Leitura e formação docente : a trajetória da prática da leitura de alunos do curso de Letras/

Resumo:Este trabalho analisa a prática da leitura e a reflexão critica na formação do profissional de Letras e busca refletir sobre as condições de acesso aos conhecimentos necessários para os professores de língua materna. Este estudo é resultado de uma pesquisa-ação desenvolvida com alunos do 6° p...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Benevides, Araceli Sobreira., Oliveira, Maria Bernadete Fernandes de.
Formato: Tese
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Resumo:Resumo:Este trabalho analisa a prática da leitura e a reflexão critica na formação do profissional de Letras e busca refletir sobre as condições de acesso aos conhecimentos necessários para os professores de língua materna. Este estudo é resultado de uma pesquisa-ação desenvolvida com alunos do 6° período, da disciplina Leitura, da Faculdade de Letras e Artes, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. O corpus desta pesquisa constitui-se de um memorial de leituras, no qual os alunos relatam suas experiências de leitura e a sua compreensão a respeito da formação de leitores/as no curso de Letras. Desta forma, resgata-se, através do discurso, a dimensão critico-reflexiva da pratica da leitura, a partir dos modos como esta pratica se insere no cotidiano de cada aluno, além de analisar o papel da leitura em suas vidas e a relação experiência x historia de vida para a construção de uma imagem de leitor. A fundamentação teórica do estudo esta centrada nos trabalhos sobre historias de vida, baseada em Josso e Nóvoa; na concepção dialógica da linguagem, baseada em Bakhtin; nas teorias sobre leitura e letramento, destacando Barton, Geraldi, Kramer, Larrosa e Pennac e nas teorias atuais sobre formação docente. A analise dos relatos, dos questionários e de notas de aula indica os momentos-charneiras mais importantes vivenciados pelo/as estudantes do curso de Letras em sua trajetória pessoal e formativa e revela quais são as disciplinas do Curso de Letras que mais proporcionam praticas de leitura e, conseqüentemente, quais professores se destacam como mentores, por estimularem a leitura. Além disso, a análise também revela o silêncio da formação, evidenciando pelo não-dito sobre a leitura na formação do curso de letras e as transformações pelas quais a professora-formadora passou no decorrer da pesquisa.#$&Propondo a prática da leitura como uma experiência dialógica voltada para a autonomia, esta pesquisa focaliza a reflexão produzida pela compreensão do papel do/a formador/a ante as experiências vivenciadas pelos educandos e ante os conhecimentos construídos nessa vivência. Conclui-se que este trabalho serve de reflexão sobre a própria experiência docente para que formadores/as e alunos (re) estruturem as atividades de leitura de modo que estas contribuam para a formação de professores-leitores reflexivos.