O Bumba-meu-boi como fenômeno estético /

Este estudo propõe articular uma discussão entre os conceitos de corpo, estética e educação, situando-os no cenário das danças tradicionais especificamente no Bumba-meu-boi do Maranhão. Parte da proposição de que o Bumba-meu-boi maranhense, assim como, outros folguedos tradicionais, reúnem elementos...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Viana, Raimundo Nonato Assunçao., Nóbrega, Terezinha Petrucia da.
Formato: Tese
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/81696
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:localhost:123456789-57560
record_format dspace
spelling oai:localhost:123456789-575602022-11-30T02:54:06Z O Bumba-meu-boi como fenômeno estético / Viana, Raimundo Nonato Assunçao. Nóbrega, Terezinha Petrucia da. Educação artística - Tese. Bumba-meu-boi - Maranhão - Tese. Danças folclóricas - Aspectos simbólicos - Tese. Estética - Tese. Fenomenologia - Tese. Folclore - Tese. Este estudo propõe articular uma discussão entre os conceitos de corpo, estética e educação, situando-os no cenário das danças tradicionais especificamente no Bumba-meu-boi do Maranhão. Parte da proposição de que o Bumba-meu-boi maranhense, assim como, outros folguedos tradicionais, reúnem elementos constitutivos que configuram uma linguagem estética e essa linguagem, expressa pelos corpos que a cultivam, também se constitui enquanto expressão educativa nas formas de ser e de viver em sociedade, no espaço e no tempo, criando e recriando estruturas, modos de ser e de fazer dos sujeitos sociais. Através do canto, da dança, das ações organizativas; entre outros aspectos estabelecem-se diferentes estratégias de leitura do mundo; movimentando-se, reorganizando-se, informando-se sobre o ambiente e informando-se sobre si mesmo. A pesquisa tem como configuração metodológica a abordagem qualitativa fenomenológica, cuja trajetória do fenômeno situado foi desenvolvida a partir das descrições da experiência vivida pelo autor no mundo-vida do Bumba-Meu-Boi da Liberdade radicado, em São Luís do Maranhão. É com a compreensão da estética fenomenológica que nos identificamos para realizar este estudo. Esta concepção está relacionada com o domínio da apreensão sensível vinculada à relação de sentidos do homem com o mundo, consigo próprio e com os outros. A tese apresenta a produção de conhecimento como categoria estética e o fenômeno educativo configurado na condição corporal do ser humano. Compreendemos que, na experiência vivida e construída no cenário do Bumba-meu-boi, há uma educação que se configura na plasticidade do corpo, na sua capacidade de atribuir sentidos e construir significados. 1 2022-10-05T14:38:55Z 2022-10-05T14:38:55Z 2006. Tese 37.036 V614b TESE 81696 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/81696 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/81696
institution Acervo SISBI
collection SIGAA
topic Educação artística -
Tese.
Bumba-meu-boi -
Maranhão -
Tese.
Danças folclóricas -
Aspectos simbólicos -
Tese.
Estética -
Tese.
Fenomenologia -
Tese.
Folclore -
Tese.
spellingShingle Educação artística -
Tese.
Bumba-meu-boi -
Maranhão -
Tese.
Danças folclóricas -
Aspectos simbólicos -
Tese.
Estética -
Tese.
Fenomenologia -
Tese.
Folclore -
Tese.
Viana, Raimundo Nonato Assunçao.
Nóbrega, Terezinha Petrucia da.
O Bumba-meu-boi como fenômeno estético /
description Este estudo propõe articular uma discussão entre os conceitos de corpo, estética e educação, situando-os no cenário das danças tradicionais especificamente no Bumba-meu-boi do Maranhão. Parte da proposição de que o Bumba-meu-boi maranhense, assim como, outros folguedos tradicionais, reúnem elementos constitutivos que configuram uma linguagem estética e essa linguagem, expressa pelos corpos que a cultivam, também se constitui enquanto expressão educativa nas formas de ser e de viver em sociedade, no espaço e no tempo, criando e recriando estruturas, modos de ser e de fazer dos sujeitos sociais. Através do canto, da dança, das ações organizativas; entre outros aspectos estabelecem-se diferentes estratégias de leitura do mundo; movimentando-se, reorganizando-se, informando-se sobre o ambiente e informando-se sobre si mesmo. A pesquisa tem como configuração metodológica a abordagem qualitativa fenomenológica, cuja trajetória do fenômeno situado foi desenvolvida a partir das descrições da experiência vivida pelo autor no mundo-vida do Bumba-Meu-Boi da Liberdade radicado, em São Luís do Maranhão. É com a compreensão da estética fenomenológica que nos identificamos para realizar este estudo. Esta concepção está relacionada com o domínio da apreensão sensível vinculada à relação de sentidos do homem com o mundo, consigo próprio e com os outros. A tese apresenta a produção de conhecimento como categoria estética e o fenômeno educativo configurado na condição corporal do ser humano. Compreendemos que, na experiência vivida e construída no cenário do Bumba-meu-boi, há uma educação que se configura na plasticidade do corpo, na sua capacidade de atribuir sentidos e construir significados.
format Tese
author Viana, Raimundo Nonato Assunçao.
Nóbrega, Terezinha Petrucia da.
author_facet Viana, Raimundo Nonato Assunçao.
Nóbrega, Terezinha Petrucia da.
author_sort Viana, Raimundo Nonato Assunçao.
title O Bumba-meu-boi como fenômeno estético /
title_short O Bumba-meu-boi como fenômeno estético /
title_full O Bumba-meu-boi como fenômeno estético /
title_fullStr O Bumba-meu-boi como fenômeno estético /
title_full_unstemmed O Bumba-meu-boi como fenômeno estético /
title_sort o bumba-meu-boi como fenômeno estético /
publishDate 2022
url https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/81696
work_keys_str_mv AT vianaraimundononatoassuncao obumbameuboicomofenomenoestetico
AT nobregaterezinhapetruciada obumbameuboicomofenomenoestetico
_version_ 1766805841746329600