A participação da família na aprendizagem escolar /
Resumo:Este estudo desenvolve uma reflexão sobre as interferências das relações familiares na construção dos modelos de aprendizagem do indivíduo. É inegável pensar na aprendizagem como uma função isolada, extraída do contexto do desenvolvimento emocional do sujeito. Ela é parte integrante do sujeit...
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Formato: | Monografia UFRN |
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Resumo: | Resumo:Este estudo desenvolve uma reflexão sobre as interferências das relações familiares na construção dos modelos de aprendizagem do indivíduo. É inegável pensar na aprendizagem como uma função isolada, extraída do contexto do desenvolvimento emocional do sujeito. Ela é parte integrante do sujeito como um todo. Faz parte do contexto familiar, social e afetivo no qual ele se insere. Assim, partindo-se deste princípio, o comprometimento da aprendizagem toma-se o reflexo de um comprometimento no processo de desenvolvimento emocional do sujeito. Dessa forma, ao discutir este tema, é preciso cautela para não adotar posições extremas, seja isentando a família de qualquer influência, seja atribuindo a ela toda a carga de responsabilidade pelo desempenho escolar do aluno. O objetivo deste é avaliar, à luz de pesquisas sobre o assunto em questão, a contribuição dessas relações na vinculação com o conhecimento, focalizando alguns aspectos norteadores, como: a dimensão das funções dos novos arranjos familiares na sociedade atual. Considerando o interjogo entre aprender e ensinar, que se constrói no meio familiar, enfatiza-se a reflexão sobre a modalidade de aprendizagem da família, ressaltando os papéis que pais e filhos desempenham como aprendentes e ensinantes. Dando um enfoque especial, também à influência da família nas dificuldades de aprendizagem, assim, como no processo ensino-aprendizagem. Por fim, espera-se, com esse estudo, propiciar elementos para reflexão e ação interventiva no processo de aprendizagem e aquisição de conhecimento. |
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