis que pais e filhos desempenham como aprendentes e ensinantes. Dando um enfoque especial, também à influência da família nas dificuldades de aprendizagem, assim, como no processo ensino-aprendizagem. Por fim, espera-se, com esse estudo, propiciar elementos para reflexão e ação interventiva no processo de aprendizagem e aquisição de conhecimento.
format Monografia UFRN
author Oliveira, Gleice Cristiane Mauricio de.
Campos, Herculano Ricardo.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_facet Oliveira, Gleice Cristiane Mauricio de.
Campos, Herculano Ricardo.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_sort Oliveira, Gleice Cristiane Mauricio de.
title A participação da família na aprendizagem escolar /
title_short A participação da família na aprendizagem escolar /
title_full A participação da família na aprendizagem escolar /
title_fullStr A participação da família na aprendizagem escolar /
title_full_unstemmed A participação da família na aprendizagem escolar /
title_sort participação da família na aprendizagem escolar /
publishDate 2022
url https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/83510
work_keys_str_mv AT oliveiragleicecristianemauriciode aparticipacaodafamilianaaprendizagemescolar
AT camposherculanoricardo aparticipacaodafamilianaaprendizagemescolar
AT universidadefederaldoriograndedonorte aparticipacaodafamilianaaprendizagemescolar
AT oliveiragleicecristianemauriciode participacaodafamilianaaprendizagemescolar
AT camposherculanoricardo participacaodafamilianaaprendizagemescolar
AT universidadefederaldoriograndedonorte participacaodafamilianaaprendizagemescolar
_version_ 1766812786359271424