O ensino da geografia em São João do Sabugi /

A história de vida do aluno de geografia representa um relato fiel da experiência e interpretação do ensino-aprendizagem por parte do sujeito do mundo no qual vive. Porém, apesar de todo discurso de uma Geografia crítica no meio acadêmico, como os sujeitos (professores e alunos), percebem a contribu...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Oliveira, Aparecida de Brito., Pontes, Beatriz Maria Soares., UniversidadeFederal do Rio Grande do Norte.
Formato: Monografia UFRN
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/81022
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:localhost:123456789-57007
record_format dspace
spelling oai:localhost:123456789-570072022-11-30T02:44:50Z O ensino da geografia em São João do Sabugi / Oliveira, Aparecida de Brito. Pontes, Beatriz Maria Soares. UniversidadeFederal do Rio Grande do Norte. Geografia - Ensino - São João do Sabugi(RN) - Monografia. Prática educacional - Geografia - Monografia. Geografia educacional - Monografia. A história de vida do aluno de geografia representa um relato fiel da experiência e interpretação do ensino-aprendizagem por parte do sujeito do mundo no qual vive. Porém, apesar de todo discurso de uma Geografia crítica no meio acadêmico, como os sujeitos (professores e alunos), percebem a contribuição que a história de vida pode dar à relação ensino-aprendizagem, no que diz respeito as atividades profissionais. Sentimos que o professor de geografia sabugiense não motive seus alunos frente a disciplina, bem como não trabalha a visão crítica dos mesmos . A partir de questionários e entrevistas aplicados cm 540 alunos e 5 professores de geografia dos três turnos em que funcionam o ensino básico (5'' a 8'' series) supletivo (III e IV níveis) c 2° grau nas escolas públicas urbanas de São João do Sabugi-RN, procuramos, através da pesquisa qualitativa em sua vertente fenomenológica, analisar e perceber como os alunos reconhecem o uso da metologia do professor de geografia ultrapassada, enquanto estratégia didático-pedagógica. Constatamos que os professores possuem um discurso bastante progressista sobre o ensino da geografia, pregando a partir da realidade do aluno, dos acontecimcntos do dia-a-dia, etc., entretanto, cm contrapartida, possuem uma prática pedagógica, nitidamente valorizadora da memorização c da autoridade, sem nenhuma coerência com o discurso. Constatamos também que os professores consideram, quase sempre a pobreza do aluno como parte da culpa do fracasso do ensine da geografia e da possibilidade de introdução de estratégias de ensino que consideram progressista. Os alunos por sua vez, identificam as necessidades dos professores reverem a sua prática pedagógica. Percebemos ainda, que os conteúdos de geografia oferecidos pelos professores investigados não estão sendo relacionados com os aspectos da realidade dos alunos locais, esses, não percebem que as suas histórias de vida estão relacionadas com#$&os conteúdos geográficos abordados. Os alunos deram pistas que, através delas percebemos os anseios destes por estratégias de ensino-aprendizagem que, de alguma forma, os valorizem enquanto sujeitos. 1 2022-10-05T14:33:34Z 2022-10-05T14:33:34Z 1999. Monografia UFRN 91:37 O48e MONOG 81022 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/81022 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/81022
institution Acervo SISBI
collection SIGAA
topic Geografia -
Ensino -
São João do Sabugi(RN) -
Monografia.
Prática educacional -
Geografia -
Monografia.
Geografia educacional -
Monografia.
spellingShingle Geografia -
Ensino -
São João do Sabugi(RN) -
Monografia.
Prática educacional -
Geografia -
Monografia.
Geografia educacional -
Monografia.
Oliveira, Aparecida de Brito.
Pontes, Beatriz Maria Soares.
UniversidadeFederal do Rio Grande do Norte.
O ensino da geografia em São João do Sabugi /
description A história de vida do aluno de geografia representa um relato fiel da experiência e interpretação do ensino-aprendizagem por parte do sujeito do mundo no qual vive. Porém, apesar de todo discurso de uma Geografia crítica no meio acadêmico, como os sujeitos (professores e alunos), percebem a contribuição que a história de vida pode dar à relação ensino-aprendizagem, no que diz respeito as atividades profissionais. Sentimos que o professor de geografia sabugiense não motive seus alunos frente a disciplina, bem como não trabalha a visão crítica dos mesmos . A partir de questionários e entrevistas aplicados cm 540 alunos e 5 professores de geografia dos três turnos em que funcionam o ensino básico (5'' a 8'' series) supletivo (III e IV níveis) c 2° grau nas escolas públicas urbanas de São João do Sabugi-RN, procuramos, através da pesquisa qualitativa em sua vertente fenomenológica, analisar e perceber como os alunos reconhecem o uso da metologia do professor de geografia ultrapassada, enquanto estratégia didático-pedagógica. Constatamos que os professores possuem um discurso bastante progressista sobre o ensino da geografia, pregando a partir da realidade do aluno, dos acontecimcntos do dia-a-dia, etc., entretanto, cm contrapartida, possuem uma prática pedagógica, nitidamente valorizadora da memorização c da autoridade, sem nenhuma coerência com o discurso. Constatamos também que os professores consideram, quase sempre a pobreza do aluno como parte da culpa do fracasso do ensine da geografia e da possibilidade de introdução de estratégias de ensino que consideram progressista. Os alunos por sua vez, identificam as necessidades dos professores reverem a sua prática pedagógica. Percebemos ainda, que os conteúdos de geografia oferecidos pelos professores investigados não estão sendo relacionados com os aspectos da realidade dos alunos locais, esses, não percebem que as suas histórias de vida estão relacionadas com#$&os conteúdos geográficos abordados. Os alunos deram pistas que, através delas percebemos os anseios destes por estratégias de ensino-aprendizagem que, de alguma forma, os valorizem enquanto sujeitos.
format Monografia UFRN
author Oliveira, Aparecida de Brito.
Pontes, Beatriz Maria Soares.
UniversidadeFederal do Rio Grande do Norte.
author_facet Oliveira, Aparecida de Brito.
Pontes, Beatriz Maria Soares.
UniversidadeFederal do Rio Grande do Norte.
author_sort Oliveira, Aparecida de Brito.
title O ensino da geografia em São João do Sabugi /
title_short O ensino da geografia em São João do Sabugi /
title_full O ensino da geografia em São João do Sabugi /
title_fullStr O ensino da geografia em São João do Sabugi /
title_full_unstemmed O ensino da geografia em São João do Sabugi /
title_sort o ensino da geografia em são joão do sabugi /
publishDate 2022
url https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/81022
work_keys_str_mv AT oliveiraaparecidadebrito oensinodageografiaemsaojoaodosabugi
AT pontesbeatrizmariasoares oensinodageografiaemsaojoaodosabugi
AT universidadefederaldoriograndedonorte oensinodageografiaemsaojoaodosabugi
_version_ 1766804562783502336