Análise sócio-econômica multivariada dos municípios do Rio Grande do Norte, em 1991 e 2000 /

Estudou-se a estrutura de variabilidade de 13 variáveis sócio-econômicas para a obtenção de um índice de classificação para os municípios do Rio Grande do Norte em 1991 e 2000 – utilizando-se a primeira componente principal. Pôde-se classificar os municípios com melhor e pior situações sócio-econômi...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Oliveira, Antônio Vasconcelos Franco de., Medeiros, Pledson Guedes de., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Monografia UFRN
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/80582
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Estudou-se a estrutura de variabilidade de 13 variáveis sócio-econômicas para a obtenção de um índice de classificação para os municípios do Rio Grande do Norte em 1991 e 2000 – utilizando-se a primeira componente principal. Pôde-se classificar os municípios com melhor e pior situações sócio-econômicas, através da ordenação da primeira componente principal calculada. Além disso, foi realizada uma análise de agrupamentos considerando as 13 variáveis originais, dividindo os municípios em 4 grupos, tanto para 1991 quanto para 2000. Como resultados, em linhas gerais, destacaram-se positivamente os municípios de Natal, Parnamirim, Caicó, Currais Novos e Mossoró, tanto em 1991 quanto em 2000, e negativamente, Ielmo Marinho, Pedra Preta, Senador Elói de Souza, Serra de São Bento, Ruy Barbosa e Coronel Ezequiel.