Música tradicional e com tradição da rabeca

RESUMO : Esta dissertação aborda a atual condição da música de rabequeiros na região Nordeste do Brasil. Foram pesquisadas as atividades de rabequeiros em manifestações musicais tradicionais da cultura popular nordestina e de jovens músicos membros de grupos de música popular que atuam em grandes ce...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Lima, Agostinho Jorge de., Veiga, Manuel., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/81882
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:RESUMO : Esta dissertação aborda a atual condição da música de rabequeiros na região Nordeste do Brasil. Foram pesquisadas as atividades de rabequeiros em manifestações musicais tradicionais da cultura popular nordestina e de jovens músicos membros de grupos de música popular que atuam em grandes centros urbanos que, a partir do início da década de 90, passam a tocar rabeca e a compor músicas com, e para, este instrumento. Aspectos do saber e fazer musicais destes rabequeiros foram analisados na busca de uma compreensão de como, atualmente, se processa a transmissão e a reinvenção desta tradição na região Nordeste. Buscou-se compreender, também, como as concepções, práticas e produtos musicais são mantidos, incorporados, excluídos, transformados e re-significados na atual dinâmica da música de rabeca, quando da sua inserção em contextos mais amplos e complexos de produção e consumo musical. Busca-se um delineamento de parâmetros básicos que permitam uma melhor compreensão do processo de construção e re-construção de identidade musical no campo da música popular, urbana e rural, nordestina.#$&ABSTRACT : This dissertation is about the actual condition of the music of fiddlers players in Brazil's northeast region. It were researched the fiddlers activities on traditional music manifestations of northeastern popular culture and of young musicians, members of different popular music groups in the major cities, which begin to play and compose in this instrument since 1990. Aspects of the knowledge and to make musicals of these fiddlers were analyzed it aim at an understanding of how do they at a re-invention and the transmition of this tradition in northeast of Barzil. It was also made to know the way the conceptions, practices and products are maintained, consolidated, transformed and re-meant in the nowadays rabeca music dynamics, relatively to its insertion in more opened and complexes production/consume musical context. We try to delimitate the basic parameters that allow a better comprehension of the process of building and re-building the musical identity in the field of popular music, urban and rural, northeastern.