O Bumba-meu-boi como fenômeno estético /
Este estudo propõe articular uma discussão entre os conceitos de corpo, estética e educação, situando-os no cenário das danças tradicionais especificamente no Bumba-meu-boi do Maranhão. Parte da proposição de que o Bumba-meu-boi maranhense, assim como, outros folguedos tradicionais, reúnem elementos...
Na minha lista:
Principais autores: | , |
---|---|
Formato: | Tese |
Publicado em: |
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/81696 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:localhost:123456789-57560 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
oai:localhost:123456789-575602022-11-30T02:54:06Z O Bumba-meu-boi como fenômeno estético / Viana, Raimundo Nonato Assunçao. Nóbrega, Terezinha Petrucia da. Educação artística - Tese. Bumba-meu-boi - Maranhão - Tese. Danças folclóricas - Aspectos simbólicos - Tese. Estética - Tese. Fenomenologia - Tese. Folclore - Tese. Este estudo propõe articular uma discussão entre os conceitos de corpo, estética e educação, situando-os no cenário das danças tradicionais especificamente no Bumba-meu-boi do Maranhão. Parte da proposição de que o Bumba-meu-boi maranhense, assim como, outros folguedos tradicionais, reúnem elementos constitutivos que configuram uma linguagem estética e essa linguagem, expressa pelos corpos que a cultivam, também se constitui enquanto expressão educativa nas formas de ser e de viver em sociedade, no espaço e no tempo, criando e recriando estruturas, modos de ser e de fazer dos sujeitos sociais. Através do canto, da dança, das ações organizativas; entre outros aspectos estabelecem-se diferentes estratégias de leitura do mundo; movimentando-se, reorganizando-se, informando-se sobre o ambiente e informando-se sobre si mesmo. A pesquisa tem como configuração metodológica a abordagem qualitativa fenomenológica, cuja trajetória do fenômeno situado foi desenvolvida a partir das descrições da experiência vivida pelo autor no mundo-vida do Bumba-Meu-Boi da Liberdade radicado, em São Luís do Maranhão. É com a compreensão da estética fenomenológica que nos identificamos para realizar este estudo. Esta concepção está relacionada com o domínio da apreensão sensível vinculada à relação de sentidos do homem com o mundo, consigo próprio e com os outros. A tese apresenta a produção de conhecimento como categoria estética e o fenômeno educativo configurado na condição corporal do ser humano. Compreendemos que, na experiência vivida e construída no cenário do Bumba-meu-boi, há uma educação que se configura na plasticidade do corpo, na sua capacidade de atribuir sentidos e construir significados. 1 2022-10-05T14:38:55Z 2022-10-05T14:38:55Z 2006. Tese 37.036 V614b TESE 81696 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/81696 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/81696 |
institution |
Acervo SISBI |
collection |
SIGAA |
topic |
Educação artística - Tese. Bumba-meu-boi - Maranhão - Tese. Danças folclóricas - Aspectos simbólicos - Tese. Estética - Tese. Fenomenologia - Tese. Folclore - Tese. |
spellingShingle |
Educação artística - Tese. Bumba-meu-boi - Maranhão - Tese. Danças folclóricas - Aspectos simbólicos - Tese. Estética - Tese. Fenomenologia - Tese. Folclore - Tese. Viana, Raimundo Nonato Assunçao. Nóbrega, Terezinha Petrucia da. O Bumba-meu-boi como fenômeno estético / |
description |
Este estudo propõe articular uma discussão entre os conceitos de corpo, estética e educação, situando-os no cenário das danças tradicionais especificamente no Bumba-meu-boi do Maranhão. Parte da proposição de que o Bumba-meu-boi maranhense, assim como, outros folguedos tradicionais, reúnem elementos constitutivos que configuram uma linguagem estética e essa linguagem, expressa pelos corpos que a cultivam, também se constitui enquanto expressão educativa nas formas de ser e de viver em sociedade, no espaço e no tempo, criando e recriando estruturas, modos de ser e de fazer dos sujeitos sociais. Através do canto, da dança, das ações organizativas; entre outros aspectos estabelecem-se diferentes estratégias de leitura do mundo; movimentando-se, reorganizando-se, informando-se sobre o ambiente e informando-se sobre si mesmo. A pesquisa tem como configuração metodológica a abordagem qualitativa fenomenológica, cuja trajetória do fenômeno situado foi desenvolvida a partir das descrições da experiência vivida pelo autor no mundo-vida do Bumba-Meu-Boi da Liberdade radicado, em São Luís do Maranhão. É com a compreensão da estética fenomenológica que nos identificamos para realizar este estudo. Esta concepção está relacionada com o domínio da apreensão sensível vinculada à relação de sentidos do homem com o mundo, consigo próprio e com os outros. A tese apresenta a produção de conhecimento como categoria estética e o fenômeno educativo configurado na condição corporal do ser humano. Compreendemos que, na experiência vivida e construída no cenário do Bumba-meu-boi, há uma educação que se configura na plasticidade do corpo, na sua capacidade de atribuir sentidos e construir significados. |
format |
Tese |
author |
Viana, Raimundo Nonato Assunçao. Nóbrega, Terezinha Petrucia da. |
author_facet |
Viana, Raimundo Nonato Assunçao. Nóbrega, Terezinha Petrucia da. |
author_sort |
Viana, Raimundo Nonato Assunçao. |
title |
O Bumba-meu-boi como fenômeno estético / |
title_short |
O Bumba-meu-boi como fenômeno estético / |
title_full |
O Bumba-meu-boi como fenômeno estético / |
title_fullStr |
O Bumba-meu-boi como fenômeno estético / |
title_full_unstemmed |
O Bumba-meu-boi como fenômeno estético / |
title_sort |
o bumba-meu-boi como fenômeno estético / |
publishDate |
2022 |
url |
https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/81696 |
work_keys_str_mv |
AT vianaraimundononatoassuncao obumbameuboicomofenomenoestetico AT nobregaterezinhapetruciada obumbameuboicomofenomenoestetico |
_version_ |
1766805841746329600 |