A participação da família na aprendizagem escolar /
Resumo:Este estudo desenvolve uma reflexão sobre as interferências das relações familiares na construção dos modelos de aprendizagem do indivíduo. É inegável pensar na aprendizagem como uma função isolada, extraída do contexto do desenvolvimento emocional do sujeito. Ela é parte integrante do sujeit...
Na minha lista:
Principais autores: | , , |
---|---|
Formato: | Monografia UFRN |
Publicado em: |
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/83510 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:localhost:123456789-58837 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
oai:localhost:123456789-588372022-11-30T03:19:54Z A participação da família na aprendizagem escolar / Oliveira, Gleice Cristiane Mauricio de. Campos, Herculano Ricardo. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Familia - Monografia. A prendizagem - Monografia. Escola - Monografia. Resumo:Este estudo desenvolve uma reflexão sobre as interferências das relações familiares na construção dos modelos de aprendizagem do indivíduo. É inegável pensar na aprendizagem como uma função isolada, extraída do contexto do desenvolvimento emocional do sujeito. Ela é parte integrante do sujeito como um todo. Faz parte do contexto familiar, social e afetivo no qual ele se insere. Assim, partindo-se deste princípio, o comprometimento da aprendizagem toma-se o reflexo de um comprometimento no processo de desenvolvimento emocional do sujeito. Dessa forma, ao discutir este tema, é preciso cautela para não adotar posições extremas, seja isentando a família de qualquer influência, seja atribuindo a ela toda a carga de responsabilidade pelo desempenho escolar do aluno. O objetivo deste é avaliar, à luz de pesquisas sobre o assunto em questão, a contribuição dessas relações na vinculação com o conhecimento, focalizando alguns aspectos norteadores, como: a dimensão das funções dos novos arranjos familiares na sociedade atual. Considerando o interjogo entre aprender e ensinar, que se constrói no meio familiar, enfatiza-se a reflexão sobre a modalidade de aprendizagem da família, ressaltando os papéis que pais e filhos desempenham como aprendentes e ensinantes. Dando um enfoque especial, também à influência da família nas dificuldades de aprendizagem, assim, como no processo ensino-aprendizagem. Por fim, espera-se, com esse estudo, propiciar elementos para reflexão e ação interventiva no processo de aprendizagem e aquisição de conhecimento. 1 2022-10-05T14:52:34Z 2022-10-05T14:52:34Z 2006. Monografia UFRN 314.6+159.953.5 A335l MONOG 83510 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/83510 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/83510 |
institution |
Acervo SISBI |
collection |
SIGAA |
topic |
Familia - Monografia. A prendizagem - Monografia. Escola - Monografia. |
spellingShingle |
Familia - Monografia. A prendizagem - Monografia. Escola - Monografia. Oliveira, Gleice Cristiane Mauricio de. Campos, Herculano Ricardo. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A participação da família na aprendizagem escolar / |
description |
Resumo:Este estudo desenvolve uma reflexão sobre as interferências das relações familiares na construção dos modelos de aprendizagem do indivíduo. É inegável pensar na aprendizagem como uma função isolada, extraída do contexto do desenvolvimento emocional do sujeito. Ela é parte integrante do sujeito como um todo. Faz parte do contexto familiar, social e afetivo no qual ele se insere. Assim, partindo-se deste princípio, o comprometimento da aprendizagem toma-se o reflexo de um comprometimento no processo de desenvolvimento emocional do sujeito. Dessa forma, ao discutir este tema, é preciso cautela para não adotar posições extremas, seja isentando a família de qualquer influência, seja atribuindo a ela toda a carga de responsabilidade pelo desempenho escolar do aluno. O objetivo deste é avaliar, à luz de pesquisas sobre o assunto em questão, a contribuição dessas relações na vinculação com o conhecimento, focalizando alguns aspectos norteadores, como: a dimensão das funções dos novos arranjos familiares na sociedade atual. Considerando o interjogo entre aprender e ensinar, que se constrói no meio familiar, enfatiza-se a reflexão sobre a modalidade de aprendizagem da família, ressaltando os papéis que pais e filhos desempenham como aprendentes e ensinantes. Dando um enfoque especial, também à influência da família nas dificuldades de aprendizagem, assim, como no processo ensino-aprendizagem. Por fim, espera-se, com esse estudo, propiciar elementos para reflexão e ação interventiva no processo de aprendizagem e aquisição de conhecimento. |
format |
Monografia UFRN |
author |
Oliveira, Gleice Cristiane Mauricio de. Campos, Herculano Ricardo. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. |
author_facet |
Oliveira, Gleice Cristiane Mauricio de. Campos, Herculano Ricardo. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. |
author_sort |
Oliveira, Gleice Cristiane Mauricio de. |
title |
A participação da família na aprendizagem escolar / |
title_short |
A participação da família na aprendizagem escolar / |
title_full |
A participação da família na aprendizagem escolar / |
title_fullStr |
A participação da família na aprendizagem escolar / |
title_full_unstemmed |
A participação da família na aprendizagem escolar / |
title_sort |
participação da família na aprendizagem escolar / |
publishDate |
2022 |
url |
https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/83510 |
work_keys_str_mv |
AT oliveiragleicecristianemauriciode aparticipacaodafamilianaaprendizagemescolar AT camposherculanoricardo aparticipacaodafamilianaaprendizagemescolar AT universidadefederaldoriograndedonorte aparticipacaodafamilianaaprendizagemescolar AT oliveiragleicecristianemauriciode participacaodafamilianaaprendizagemescolar AT camposherculanoricardo participacaodafamilianaaprendizagemescolar AT universidadefederaldoriograndedonorte participacaodafamilianaaprendizagemescolar |
_version_ |
1766812786359271424 |